Curiosidades

Conheça as principais funções do Google Assistente

Saiba quais são e como funcionam os oito principais recursos do assistente virtual do Google

O Google Assistente chegou ao Brasil em 2017, com a promessa de tornar a vida dos usuários mais simples, agilizando as interações como o sistema Android. O assistente virtual pode ser acessado o botão home do smartphone por alguns segundos, ou dizendo “Ok, Google”.

Substituto do Google Now, a ferramenta utiliza a inteligência artificial para executar tarefas do cotidiano como, por exemplo, fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens de texto ou abrir a navegação, além de direcionar mensagens e arquivos para contatos sem precisar digitar ou abrir qualquer aplicativo.

As solicitações das tarefas para o Google Assistente podem ser feitas digitando um texto, ou simplesmente com comandos de voz. Originalmente, o recuso sí entendia interações em inglês. No entanto, nos últimos anos, a empresa tem investido bastante na conversão das funcionalidades também para o português. O Google Assistente grátis é nativo nos celulares com sistema Android, mas pode ser instalado também no iPhone (iOS).

Confira agora algumas funções e aproveite ao máximo o desempenho do seu Google Assistente.

 

Na Tim você encontra os melhores smartphones disponíveis no Brasil! Acesse a loja online e aproveite para escolher seu plano de internet móvel.

 

Chamadas telefônicas

 

O usuário pode pedir ao Google Assistente para fazer chamadas para amigos, familiares e empresas no alto-falante ou no Smart Display. No caso de o usuário precisar fazer uma ligação, mas estiver com as mãos ocupadas, basta dizer “Ligar para….”, e o Google Assistente dará início à chamada telefônica. No entanto, o software ainda não permite receber chamadas telefônicas.

 

Enviar mensagem de texto

 

Com o comando de voz “Enviar mensagem para….”, o assistente virtual dará a opção de enviar mensagem de SMS ou via aplicativos de texto instalados no seu smartphone.

 

Agenda

 

Outra funcionalidade interessante é a “Agenda”. Por meio dela, é possível marcar compromissos no smartphone de forma simples. Basta dizer o nome do evento, dia e horário e o nome do compromisso, que o assistente virtual deixará o evento marcado na agenda.

 

Dúvidas e respostas

 

É possível também tirar dúvidas com o Google Assistente e adquirir mais conhecimento sobre assuntos gerais ou específicos. Para isso, é só fazer uma pergunta para a assistente que ela retornará com informações sobre o tema, logo em seguida. Você pode perguntar, por exemplo: “Qual a distância da Terra à Lua?”.

 

Músicas ou vídeos

 

Para ouvir alguma canção ou assistir a algum vídeo específico, basta que você fale artista ou título que você pretende encontrar, bem como o nome da plataforma streaming preferida. Por exemplo: “Assistir trailer de Vingadores no Youtube”. O Google Assistente abrirá o aplicativo escolhido automaticamente no display do seu smartphone com o filme, série ou música que você solicitou já carregada.

 

Últimas notícias

 

É possível se manter atualizado com as principais notícias do dia com o Google Assistente. Para procurar as principais reportagens do dia sobre um assunto específico, faça uma pergunta como “Ver notícias sobre economia” em voz alta.

 

Jogos online

 

A inteligência artificial do Google Assistente também funciona para quem adora jogos onlie. Diga “Vamos jogar” que, logo em seguida, a assistente virtual fará sugestões de games para que você possa passar o tempo.

 

Humor

 

Com um repertório bastante vasto, o software da Google consegue interagir com os usuários e contar várias piadas ou anedotas, garantindo a risada de quem solicitar essa função. Caso você queira ouvir as piadas diretamente da Assistente, é só dizer “Me conte uma piada”.

O assistente virtual pode ainda realizar várias atividades, como mandar mensagens ditadas para contatos no WhatsApp, tocar músicas específicas ou responder perguntas divertidas.

Após um ano do seu lançamento no mercado brasileiro, o Google Assistente já conta com mais de 130 ações em português para que você possa explorar todas as funcionalidades da assistente. Quanto mais você interagir com o Google Assistente, mais inteligente, personalizado e divertido ela vai ficar. É bom lembrar que a lista de comandos está em constante atualização. Vale a pena conferir a lista completa no site da Google sempre que possível.