Comparativos

Comparativo: Xiaomi Mi 8 vs Xiaomi Mi 8 Lite

Veja as principais diferenças entre os smartphones Xiaomi Mi 8 e Xiaomi Mi 8 Lite, um top de linha e sua versão intermediária da marca chinesa.

Os smartphones Xiaomi costumam chamar atenção por serem modelos mais em conta com recursos interessantes. Os celulares Xiaomi Mi 8 e Xiaomi Mi 8 Lite são excelentes exemplos disso.

De um lado, o celular Xiaomi Mi 8 é um dos tops de linha da fabricante. Alguns de seus destaques são o alto desempenho e as câmeras cheias de recursos.

Já o Xiaomi Mi 8 Lite é uma opção um pouco mais simples, com configuração de smartphone intermediário. Mesmo assim, ele garante características como tela grande com alta qualidade de imagem e câmera traseira dupla.

Veja quais são as demais diferenças, e semelhanças, entre os dois modelos da Xiaomi. Qual será o melhor celular para você: Xiaomi Mi 8 ou Xiaomi Mi 8 Lite?

 

Já descobriu qual o melhor celular para você? Acesse a loja online da Claro e veja as ofertas de aparelhos e planos!

 

Melhor desempenho é no Xiaomi Mi 8

 

Uma das principais características que classificam o Xiaomi Mi 8 como um smartphone top de linha é seu alto desempenho. O modelo trabalha com o poderoso processador Qualcomm Snapdragon 845, um dos chipsets mais potentes de sua geração. Isso quer dizer que o Mi 8 pode até abrir jogos e aplicativos pesados, sem dificuldades.

Sua memória RAM de 6 GB ajuda a garantir uma navegação rápida e fluída, mesmo alternando entre diferentes tarefas. O modelo tem duas opções de memória interna, de 64 GB e de 128 GB.

O processador Snapdragon 660 do Xiaomi Mi 8 Lite é mais simples. Contudo, ele não vai ter problemas nas atividades mais usuais. Por exemplo, você pode navegar em apps de redes sociais, abrir feeds cheios de vídeos e fotos ou sites em streaming.

O modelo tem duas versões, que variam em memória RAM e memória interna. A opção mais simples tem memória RAM de 4 GB e armazenamento de 64 GB. Já a versão turbinada fica bem próxima do Mi 8, com RAM de 6 GB e armazenamento de 128 GB. Lembrando que, como tem melhor processador, o modelo mais avançado vai ser mais rápido.

Vale notar que o Xiaomi Mi 8 não tem um slot para segundo chip ou cartão de memória. Já o Xiaomi Mi 8 Lite tem uma entrada híbrida. Ela pode ser usada para ter dois planos de celular no mesmo aparelho ou para aumentar o espaço para salvar arquivos.

Os dois modelos trabalham com o sistema operacional Android 8 Oreo, que pode ser atualizado para o Android 9 Pie, versão mais recente. Outra semelhança é a presença da interface MIUI da Xiaomi, que oferece funções e recursos de navegação extras, além de visual diferente de outros smartphones Android.

 

Xiaomi Mi 8 também tem a melhor câmera

 

Embora sejam dois smartphones com câmera dupla, o melhor celular para fotos é o Xiaomi Mi 8. Isso porque o modelo tem lente dupla de 12 MP + 12 MP com sensores e recursos  mais avançados. Dessa forma, suas fotos serão mais ricas em detalhes e podem receber uma série de efeitos e ajustes. O mesmo vale para a câmera frontal de 20 MP.

O Mi 8 Lite também tem câmera dupla, de 13 MP + 5 MP, além de efeitos variados e ajustes possíveis por meio da Inteligência Artificial. Entretanto, seus sensores e recursos são mais simples do que os vistos no Mi 8, então suas fotos perdem um pouco em riqueza de detalhes. Porém, vale avisar que ele também pode fazer fotos bem legais. Sua câmera frontal tem 24 MP.

 

Smartphones Xiaomi têm telas parecidas

 

A diferença entre as telas do Xiaomi Mi 8 e do Xiaomi Mi 8 Lite é bem mais sutil. Com 6,21 polegadas, o Mi 8 tem tela Super AMOLED, conhecida pelas cores mais vívidas. A definição é a Full HD+, com 2248 x 1080 pixels.

O Xiaomi Mi 8 Lite tem menos de uma polegadas a mais, com 6,26 polegadas, e resolução de 2280 x 1080 pixels. Sinceramente, mal dá para notar a diferença. Contudo, sua tela é do tipo IPS LCD, com cores menos destacadas.

Em resumo, ambos os modelos são ótimas alternativas para rodar filmes, séries e vídeos, com alta qualidade de imagem. O formato amplo está presente nos dois smartphones, que apostaram no visual do notch de tela e deixaram as bordas bem fininhas.

Outro ponto em comum é a traseira em vidro e o visual sofisticado. Disponível em preto, azul, branco e dourado, o Xiaomi Mi 8 tem dimensões de 154,9 mm x 74,8 mm x 7,6 mm, com peso de 175 gramas. O Xiaomi Mi 8 Lite tem peso aproximado de 169 gramas e dimensões de 156 mm x 75 mm x 7 mm, nas cores preto ou azul.

 

Vai comprar um celular novo? Na Tim você encontra os melhores smartphones e planos de internet móvel que acompanham o seu ritmo!

 

Bateria de maior duração no Xiaomi Mi 8

 

A bateria do Xiaomi Mi 8 também sai e leve vantagem, com 3.400 mAh, contra 3.250 mAh do Mi 8 Lite. A diferença é pequena, mas pode garantir algumas horinhas a mais longe das tomadas.

Os dois modelos são compatíveis com os sistemas de carregamento rápido da Xiaomi. Contudo, o dispositivo pode ter que ser comprado separadamente.

 

Preços do Xiaomi Mi 8 e do Xiaomi Mi 8 Lite no Brasil

 

Como tem recursos mais simples, o Xiaomi Mi 8 Lite pode ser encontrado com preços mais baixos. Em lojas online, o modelo aparece com custo inicial de R$ 2.200. Contudo, o poderoso Xiaomi Mi 8 pode ser visto com valores a partir de R$ 2.400, o que não é uma diferença tão grande.