Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

iOS

Conheça os novos recursos de segurança e privacidade do iOS 13

Novidades buscam reduzir o acesso a informações e dados pessoais dos usuários dos iPhones.

O iOS 13, novo sistema operacional da Apple, será lançado oficialmente em setembro, junto com os novos iPhones. Contudo, algumas novas funcionalidades já foram divulgadas. Essas novidades deixam claro que a segurança e privacidade das informações dos usuários é um dos maiores focos da empresa da Maçã.

Além de exibir um mapa que informa onde a sua localização foi rastreada por aplicativos, o iOS 13 também oferece mais autonomia no controle de configurações. Assim, o dono do iPhone poderá fazer mais escolhas em relação a quais informações são acessadas por empresas e aplicativos.

Vale lembrar que modelos anteriores, como o iPhone XS, também vão receber atualização para o IOS 13.

 

Quer comprar um iPhone para esperar o novo iOS 13? Veja as ofertas da loja online da Oi e garanta o seu online!

 

Conheça outros recursos de segurança e privacidade presentes no iOS 13:

Lembretes sobre rastreamento

Com o IOS 13, o usuário pode receber avisos sobre quais aplicativos rastreiam sua localização com frequência, mesmo que em segundo plano. Os lembretes vão informar quantas vezes determinado app acessou as informações de localização do aparelho, além de exibir um mapa com os locais onde os rastreamentos foram realizados.

Controle de acesso à localização

Nesse mesmo lembrete, o usuário terá a opção de restringir o acesso do aplicativo à sua localização. As alternativas são “Durante o uso”, “Nunca” ou “Apenas uma vez”. Até agora, as configurações possíveis eram “Sempre”, “Nunca” ou “Durante o uso”, o que abre um espaço para localização mais frequente.

Bloqueio do acesso ao Bluetooth

Algumas empresas, como lojas e shoppings, reconhecem a sua localização por meio da conexão Bluetooth, com objetivo de entregar anúncios personalizados. Com o iOS 13, esse acesso à conexão Bluetooth do seu aparelho vai depender de uma solicitação enviada pelo aplicativo.

Novo Find My iPhone

Na verdade, essa ferramenta, muito usada por quem perde o iPhone, passa a se chamar Find My. A novidade é que o dispositivo poderá ser localizado mesmo que esteja offline, ou seja, sem acesso a uma rede de dados. O rastreamento será realizado por Bluetooth, usando outros aparelhos Apple como intermediários.

Entretanto, essas informações passam por uma criptografia, para garantir que apenas o dono do dispositivo tenha acesso à sua localização.

Acesso a Contatos com restrições

Alguns aplicativos pedem acesso aos Contatos do iPhone. Até agora, essa permissão incluía o campo de Anotações de cada contato, que muitas vezes é usado para armazenar informações sigilosas. Com o novo iOS, os Contatos poderão ser acessados pelos aplicativos, mas sem compartilhamento do que está escrito nesse campo.

Login com Touch ID

Com a ferramenta Apple ID, o usuário poderá acessar sites e apps que pedem um cadastro sem compartilhar informações pessoais, como endereço de e-mail. Para isso, a Apple vai usar o reconhecimento do Touch ID ou do Face ID e criar informações aleatórias para esses cadastros.

Bloqueio de chamadas desconhecidas

As chamadas de números restritos ou sem identificação podem ser enviadas diretamente para Caixa Postal.

Mudanças no Safari

O Safari, navegador web da Apple, vai ganhar recursos para impedir rastreamento de sites cruzados. Essa ferramenta, que virá como ajuste padrão do aplicativo, reduz o envio de anúncios baseados em acessos às informações de navegação do usuário no iPhone.

 

Na Claro você também encontra os melhores iPhones com preços especiais para quem vai contratar um plano da operadora!