Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Sem categoria

Conheça os smartphones lançados pela Blackberry nos últimos anos

Após marcarem uma era no mundo da tecnologia os aparelhos da marca perderam relevância no mercado. Porém seus modelos mais recentes ainda oferecem recursos exclusivos.

Um celular BlackBerry já foi sonho de consumo de muita gente. A fabricante canadense foi uma das primeiras a apostar em tecnologia que hoje são mais que presentes no dia a dia. Por exemplo, a própria internet móvel, que você conhece bem, apareceu nos celulares da BlackBerry antes da explosão de iPhones e dos smartphones Samsung.

O uso de aplicativos e até de um sistema de mensagens instantâneo independente da operadora também foi uma das novidades da BlackBerry. O BBM, mensageiro da marca, permitia a troca de mensagens sem custo para os usuários de BlackBerrys. Alguém mais lembrou do iMessage, da Apple?

Outra ferramenta que ficou mais popular graças à BlackBerry foi o uso do teclado QWERTY em celulares. Aliás, o teclado físico com letras, acentos, pontuação e numerais marcou o visual mais clássico dos BlackBerrys.

O acesso a aplicativos, como e-mail e até navegadores Web, era feito através da conexão 2G. Só para lembrar, até então as operadoras não ofereciam pacotes de internet, como nos planos de telefonia e internet móvel atuais. Dessa forma, a navegação pela internet no celular resultava em custos extras nas faturas.

Por esses e outros motivos, os BlackBerrys eram focados no público corporativo. Afinal, os aparelhos permitiam o acesso imediato a e-mails, por exemplo. Sendo assim, as respostas podiam ser enviadas na mesma hora, e o teclado físico deixava sua digitação bem mais fácil e rápida.

 

Vai comprar um celular novo? Conheça os melhores planos de chamadas e internet e escolha o aparelho perfeito para o seu dia a dia na Tim!

 

Mudança no mercado afetou a empresa

 

Com o tempo, a chegada dos smartphones com tela touch e o desenvolvimento dos sistemas operacionais iOS, da Apple, e Android deixaram a BlackBerry meio de lado. Os novos celulares com internet passaram a atender bem ao principal público alvo da marca.

Mas isso não quer dizer que a BlackBerry parou no tempo! A empresa investiu em modelos com Android, nas tecnologias 3G e 4G e em outras características que chamam atenção no mercado atual. Assim, é possível encontrar modelos da marca com recursos como câmera dupla e tela com alta qualidade de imagem.

Além disso, seus modelos também apostam em algumas marcas registradas da fabricante canadense, como o teclado físico, seu design e outros recursos exclusivos.

Ou seja, a BlackBerry ainda existe, sim! Conheça algumas informações sobre seus modelos.

 

Teclado físico ficou sensível ao toque

 

Uma das coisas mais legais no BlackBerry era a possibilidade de digitar mensagens, e-mails e anotações de forma rápida e simples no teclado QWERTY.

Muitos dos novos BlackBerrys seguem o mesmo padrão, mantendo o design clássico da marca. Contudo, a agilidade do teclado físico ganhou a praticidade da sensibilidade touch. Assim, os teclados físicos sensíveis ao toque reconhecem gestos de navegação, com uso bem parecido das telas de outros modelos de smartphones. A possibilidade está disponível nos modelos mais avançados da marca.

As teclas físicas também ganharam função de atalhos configuráveis. Assim, você pode definir qual aplicativo vai abrir com qual tecla. Por exemplo, pressionar “W” para abrir o WhatsApp, “N”’ para Netflix, “E” para E-mail e assim por diante.

 

Sistema de segurança exclusivo

 

Outro ponto bem legal dos celulares BlackBerry é seu sistema de segurança exclusivo. Chamado de DTEK e presente, mais uma vez, nos modelos mais avançados, o DTEK garante maior privacidade a seus dados e outras alterações do sistema. Essa é outra característica que acompanha a marca desde sua época mais famosa.

Seus modelos também contam com outros aplicativos exclusivos, como um sistema de gerenciamento de notificações e produtividade, o Hub BlackBerry.

 

Conheça alguns dos celulares BlackBarry disponíveis

 

BlackBerry KEY2

O top de linha da marca é o BlackBerry KEY2, que já vem com sistema operacional Android 8.1 Oreo. Esse é um dos aparelhos que juntam o teclado físico sensível ao toque com uma tela de 4,5”. A boa definição de imagem fica por conta de resolução de 1080 x 1620 pixels.

Seu processador de oito núcleos e a memória RAM de até 6 GB garantem que os aplicativos rodem com facilidade. Já a memória interna varia entre 128 GB ou 64 GB, com opção de expansão com cartão Micro SD. Esse é um dos primeiros modelos da marca com câmera traseira dupla de 12 MP, com gravação de vídeos em 4K.

 

BlackBerry KEYOne

O BlackBerry KEYOne é a versão anterior ao KEY2. Ele trabalha com o Android 7 Nougat. A tela é um pouco menor, de 4,5”, mas tem boa resolução com 1620 x 1080 pixels.

O processador também tem oito núcleos, mas a memória RAM fica em 3 GB. Entretanto, vale notar que essa configuração permite navegação confortável para a maior parte dos aplicativos. A memória interna é de 32 GB, com entrada para cartão Micro SD.

A câmera traseira tem lente única de 12 MP, mas as gravações de vídeos também podem ser feitas em 4K. Um dos pontos altos desse modelo é o carregamento rápido. Segundo a marca, após 36 minutos a bateria recupera 50% de sua carga total.

 

BlackBerry Motion

Um pouco mais simples, e mais barato, o BlackBerry Motion foi o primeiro modelo da marca com proteção contra água e poeira IP67. Nessa versão, o teclado físico ficou de lado, e a tela touch ganhou 5,5” com definição Full HD. O BlackBerry Motion não decepciona e roda bem os aplicativos mais usados do Android 7 Nougat. Sua memória interna é de 32 GB (com slot para cartão SD) e a câmera traseira é de 12 MP com vídeos em 4K. Aqui, vale destacar a bateria poderosa de 4.000mAh.

 

BlackBerry Priv

Já o BlackBerry Priv chama atenção pelo design, já que seu teclado físico é retrátil. Ou seja, você pode navegar normalmente pela tela touch, com o teclado “escondido”. E na hora de digitar textos maiores, é só arrastar a tela para cima e usar o teclado físico. A tela de 5,4” é bem legal para ver filmes e séries em streaming, com resolução de 2560 x 1440 pixels. E sua câmera traseira tem resolução maior do que os demais modelos, com 18 MP e, claro, vídeos em 4K. Entretanto, é importante notar que o modelo tem sistema operacional Android 5.1 Lollipop, já mais antigo.

 

BlackBerry Q10

Um dos modelos mais simples da BlackBerry é o Q10. Ele é bem parecido com as versões mais antigas da marca, inclusive no sistema operacional BlackBerry OS, em versão 10. Nem todos os aplicativos contam com versões para esse sistema, então é bom ficar atento ao que você pode abrir mão. Sua configuração inclui memória interna de 16 GB, memória RAM de 2 GB, câmera traseira de 8 MP com vídeos em Full HD e câmera frontal de 2 MP.