icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Comparativos

Comparativo: Windows 10 vs macOS

Veja as principais diferenças entre os sistemas operacionais de notebooks e PCs.

Assim como os smartphones, os notebooks e computadores também dependem de um sistema operacional. Atualmente, os dois mais famosos são o Windows 10, da Microsoft, e o macOS, da Apple.

O Windows é o mais popular, presente em equipamentos das mais diversas fabricantes e em máquinas de todos os níveis de configurações. Sua versão mais recente, o Windows 10, é considerada como definitiva. Mesmo assim, a Microsoft segue oferecendo melhorias em atualizações periódicas.

Já o macOS é exclusivo dos computadores da Apple, da mesma forma que o iOS dos iPhones e iPads. Como sempre, a marca da maçã aposta na integração entre hardware e software em busca do melhor desempenho. Em 2019, foi lançada a versão macOS Catalina.

Mas será que um sistema operacional é melhor do que o outro? Veja um comparativos entre o Windows 10 e o macOS para descobrir a melhor alternativa para você:

Facilidade de navegação

Nesse ponto, é fácil declarar um empate entre o Windows 10 e o mac, pois ambos oferecem navegação simples e intuitiva. Ou seja, sem mistérios para encontrar as principais tarefas, programas, arquivos e demais funções.

Por ser mais conhecido, o Windows 10 leva uma pequena vantagem. Afinal, muita gente já utiliza esse sistema operacional desde a popularização dos computadores domésticos. Fora que ele também é mais presente em ambientes profissionais.

Mas mesmo quem vai navegar no macOS pela primeira vez não encontra muitas dificuldades, já que sua interface é bem prática e direta.

Compatibilidade com programas e aplicativos

Aqui, a maior popularidade do Windows deixa a vantagem com a Microsoft. Afinal, os desenvolvedores de apps e softwares querem alcançar uma parte maior do mercado. Sendo assim, são poucos os programas que não apresentam compatibilidade com o sistema operacional.

Atualmente, o macOS também recebe mais atenção dos desenvolvedores. Até mesmo os famosos programas do pacote Office da Microsoft, como Word, Excel e PowerPoint, contam com versão para os computadores e notebooks da Apple. Ou seja, o sistema oferece todas as ferramentas necessárias para o dia a dia e diferentes necessidades.

Porém, a quantidade de opções ainda é maior no Windows. 

Segurança

Novamente entra em cena o maior alcance do Windows. Por ser o sistema operacional mais usado, ele também é um alvo maior de malwares e vírus em comparação ao macOS. Além disso, a Apple é conhecida por oferecer sistemas de segurança avançados.

Entretanto, a Microsoft também trabalha bastante nesse quesito, oferecendo otimizações de segurança constantes. 

Sem esquecer que, qualquer que seja o sistema operacional utilizado, os cuidados com a preservação de seus acessos, dados e informações devem ser sempre seguidos.

macOS é o preferido para trabalhos gráficos

Os computadores da Apple são muito usados para trabalhos gráficos. O principal motivo é que essa integração entre o macOS e o hardware garante excelente desempenho. Ou seja, a máquina não tem dificuldades em rodar tarefas exigentes, como edição de vídeos em imagens, com boa fluidez. Nesses casos, a imagem de qualidade oferecida pelos display da Apple também ajudam bastante

É claro que essas atividades também podem ser realizadas no Windows, com uma grande quantidade de programas compatíveis. Todavia, isso pode exigir um notebook ou computador com configuração mais robusta.

Windows 10 tem mais jogos

Assim como acontece com programas e aplicativos, o Windows também tem uma oferta bem mais ampla de games disponíveis. Isso sem falar na compatibilidade com plataformas como o Xbox Game Pass, além de integração com o próprio console da Microsoft, o Xbox One.

Outras plataformas de games, como o Stream, também rodam no macOS. Porém, nem todos os jogos ficam disponíveis.

Dessa forma, quem quer ter a possibilidade de acessar todos os lançamentos do mercado de games para PC, pode apostar no Windows 10.

Compatibilidade com periféricos

A Apple aposta alto na integração perfeita entre os dispositivos da marca. Então, se todos os equipamentos utilizados forem da marca da Maçã, eles vão funcionar muitíssimo bem juntos. Como consequência, é mais difícil encontrar hardwares periféricos compatíveis com o macOS. 

Já no Windows, isso está longe de ser um problema, já que virtualmente qualquer acessório ou periférico será compatível com o sistema operacional da Microsoft.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top