Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Blog

Conheça o Apple Business Chat, concorrente do WhatsApp Business

Ferramenta começa a chegar ao Brasil com recursos como realização de pedidos e pagamento pelo Apple Pay.

Assim como o WhatsApp Business, o Apple Business Chat busca facilitar o contato por mensagens entre empresas e clientes. A ferramenta está disponível no próprio aplicativo Mensagens, dos dispositivos Apple. Com o recurso, é possível agendar atendimento, conversar sobre produtos e dúvidas diversas, fechar pedidos e realizar pagamentos  com o Apple Pay.

Embora de maneira discreta, o Apple Business Chat está em funcionamento de 2017. No Brasil, o serviço começou a ser testado em junho deste ano.

Contudo, para usar o serviço, a empresa deve fazer uma inscrição na própria Apple. Após ter sua solicitação atendida, o negócio ganha um botão direto para contato pelo Messenger em algumas ferramentas de busca dos iPhones e iPads. 

Dessa forma, ao encontrar a empresa por buscas no Apple Maps, Safari, Siri ou pela função Buscar, o cliente só precisa clicar nesse botão para enviar uma mensagem e começar uma conversa. 

Já a empresa pode responder com mensagens automáticas ou manuais, para quando um atendimento personalizado for o mais indicado. 

Outros recursos incluem a realização simples e rápida de pedidos, com direito a pagamento pelo Apple Pay. O Apple Business Chat também oferece integração com demais apps do sistema operacional iOS, como calendário.

Aproveite as promoções de planos e aparelhos para comprar o seu iPhone novo na loja online da TIM.

Vantagens e desvantagens do Apple Business Chat

Como é integrado ao Mensagens, o Apple Business Chat dispensa o download de um aplicativo extra, como acontece no WhatsApp Business. As conversas com empresas aparecem com um visual diferente das janelas de contatos pessoais. 

Para os clientes, o ponto positivo é a privacidade. As empresas não podem fazer um primeiro contato, apenas responder a uma conversa iniciada pelos consumidores. Além disso, os negócios só têm acesso aos dados que forem informados nas mensagens.

Com o atendimento finalizado, o cliente pode encerrar aquela conversa ao deletar o chat. Assim, a empresa não tem mais acesso ao histórico da conversa e nem pode mais enviar mensagens. Caso prefira não deletar o chat, o negócio ainda poderá entrar em contato na mesma janela.

Outro ponto positivo é que, com o pagamento pelo Apple Pay, não é necessário passar informações de cartões de crédito ou contas bancárias.

Contudo, para acesso ao Apple Business Chat, é preciso que clientes e empresas tenham iPhones ou iPads com sistema operacional iOS 11.3 ou superior.

 

Na Oi você também encontra iPhones de todas as gerações e diferentes faixas de preço.