Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Claro

Compra da Nextel pela Claro é aprovada sem restrições pelo Cade

Negócio é avaliado em US$ 905 milhões e foi anunciado em março

Ontem, dia 9, a Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), aprovou a compra da Nextel pela Claro, sem restrições. O negócio, que foi anunciado em março deste ano, é avaliado em US$ 905 milhões.

De acordo com o órgão, a compra não vai causar problemas de concorrência no mercado de Serviço Móvel Pessoal (SMP), já que a Nextel é uma operadora eminentemente regional e com pouca participação no mercado, se comparada com grandes empresas. 

Também foi destacado que as concorrentes, como Vivo e TIM, por exemplo, tem capacidade de absorver uma eventual demanda desviada das operadoras envolvidas no negócio, e também condições de rivalizar por preços e qualidade, seja qual for o mercado geográfico. 

Companhias concorrentes já tinham contestado a compra  

A compra da Nextel pela Claro não tinha agradado outras operadoras, como a Vivo e a TIM, que chegaram a contestar o negócio, afirmando que poderia desequilibrar o mercado. 

Entretanto, agora, a Nextel pode respirar aliviada, já que corria o risco de ficar sem dinheiro em 2020. 

Cade está atento ao mercado de telecomunicações 

O Cade afirmou que está atento ao mercado de telecomunicações, e, principalmente, à diminuição de players nacionais. Segundo o órgão, o objetivo é “atuar preventivamente para que o ambiente de efetiva concorrência prevaleça, com foco no bem-estar geral e do consumidor”. 

Conheça mais sobre o Plano Controle de 5GB da Claro e garanta acesso ilimitado ao Whatsapp, Instagram, Facebook, Messenger e muito mais!