Controle, pré-pago e pós-pago: como escolher o tipo de plano ideal
Conheça os detalhes sobre cada plano oferecido pelas operadoras
As diversas opções de serviços, planos e combos que as operadoras de internet móvel oferecem podem deixar o usuário muitas vezes confuso e induzi-lo a fazer escolhas equivocadas, que não combinam com seu perfil. Uma dúvida muito comum é sobre a escolha de um plano de celular. O que é melhor? Optar por um plano pré-pago, controle ou pós-pago?
O plano de celular ideal é sempre aquele que melhor atende ao perfil e às necessidades do usuário. Dessa forma, existem diversos cenários em que planos pré-pagos são melhores que controle e pós, e vice-versa.
A maioria das operadoras oferece diferentes planos, destinados a cada perfil de consumidor. O usuário que normalmente se comunica por mensagens de texto vai considerar um plano de telefone celular com texto ilimitado. Caso façam uso frequente de navegação na web, aplicativos e redes sociais, os clientes podem optar por planos de telefone celular focados na franquia de dados.
Os principais fatores que ajudam o usuário a identificar o melhor plano estão relacionados com o tipo e a frequência do consumo. Fazer uma pesquisa sobre os as vantagens e eventuais descontos oferecidos por cada operadora, portanto, é imprescindível para encontrar o plano ideal.
Pensando em esclarecer as dúvidas mais comuns na hora da contratação de um plano de celular, reunimos algumas dicas para tornar essa escolha mais assertiva.
Plano Pré-pago
O plano pré-pago é aquele em que o usuário precisa comprar créditos para usar o celular. Os créditos podem ser adquiridos em bancas de jornal, caixas de supermercado, lotéricas ou via internet.
Cada ligação realizada, SMS enviado ou acesso à internet é descontado dos créditos, de acordo com uma tarifa proposta pela operadora. Com os créditos zerados, basta recarregar novamente. Um ponto importante é que não existe taxa de assinatura, contrato de adesão ou fidelização, tornando o uso do plano mais flexível.
Neste cenário, os planos pré-pago são ideais para pessoas que usam pouco o telefone celular e que não querem se comprometer com um valor fixo mensal, gastando o mínimo possível com um conta de celular. No entanto, se não houver controle do consumo, o usuário pode acabar gastando mais do que pagaria num plano pós-pago ou controle.
Plano Pós-pago
No plano pós-pago o usuário faz ligações, envia SMS, acessa a internet e, no final do mês, recebe a fatura com valores a serem pagos de acordo com os serviços que foram utilizados. Os pacotes no plano pós oferecem maior quantidade de benefícios. Em geral são incluídos maior quantidade de minutos, SMS ou dados nos pacotes contratados. Além disso, é possível incluir linhas de dependentes, aumentando a quantidade de benefícios.
Algumas operadoras chegam a oferecer acesso a aplicativo de músicas, de leitura de livros, armazenamento de fotos e vídeos na nuvem, seguro celular, entre outros.
No entanto, o risco desses tipos planos é que os gastos se acumulam até o fechamento da fatura e o usuário pode acabar perdendo o controle sobre o uso excedente.
Plano Controle
O plano controle é um misto entre pré-pago e pós-pago em que usuário adquire pacotes com valor fixo mensal, sem a necessidade de recarga. A maior vantagem do plano controle é saber exatamente quanto você irá pagar na fatura da sua conta.
Recomendado para pessoas que buscam a comodidade do pós-pago com valores fixos de mensalidade, os planos controle, podem ser uma ótima opção para quem deseja ter mais controle sobre os gastos e sem se fidelizar à operadora. Os pacotes também costumam sair mais baratos em comparação aos pós-pago.
Mesmo pagando por acesso limitado de dados e minutos, é possível adquirir um adicional para continuar a acessar a internet, fazer ligações e enviar SMS, caso os os créditos terminem antes do início no mês.
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!