icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Comparativos

Comparativo: FIFA 20 vs PES 2020

Confira os prós e os contras dos dois jogos de futebol e escolha o melhor!

Dois jogos de futebol de destaque, FIFA e PES ganham novas versões a cada ano e é impossível não fazer comparações. Com as versões de 2020 dos games, não é diferente: será que é melhor investir no FIFA 20 ou no PES 2020?

Um é lançado pela EA Sports, enquanto o outro é da Konami, respectivamente. Ambos podem ser jogados no Xbox One, no PlayStation 4 e no PC. 

Os dois contam com pontos fortes e fracos, além de recursos exclusivos. Sendo, assim é preciso fazer uma escolha. Confira a comparação a seguir e veja se você prefere FIFA 20 ou PES 2020.

Jogue online com seus amigos e outras pessoas ao redor mundo com o Xbox Live Gold! Saiba mais e assine agora mesmo.

Jogabilidade e modos

Para começar, a jogabilidade de ambos tem diferenças que podem ser significativas. Em FIFA, o foco é na rapidez dos jogadores em campo. Já o PES foca no realismo, dando mais valor à técnica e à criação de jogadas, além da posse de bola, uma vez que os atletas ficam mais lentos.

Em FIFA 2019, muitos jogadores reclamaram do excesso de efeitos, o que foi revisto na nova versão do jogo. Além disso, há novas maneiras de dominar a bola e os efeitos estão mais realistas.

Quanto aos modos de jogo, FIFA 20 tende a se sair melhor, sobretudo pela novidade chamada Volta, para jogar futebol na rua. Contudo, o modo Carreira sofreu poucas alterações.

Já o PES 2020 trouxe poucas melhorias nesse quesito com relação à versão de 2019. A Master League ganhou uma interface diferente, facilitando na hora de encontrar as opções. O que também não sofreu alterações foi o MyClub, que acabou ficando atrás do FIFA Ultimate.

E um ponto importante é que os dois jogos de futebol contam com menus e narrações em português.

Campeonatos nacionais ou estrangeiros?

Sobre o conteúdo de PES 2020 e FIFA 20, vai prevalecer a sua preferência de jogo. Isso porque o game da EA foca nas ligas internacionais, enquanto o da Konami é forte nos campeonatos nacionais, incluindo as séries A e B do Brasileirão.

Entre os times exclusivos do PES 2020 estão Corinthians, Atlético Mineiro, Flamengo, Palmeiras, Sport, São Paulo, Vasco, River Plate, Boca Juniors, Alianza Lim, Colo-Colo e Universidad de Chile.

As ligas europeias também se fazem presentes do PES 2020, mas em menos quantidade. É possível jogar na LaLiga e na Premier League, por exemplo. Entre os times exclusivos estão o Barcelona, o Arsenal, o Manchester United, a Juventus e o Bayern de Munique.

Já FIFA 20 sai na frente por contar com a licença oficial da Champion League (UEFA), que é atualmente o principal campeonato do mundo.

Qual o melhor jogo no quesito gráfico?

No quesito gráficos, PES 2020 e FIFA 20 são bem diferentes, já que contam com motores gráficos bastante distintos. Isso se reflete na representação de jogadores famosos como Messi e Cristiano Ronaldo (CR7). No geral, PES consegue obter resultados mais realistas.

Contudo, ambas as franquias tentam trazer melhorias nesse aspecto ano a ano. Isso é feito para tornar a aparência de estádios e jogadores mais real, além de aspectos como iluminação e outros efeitos.

De maneira geral, é possível notar pouca evolução no FIFA desde a versão 14. Já PES tende a apresentar resultados mais bonitos e que se parecem mais com a transmissão televisiva de um jogo de futebol.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top