Comparativos

Comparativo: Xiaomi Mi 8 Lite vs Redmi Note 7

Fique por dentro das principais vantagens e desvantagens oferecidas pelos dois aparelho de linha intermediária

A Xiaomi vem ganhando destaque no mercado. Isso é devido ao lançamento de smartphones com configurações avançadas, a preços relativamente mais baratos em relação à concorrência. O Xiaomi Mi 8 Lite, versão econômica do aparelho topo de linha Mi 8, possui configurações avançadas, como o processador Snapdragon 660 e sistema de câmeras com Inteligência Artificial, que fazem dele uma ótima opção para quem procura um aparelho intermediário com boa relação de custo-benefício. O Redmi Note 7 é o primeiro aparelho de categoria mediana lançado pela Redmi desde que se tornou independente da Xiaomi. Com câmera principal de 48 megapixels, o produto se destaca em meio aos concorrentes com configurações semelhantes. Preparamos abaixo um comparativo entre Xiaomi Mi 8 Lite e o Redmi Note para que você conheça as principais diferenças entre os dois dispositivos.

Design

 

No quesito design, os dois smartphones são bem diferentes. O novo produto da linha Mi da Xiaomi possui tela de 6,26 polegadas com formato de 19:9. Isso possibilita a exibição de cenas sem cortes nas laterais do vídeo. A Xiaomi apostou na inclusão do notch na parte superior que abriga alguns dos principais sensores do aparelho, seguindo a tendência apresentada pelo iPhone XR e nos modelos mais novos da Apple. As semelhanças com os produtos da Maçã passam também pela traseira feita em material espelhado.

Com dimensões de 156mm x 75mm x 7mm e peso de 169 gramas, o ele é um aparelho relativamente robusto. Ele está disponível nas cores azul e preta.

Além disso, o Redmi Note 7 possui um notch menor em relação ao M8 Lite. Isso gera um aspecto visual mais leve para o aparelho. A tela é ligeiramente maior, com 6,3 polegadas, com proporção de 19,5:9 e proteção Gorilla Glass 5. Ela apresenta boa resistência a quedas, água e poeira.

 

Tela

 

A tela dos dois aparelhos apresentam qualidade bem semelhante. Ambos possuem display IPS LCD de classe média com resolução Full HD+. Enquanto o Redmi Note apresenta resolução de 2340 x 1080 pixels de 2280 x 1080 pixels, o Xiaomi Mi 8 Lite possui 2280 x 1080 pixels, com uma qualidade de imagem levemente inferior. Com tais configurações, os smartphones apresentam-se como ótima opção para quem assiste bastante conteúdo audiovisual streaming pelo celular, como filmes e séries disponibilizada em plataformas como Netflix, HBO GO e Amazon Prime.

 

Desempenho

 

Xiaomi Mi 8 Lite Redmi Note 7 também possuem configurações de hardware bem parecidas, a começar pelo processador. Tanto o Xiaomi Mi 8 Lite quanto o Redmi Note 7 dispõe do chipset Snapdragon 660 da Qualcomm, com velocidade até 2,2 GHz, capaz de entregar um ótimo desempenho, principalmente em tarefas que exigem bastante do processamento, como jogos online com gráficos pesados.

O Mi 8 Lite foi lançado em duas versões, com diferentes configurações de RAM e memória interna. A mais simples possui 4 GB de RAM e 64 GB de espaço de armazenamento, enquanto que a variação mais avançada vem com memória RAM de 6 GB e memória interna de 128 GB, oferecendo mais velocidade. O Xiaomi Mi 8 Lite roda o Android Oreo, mas pode ser facilmente atualizado para o Pie.

O Redmi Note 7 também possui duas variantes. A primeira, mais simples, apresenta memória RAM de 4 GB e armazenamento de 64 GB. A versão mais avançada tem 6 GB de memória RAM e 64 de memória interna. Nos dois casos, o aparelho sai da fábrica rodando o Android Pie.

 

Câmera

 

Quando o assunto é câmera, o Redmi Note 7 sai na frente. Com sensor principal traseiro de impressionantes 48 megapixel, fabricado pela Samsung, e um secundário de 5 megapixels, o aparelho oferece imagens com alto nível de detalhamento, até mesmo em ambiente com pouca iluminação.

Já o Mi 8 Lite possui sistema de câmeras traseiras com 13 megapixels e 5 megapixels. Ele conta com opção de  Modo Retrato. Essa ferramente ajuda a destacar o objeto em primeiro plano da foto, desfocando o fundo. Além disso, dispõe de recursos de Inteligência Artificial que realiza ajustes automáticos dos sensores antes da captura da imagem. A câmera frontal, com 24 megapixels, permite selfies em alta resolução.

 

Bateria

 

Por fim, com bateria de 4.000 mAh, o Note 7 pode durar até dois dias com uma única recarga. Além disso, tem suporte para a tecnologia Quick Charge 4.0, que acelera tempo de carregamento do aparelho.

O Mi 8 Lite apresenta bateria de 3.250 mAh, que permite com que o aparelho se mantenha carregado após um dia inteiro de uso moderado, como navegação em sites e redes sociais. Como uma versão mais antiga do Quick Charge, a 3.0, vendida separadamente, o aparelho pode alcançar 50% da carga total em apenas 30 minutos.