Curiosidades

Débito automático e fatura digital: entenda as diferenças e vantagens

Serviços estão disponíveis em operadoras de telefonia e internet banda larga

Ao procurar pelos melhores planos de celular, você deve ter se deparado com os termos débito automático e fatura digital. Mas você sabe o que cada um deles significa?

Esses serviços têm ligação com a forma de pagamento e recebimento da sua conta, respectivamente.

Atualmente, todas as operadoras de telefonia e empresa de internet banda larga oferecem as duas opções. Como elas têm funções bem diferentes, você pode escolher por uma delas, nenhuma ou as duas.

Vamos explicar melhor o objetivo, as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Confira a seguir!

O que é Fatura Digital?

A fatura digital, também conhecida como conta digital ou fatura online, é o acesso digital a uma conta.  Ou seja, ao invés de receber, todo mês, a sua conta em papel pelo correio, você pode ver todas as suas informações na internet.

Para verificar a sua fatura digital, você pode entrar nos sites das empresas ou em seus aplicativos, quando o serviço estiver disponível.

Caso queira ver a fatura digital no site, deve clicar na área restrita, que vai pedir informações como login e senha. Então é importante fazer seu cadastro e não esquecer desses dados.

Por aplicativo, é bem mais simples, já que, normalmente, você vai encontrar um ícone específico para essa função.

Para ficar ainda mais prático, você pode solicitar que a fatura digital seja enviada por e-mail. Muitas empresas também enviam um SMS informando que a conta está disponível, além de informações como valor e código de barras. Uma boa alternativa, por exemplo, para quem não abre o e-mail com tanta frequência.

Além das contas que você tem que pagar, também é possível acompanhar todo o seu histórico de pagamentos com aquela empresa. Esse detalhe é bem legal para acompanhar seus gastos, por exemplo.

Um dos principais objetivos da conta digital é reduzir a produção de lixo e o desperdício de papel. Afinal, você não precisa receber folhas e folhas com suas contas mensais, já que pode ver tudo na internet. Pense em quanto lixo você deixa de produzir com essa alternativa.

Empresas de telefonia dão bônus para faturas digitais

Outro ponto bem importante é a redução de custos da própria empresa prestadora de serviço. Cada conta enviada pelos Correios tem um custo, que desaparece na opção digital.

Por isso mesmo, a maior parte das operadoras de telefonia oferecem vantagens para quem faz a opção pela conta digital.

As operadoras Claro e Oi, por exemplo, oferecem pontos extras, para você acumular e trocar por produtos e serviços. Já a Tim e a Vivo dão 500MB de dados extras para navegação na internet, além do seu plano contratado.

Vale entrar em contato com a sua operadora e saber se você pode trocar para a fatura digital, e quais as vantagens que a empresa oferece.

E o débito automático?

Outro serviço muito comum em operadoras de telefonia e internet banda larga é o débito automático. Resumidamente, você permite que o valor das contas seja debitado diretamente da sua conta corrente, sempre do dia do vencimento do boleto. Normalmente, contas mensais regulares, como telefone, internet e luz, permitem essa forma de pagamento.

Para isso, você precisa fazer, no seu banco, a conta que quer colocar em débito automático, através de um código específico.

A maior vantagem dessa opção é que, com ela, você não tem como esquecer de pagar a conta, claro. Assim, você evita a cobrança de multas por atraso, por exemplo. Você também pode se organizar financeiramente no início de cada mês, sabendo a data e o valor que será debitado.

Mas também é importante ficar atento a alguns detalhes. Por exemplo, antes da data de vencimento, lembre de conferir a sua fatura (digital ou física) para evitar cobranças indevidas. Caso ache que tem algo errado, faça o cancelamento do pagamento desse mês em particular junto ao banco.

Note que, nesse caso, a suspensão do pagamento ocorrerá apenas nessa cobrança em particular. É diferente do cancelamento definitivo do débito automático, que também pode ser solicitado a qualquer momento, sempre no seu banco.

E não deixe de verificar se a sua conta terá saldo suficiente para cobrir o pagamento. Assim, você evita ficar em saldo negativo ou no cheque especial, que, normalmente, tem juros mais altos que multas por atraso.

Algumas empresas também oferecem bônus quando você escolhe pelo débito automático, como a Claro e a Oi, com pontos extras.

Deixe um comentário

avatar