Conheça 7 curiosidades sobre a franquia Mortal Kombat
Os títulos da franquia acumularam diversas curiosidades e histórias ao longo dos anos.
Uma das franquias de jogos de luta mais famosas de todos os tempos, a primeira edição de Mortal Kombat foi lançada em 1992. Mais de 25 anos depois, a franquia coleciona sucessos, edições adoradas pelo público e outras nem tanto.
Sem sinais de cansaço, Mortal Kombat 11 chegou em 2019 e segue com novidades, como a participação de personagens do Exterminador do Futuro, Coringa e Spawn, como DLCs.
Com tanto tempo de estrada e tantos fãs espalhados pelo mundo, os títulos da franquia Mortal Kombat também são recheados de curiosidades em sua história. Conheça algumas delas:
1 – Inspiração em filmes
Mortal Kombat sempre teve várias inspirações, como mitologias diversas e quadrinhos. Mas o cinema sempre rondou a cabeça dos desenvolvedores. Desde suas primeiras edições, o game usa referências de filmes, com personagens inspirados em Aventureiros do Bairro Proibido e em Jean-Claude Van Damme no filme O Grande Dragão Branco.
No jogo mais recente, Mortal Kombat 11, é possível pescar algumas referências a Duro de Matar e Velocidade Máxima, clássicos dos filmes de ação.
2 – Dos games para as telonas
Com tantas referências no cinema, nada mais justo que Mortal Kombat também tenha feito o caminho contrário.
Em 1995, estreou o filme Mortal Kombat. Embora não seja muito lembrado atualmente, o game também fez sucesso nos cinemas da época.
3 – Classificação indicativa
A comemorada violência gráfica de Mortal Kombat, com esguichos de sangue para todos os lados, levou à criação do Entertainment Software Rating Board, ESRB, nos Estados Unidos. O órgão independente é responsável pela classificação etária indicativa dos games lançados no país.
4 – Mortal Kombat sem sangue?
Por políticas das empresas dos consoles, as versões de Mortal Kombat para Mega Drive e Super Nintendo eram exibidas sem o sangue se espalhando pela tela. Contudo, no Mega, era possível usar um código para acessar a versão mais violenta.
5 – Produção rápida
Atualmente, é normal que um game passe anos em produção antes de ser lançado. Bem diferente da primeira edição de Mortal Kombat, que ficou pronta em 10 meses.
6 – Outros nomes
Tudo bem, falou em Mortal Kombat, falou em Fatality. Seu golpe mais famoso é usado como expressão até por quem não joga videogame. Mas será que esse seria um bom nome para a franquia?
Além de Fatality, outros nomes considerados antes de Mortal Kombat foram Kumite e Dragon Attack.
7 – Mortal Kombat e e-sports
Apesar dos muitos anos no mercado, a participação de Mortal Kombat em campeonatos de e-sports só começou a crescer em 2011, com Mortal Kombat 9.