icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Blog

Crescem hábitos de silenciar grupos e fingir ouvir música ao celular

Vício em celular é cada vez maior, até mesmo entre jovens

Se você coloca o fone de ouvido no ônibus ou no metrô para não precisar falar com ninguém; ou logo que é convidado para entrar um grupo no Whatsapp na mesma hora silencia; e ainda, quando acorda de madrugada para ir ao banheiro dá sempre uma olhadela no celular, você não está sozinho.

Uma pesquisa realizada com mais de 2 mil brasileiros, revelou que esses hábitos são muito mais comuns do que se imagina, e vem crescendo. A pesquisa foi realizada pela empresa Hibou e o crescimento foi visto entre Abril de 2018 e Julho de 2019.

Sete em cada dez brasileiros silenciam os grupos de whatsapp

Subiu para 64% o hábito de colocar fones de ouvido para não ser incomodado pelas pessoas na rua e para 70% o hábito de silenciar grupos do Whatsapp.

O aumento mais expressivo foi o de “esquecer” de silenciar o celular na hora de dormir (mais de 67% em relação ao ano passado). As pessoas revelaram que até se cobram por esse ato, mas chega na hora de ir deitar, acabam esquecendo. Isso faz com que o sono seja interrompido inúmeras vezes, a cada notificação.

Os dados são um tanto quanto assustadores, e mostram o quanto a relação com o smartphone é cada vez mais viciante. Mais de 66% dos entrevistados confessaram que acordam de madrugada apenas para conferir as notificações.

E o tempo que as pessoas passam no celular? Em torno de 60% dos entrevistados disseram que não percebem que o tempo está passando enquanto estão usando o aparelho. E ainda: mais de 90% confessaram que não podem ficar mais do que uma hora longe do smartphone.

Um novo hábito é o de enviar áudios no lugar de textos. As pessoas estão perdendo a paciência de digitar, e acabam mandando mensagens por áudio, mesmo para quem elas ainda não tem intimidade. Hoje, esse número de 90%, enquanto que, no ano passado, ele era de 65%. Um grande salto de um ano para outro.

Um novo hábito que vem crescendo é o de pedir o carregador emprestado às pessoas no trabalho ou na rua. Ou seja, é cada vez menos comum ficar sem celular na rua, sem preocupação.

Além disso, 88% das pessoas ainda acreditam muito em fake news, 73% pede comida por delivery pelo smartphone e 42% pagam contas por aplicativos de bancos. 

Podemos concluir com os resultados da pesquisa da Hibou, que os hábitos de uso dos smartphones vem se transformando entre os brasileiros, muito rapidamente, e a dependência de uso dos mesmos está cada vez maior. 

Por isso, as empresas de telefonia móvel estão apostando em planos pré e pós-pago com redes sociais ilimitadas e aplicativos de streaming. O aumento do uso do Google Assistente por voz, também é um bom exemplo dessas mudanças em hábitos de consumo com smartphones.

Sobre a pesquisa: A Hibou é especializada em monitoramento de mercado e consumo, e a pesquisa foi feita com pessoas com idades entre 16 e 45 anos. As cidades envolvidas foram: Brasília, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Salvador e São Paulo, e a condição da entrevista era que as pessoas possuíssem smartphone com internet.

 

Que tal usar redes sociais e apps sem se preocupar com a internet? Conheça os planos TIM Controle e assine já o seu!

voltar para o top