icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Blog

Como utilizar a função rotinas do Google Assistente

Ferramenta faz com que o smartphone realize uma série de ações de acordo com o momento do seu dia a dia.

Entre as muitas possibilidades da Inteligência Artificial, está a possibilidade de deixar smartphones e outros equipamentos mais personalizados. Por exemplo, o sistema é capaz de identificar os seus hábitos de navegação e sugerir ou facilitar o acesso a algumas ações específicas, que você costuma realizar com frequência.

Os assistentes virtuais, como Google Assistente e Siri, podem fazer buscas na internet ou acessar ferramentas e informações do seu smartphone, como informar o horário de um compromisso marcado ou acessar a previsão do tempo e condições de trânsito do seu percurso usual.

Podemos dizer que, nessas ações, a rotina é essencial, já que as ferramentas e atividades realizadas com frequência são consideradas por essas ferramentas.

Seguindo esse caminho, o Google Assistente criou o recurso Rotinas. O objetivo é que o smartphone realize uma séries de tarefas pré-definidas, de acordo com os seus hábitos e necessidades do dia a dia.

Com a rotina Bom Dia, você recebe informações sobre trânsito e previsão do tempo, acessa os compromissos do dia ou até escuta sua playlist preferida. Já com a Hora de dormir, você pode ativar o Modo Não Perturbe e tocar uma playlist de relaxamento ou ruído branco.

A ferramenta já vem com seis rotinas definidas: Bom Dia, Hora de Dormir, Saindo de Casa, Estou em Casa, A Caminho do Trabalho e A Caminho de Casa. Contudo, você pode editar todas elas com ações e comandos de voz específicos.

Além disso, também é possível definir outras Rotinas variadas. Por exemplo, Atividade Física, com uma lista de música bem animada e cronômetro ligado, ou Vou Viajar, com lembretes do que você não pode esquecer, como documentos e itens pessoais.

 

Na Claro você encontra os melhores smartphones Android em promoções de aparelhos e planos da operadora! 

 

Veja como usar e editar a função Rotinas do Google Assistente:

Editar comando de voz 

Abra o Google Assistente com o comando de voz OK Google e toque no ícone da bússola, localizado no canto inferior direito. Na tela seguinte, toque na foto de perfil ou inicial do seu nome.

Clique em Configurações e selecione a opção Assistente. Depois, toque na aba Rotinas. Nesse ponto, você vai encontrar as seis opções já configuradas pelo Google. Selecione uma delas para personalizar.

Primeiro, toque na aba “Quando eu disser” e escolha o comando de voz para iniciar a Rotina. Caso o comando padrão não possa ser alterado, inclua uma nova frase.

Editar as Rotinas do Google Assistente

Na área Meu Assistente Deverá, você vai organizar as ações realizadas por aquela rotina específica. Nas opções já existentes, você vai ver uma série de tarefas, como Desativar Modo Silencioso, Falar a Previsão do Tempo e Informar meu Trajeto, entre outros (no caso da Rotina Bom Dia). 

Então, é só selecionar quais dessas ações devem ser realizadas, clicando no quadrinho logo ao lado de cada uma delas. 

As ações com um ícone de engrenagem podem ser mais personalizadas. Por exemplo, em Informar meu Trajeto você inclui os pontos de partida e origem. 

Toque em Trocar a Ordem para definir qual a ordem de execução das tarefas. Para aumentar as atividades da Rotina, clique em Adicionar uma Ação e insira um novo comando, com frases simples e diretas.

Cada hora do seu dia pede uma trilha sonora diferente? Então escolha cada uma delas na área E Depois Reproduzir. Você pode selecionar faixas e playlists do seu aplicativo de música em streaming padrão, rádios ou podcasts. Ou nada, para quem prefere silêncio.

Criar novas Rotinas

Para criar uma nova sequência de ações, clique no botão Adicionar (+) na tela de Rotinas. Escolha um comando de voz para iniciar a Rotina e confirme. 

De volta à tela anterior, toque em Adicionar Ação e defina as atividades que devem ser realizadas, seguindo os mesmos passos de edição.

 

Acesse a loja online da TIM para ver lançamentos de smartphones que também apostam alto em Inteligência Artificial.

voltar para o top