Dicas

Dez dicas para liberar espaço no celular Android

Veja algumas dicas simples para ganhar espaço de memória interna sem precisar de um celular novo.

Na hora de comprar um celular, prestar atenção na capacidade da memória interna (ou armazenamento) é bem importante. Mas, depois de um tempo, é inevitável que esse espaço fique muito ocupado.

Basicamente, a memória interna “guarda” todos os dados e arquivos do seu celular. Isso vale para o sistema operacional, para aplicativos, músicas, fotos, vídeos e outras coisas que muita gente nem imagina.

Caso você não pretenda trocar de aparelho, o ideal é acompanhar a capacidade de armazenamento do celular. Dessa forma, você não permite que a memória sobrecarregada chegue em um ponto muito crítico, o que pode deixar até a navegação nas tarefas mais lentas.

Conheça algumas ações bem simples podem te ajudar a recuperar um pouco da memória interna do seu celular Android!

 

Está procurando seu smartphone novo? Confira ofertas exclusivas na Loja Online da Claro!

 

1 – Desinstale aplicativos que você não usa mais

 

Essa dica é bem simples. Com tanta variedade, não é difícil encher o celular com vários aplicativos, desde jogos até diferentes opções de apps de transporte, por exemplo. Mas será que você precisa realmente de todos eles?

Veja a sua lista de apps e pense em quais deles você realmente usa com frequência. Pode ser que você encontre aquele joguinho que estava em alta há alguns anos, mas nem lembrava mais. Ou então, um aplicativo de transporte público da cidade para a qual viajou nas últimas férias.

Apague tudo o que não faz parte do seu dia a dia. Às vezes, esses apps nem ocupam muito espaço, mas ao apagar vários deles, já libera uma boa quantidade de memória interna.

 

2 – Faça um backup das fotos e vídeos no Google Drive

 

Nem dá para lembrar do tempo em que havia o limite de fotos nos filmes das câmeras analógicas. Desde que as câmeras passaram a fazer parte dos celulares, os cliques cresceram exponencialmente. Tanto que as pastas de fotos e vídeos costumam ocupar um bom espaço da memória interna do seu celular.

Mas calma, ninguém vai falar para você pegar leve nas fotos! Mas uma boa dica para economizar espaço de memória no celular Android é fazer uma conta no Google Fotos! O aplicativo pode guardar todas as suas fotos e vídeos em nuvem, e ainda realizar edições e compartilhamento com redes sociais. Isso tudo sem ocupar memória interna do celular. Para passar as fotos do aparelho para o app ou para ver as fotos que já foram sincronizadas, é preciso ter conexão com a internet.

 

3 – Faça bom proveito do cartão de memória

 

A maior parte dos smartphones Android contam com entrada para cartão de memória, com capacidades que vão dos mais simples, de 16 GB ou 32 GB, até os mais amplos, com espaço que não acaba mais.

Nem sempre é possível salvar os aplicativos no cartão de memória. Mas você sempre pode usar o acessório para guardar fotos, vídeos e outros arquivos que você baixa no celular. Nesse caso, você pode ver seus arquivos sem depender de uma conexão com a internet, sempre que quiser.

 

4 – Use a ferramenta nativa do Android para otimização da memória interna

 

As versões mais recentes do sistema operacional Android já contam com ferramentas que ajudam a otimizar a memória interna do celular. Vá até o menu Armazenamento e procure por “Liberar Espaço”. Você vai ver alguns dados que o celular considerou “arquivos inúteis”, ou seja, que podem ser apagados sem que você perca alguma função do aparelho. Logo em seguida, o sistema vai informar qual foi o espaço recuperado após a limpeza.

 

5 – Faça uma limpeza dos arquivos em cache

 

Os arquivos em cache são informações que o smartphone salva para agilizar a navegação em sites ou aplicativos visitados com frequência. A ideia é que, ao “lembrar” de algumas informações, esses apps abram em menos tempo. Entretanto, após algum tempo de uso, esses arquivos temporários começam a ocupar uma parte maior da memória interna.

Os smartphones Android permitem que você faça uma limpeza desses dados em cache. Vá ao gerenciamento de aplicativos, abra um dos apps que você usa com maior frequência e clique em “Limpar Cache”. E aqui vai uma dica extra: comece por aplicativos que costumam exibir muitas mídias, como Facebook e Instagram.

 

6 – Limpar arquivos da pasta Download

 

Você já parou para pensar onde vão parar todos aqueles arquivos que você recebe por mensagem? Ou as capturas de tela que você faz no celular? Então, é só dar uma olhadinha rápida na pasta Downloads do seu celular Android que você vai descobrir. E também vai perceber que não precisa guardar a maior parte do que está salvo na pasta!

 

7 – Procure por arquivos duplicados

 

Imagine a seguinte situação: você abriu a câmera do seu celular e tirou uma foto. Em seguida, mandou essa foto para um amigo pelo WhatsApp. Depois, achou que ela merecia alguns likes e postou a foto no Instagram. Só nesses três passos, é possível que uma mesma foto tenha virado três arquivos diferentes: no álbum, entre os arquivos enviados do WhatsApp e nas fotos salvas do Instagram.

Ao acessar as pastas de arquivos salvos dos aplicativos, você pode apagar as cópias e ficar com apenas uma foto. Pronto, mais espaço liberado no Android.

 

8 – Faça uma limpeza nas mídias de WhatsApp

 

Além da pasta Downloads, os arquivos enviados e recebidos pelo WhatsApp também são salvos em uma pasta do próprio aplicativo. Então, pense em quantos memes, áudios, vídeos e fotos você recebeu nos últimos meses. Está tudo lá, guardado e ocupando espaço da memória interna do seu celular.

Para apagar esses arquivos, abra suas conversas, clique no nome do contato e, em seguida, vá em “Mídias, Links e Docs”. Então, você verá todos os arquivos trocados com aquele contato. Com certeza você vai encontrar muitos arquivos que não farão a menor falta no seu dia a dia. Se quiser ser mais radical, apague também as conversas por texto, já que essas mensagens também ocupam memória interna do celular.

E mais uma dica bônus: para evitar que esses arquivos se acumulem novamente, desative a função “Salvar arquivos recebidos no Rolo de Câmera”. Você pode fazer isso nas configurações gerais do app ou em conversas e grupos específicos.

 

9 – Veja os vídeos salvos na Netflix e as músicas do Spotify

 

Uma das funções mais legais da Netflix e do Spotify (e outros apps de música em streaming), é a possibilidade de salvar vídeos e músicas para acessar quando quiser, mesmo sem internet. Mas tudo isso também ocupa espaço de memória interna do celular.

Por isso, após ver os episódios das séries ou filmes que você salvou para ver offline na Netflix, lembre de apagar os arquivos salvos.

No caso do Spotify ou de outros apps de música vale considerar se você realmente escuta todas as playlists salvas.

 

10 – Use aplicativos de gerenciamento de arquivos

 

O Google Play oferece várias opções de aplicativos que te ajudam a gerenciar os arquivos do smartphone. Na verdade, esses aplicativos realizam várias dessas análises que estamos indicando. Ou seja, fazem uma leitura de arquivos sem utilidade ou aplicativos que você não usa mais. Alguns deles até identificam arquivos duplicados de fotos ou vídeos.

Deixe um comentário

avatar