Conheça os novos recursos de segurança e privacidade do iOS 13
Novidades buscam reduzir o acesso a informações e dados pessoais dos usuários dos iPhones.
O iOS 13, novo sistema operacional da Apple, será lançado oficialmente em setembro, junto com os novos iPhones. Contudo, algumas novas funcionalidades já foram divulgadas. Essas novidades deixam claro que a segurança e privacidade das informações dos usuários é um dos maiores focos da empresa da Maçã.
Além de exibir um mapa que informa onde a sua localização foi rastreada por aplicativos, o iOS 13 também oferece mais autonomia no controle de configurações. Assim, o dono do iPhone poderá fazer mais escolhas em relação a quais informações são acessadas por empresas e aplicativos.
Vale lembrar que modelos anteriores, como o iPhone XS, também vão receber atualização para o IOS 13.
Conheça outros recursos de segurança e privacidade presentes no iOS 13:
Lembretes sobre rastreamento
Com o IOS 13, o usuário pode receber avisos sobre quais aplicativos rastreiam sua localização com frequência, mesmo que em segundo plano. Os lembretes vão informar quantas vezes determinado app acessou as informações de localização do aparelho, além de exibir um mapa com os locais onde os rastreamentos foram realizados.
Controle de acesso à localização
Nesse mesmo lembrete, o usuário terá a opção de restringir o acesso do aplicativo à sua localização. As alternativas são “Durante o uso”, “Nunca” ou “Apenas uma vez”. Até agora, as configurações possíveis eram “Sempre”, “Nunca” ou “Durante o uso”, o que abre um espaço para localização mais frequente.
Bloqueio do acesso ao Bluetooth
Algumas empresas, como lojas e shoppings, reconhecem a sua localização por meio da conexão Bluetooth, com objetivo de entregar anúncios personalizados. Com o iOS 13, esse acesso à conexão Bluetooth do seu aparelho vai depender de uma solicitação enviada pelo aplicativo.
Novo Find My iPhone
Na verdade, essa ferramenta, muito usada por quem perde o iPhone
Entretanto, essas informações passam por uma criptografia, para garantir que apenas o dono do dispositivo tenha acesso à sua localização.
Acesso a Contatos com restrições
Alguns aplicativos pedem acesso aos Contatos do iPhone. Até agora, essa permissão incluía o campo de Anotações de cada contato, que muitas vezes é usado para armazenar informações sigilosas. Com o novo iOS, os Contatos poderão ser acessados pelos aplicativos, mas sem compartilhamento do que está escrito nesse campo.
Login com Touch ID
Com a ferramenta Apple ID, o usuário poderá acessar sites e apps que pedem um cadastro sem compartilhar informações pessoais, como endereço de e-mail. Para isso, a Apple vai usar o reconhecimento do Touch ID ou do Face ID e criar informações aleatórias para esses cadastros.
Bloqueio de chamadas desconhecidas
As chamadas de números restritos ou sem identificação podem ser enviadas diretamente para Caixa Postal.
Mudanças no Safari
O Safari, navegador web da Apple, vai ganhar recursos para impedir rastreamento de sites cruzados. Essa ferramenta, que virá como ajuste padrão do aplicativo, reduz o envio de anúncios baseados em acessos às informações de navegação do usuário no iPhone.