icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Blog

Conheça curiosidades sobre o uso de Emojis durante o ano de 2019

Desenhos que expressam algum tipo de emoção são os mais usados pelos entrevistados.

No último dia 15 de julho, a empresa Adobe divulgou o Relatório de Tendências de Emoji 2019. A pesquisa, realizada com 1.000 usuários dos Estados Unidos, tem como objetivo entender os hábitos de uso dessa nova forma de comunicação.

Pelo menos entre pessoas nascidas entre o fim da década de 90 e os Anos 2000, o uso de Emojis é considerado a melhor maneira de expressar sentimentos. Entre os entrevistados dessa faixa etária, 65% responderam responderam que se sentem mais confortáveis em usar um Emoji do que expor seus sentimentos em palavras.

Entretanto, os mais jovens não são os únicos responsáveis pela explosão de Emojis em conversas e redes sociais. Os desenhos e carinhas são usados por mais de 93% dos entrevistados em todas, ou quase todas, as conversas pela internet.

O desenho preferido é a “carinha chorando de rir”, apontado entre homens e mulheres como os mais usados. Mas depois disso, a lista muda. As mulheres usam mais o “coração vermelho” e a “carinha mandando um beijo”, enquanto os homens preferem apostar na “carinha com olhos sorridentes” e na “carinha com lágrima”.

De forma geral, todos os Emojis mais usados representam algum tipo de sentimento, sendo que os mais populares são os ligados a alegria, amor ou tristeza. Expressões de raiva, surpresa, animação, frustração, nojo, apoio e orgulho também são bem populares.

 

Com os planos controle da TIM, você acessa o WhatsApp e outros mensageiros online sem gastar sua internet!

Uso de Emojis passa boa impressão

Para 81% dos entrevistados, o uso de Emojis mostra que as pessoas são mais amigáveis e acessíveis, deixando uma boa impressão na conversa. A justificativa seria de que os desenhos são eficientes ao expressar sentimentos de forma simples e direta.

Porém, nada é perfeito. Um terço dos usuários afirmou que já se arrependeu de ter usado um Emoji em algum momento, seja pelo desenho escolhido ou pelo tom da conversa.

Mais de 80% dos entrevistados usam os Emojis em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Nas redes sociais, o Facebook é o que mais recebe os desenhos, usados por 42% dos entrevistados. Depois aparecem o Instagram, com 21%, o Snapchat, com 18% e o Twitter, com 6%.

Cerca de 83% dos usuários enviam os Emojis para amigos ou pessoas próximas. Porém, grande parte dos entrevistados, 61%, também usam a ferramenta para deixar conversas em ambiente de trabalho mais descontraídas. Segundo a pesquisa, o uso de Emojis em contatos profissionais passa credibilidade.

As empresas também têm nos Emojis uma boa ferramenta para alcançar o público. Cerca de 58% das respostas afirmam que o uso dos desenhos no campo Assunto de um e-mail faz com que aquela mensagem tenha mais chance de ser visualizada. Já para 44% dos entrevistados, o uso de Emojis deixa um anúncio de produto ou serviço mais atrativo, principalmente quando relacionados à ofertas de refeições, ingressos e roupas. 

Aliás, pelo menos 14% dos usuários querem mais opções de Emojis de comidas ou bebidas. Outras categorias que devem ganhar mais opções são sentimentos e animais, ambas lembradas por 8% das respostas sobre quais novos Emojis gostariam de ver disponíveis. 

 

Na Oi você também pode trocar mensagens, e Emojis, sem gastar internet! Conheça os planos da operadora!

voltar para o top