Comparativos

Comparativo: Galaxy S10 Plus vs Huawei P30 Pro

Saiba mais sobre as diferenças e semelhanças dos smartphones premium da Samsung e da Huawei

A Huawei, que ganhou no ano passado o título de “melhor câmera do mundo” com seu Huawei P20 Pro, lançou no último mês de março o celular que promete superar seu antecessor e conquistar o título esse ano novamente. Trata-se do Huawei P30 Pro. E sem sombra de dúvida é a melhor câmera que já foi instalada em um celular em todos os tempos. Não é exagero.

Seu principal concorrente, o Galaxy S10 Plus, foi lançado apenas alguns dias antes e também não fica atrás. Os dois aparelhos são provavelmente o que há de melhor no chamado mercado de celular premium na atualidade. Mas ainda não há um preço definido para o Huawei P30 Pro no Brasil, o que dificulta um pouco a comparação. As principais semelhanças e diferenças entre os dois você vai encontrar no nosso comparativo a seguir.

 

Na Claro você encontra os melhores smartphones disponíveis no Brasil! Acesse a loja online e aproveite para escolher seu plano de internet móvel.

 

Câmeras

 

Os dois concorrentes possuem câmeras top de linha e apresentam configurações impressionantes. Se de um lado o Huawei P30 Pro procura manter o título de “melhor câmera do mundo” em 2019, do outro, o Galaxy S10 Plus trouxe um eficiente sistema de câmera tripla na sua câmera traseira que promete agradar os mais exigentes usuários.

O Huawei P30 Pro vem com câmeras de 40 megapixels (lente angular e abertura de f/1.7), 20 megapixels (grande angular e f/2.2) e 8 megapixels (teleobjetiva e f/3.4). E apresenta um quarto sensor que produz aquele efeito bokeh, que deixa o fundo desfocado destacando o objeto em primeiro plano.

Já o rival da Samsung apresenta três sensores: de 12 megapixels (abertura de f/1.5 a f/2.4), 12 megapixels (teleobjetiva e f/2.4) e 16 megapixels (super wide de 123º).

No quesito câmera frontal, o Huawei P30 Pro tem boa vantagem ao chegar com 32 megapixels contra apenas 10 megapixels do Samsung Galaxy S10 Plus.

 

Desempenho

 

Tanto o lançamento da Huawei como o da Samsung possuem configurações invejáveis e suportam, portanto, rodar jogos e apps pesados sem grandes problemas.

O Huawei P30 Pro vem com processador Kirin 980, velocidade até 2,6 GHz e chip com oito núcleos. O celular virá em múltiplas versões, com memória RAM e armazenamento de 6 GB + 128 GB, 8 GB + 128 GB, 8 GB + 256 GB e 8 GB + 512 GB.

Enquanto o Samsung Galaxy S10 Plus possui processador Exynos 9820, também com oito núcleos e velocidade de até 2,7 GHz, armazenamento de 128 GB ou 512 GB e memória RAM de 8 GB

 

Bateria

 

Os dois concorrentes apresentam baterias de alta capacidade e que apresentaram um desempenho notável em testes feitos por alguns especialistas. O Huawei P30 Pro vem com uma bateria de 4.200 mAh que resistiu por até 48 horas sob uso típico (jogos, apps e outros recursos cotidianos) e o Samsung Galaxy S10 Plus, com uma bateria de 4.100 mAh, resistiu por cerca de 24 horas nas mesmas condições.

Outra semelhança é que ambos os smartphones podem ser transformados em “carregadores sem fio” de outros dispositivos compatíveis, isto é, um fone de ouvido, outro celular ou até mesmo uma caixinha de som.

 

Tela e design

 

Os dois celulares apresentam um visual moderno e com laterais curvas, quase sem bordas ao redor do display. O Huawei P30 Pro tem quase o mesmo tamanho que seu principal adversário da Samsung. Enquanto o aparelho da Huawei mede 158 x 73,4 x 8,41 mm o Samsung Galaxy S10 Plus mede 157,6 x 74,1 x 7,8 mm.

Com relação à tela, a semelhança continua. O Huawei P30 Pro vem com uma tela de 6,47 polegadas que é apenas 0,07 polegadas maior que o Samsung Galaxy S10 Plus.

Quando falamos de resistência o confronto também dá empate. Os dois celulares possuem certificação IP68 que protege os aparelhos de água e poeira.

 

Sistema operacional

 

Tanto o Samsung Galaxy S10 Plus como o Huawei P30 Pro utilizam o Android 9.0 Pie, a versão mais atualizada do famoso sistema operacional, que apresenta recursos como: brilho adaptativo, bateria adaptativa e novo sistema de navegação. A única diferença nesse caso é a interface de cada um.

No smartphone da Samsung a interface adotada é a One UI, enquanto no P30 Pro é a EMUI 9.1, ambas apresentando visual mais limpo que nas suas versões anteriores.