Curiosidades

Como ter acesso a memória interna do celular?

Descubra o que está ocupando a memória do seu celular

Você já deve conhecer alguns dos problemas causados por memória cheia do smartphone. O celular fica mais lento ou pedindo para você apagar fotos e outros arquivos para liberar espaço.

Ou então, você tenta tirar uma foto e não consegue sem antes apagar duas ou três imagens mais antigas.

É bem chato, não é? Mas a boa notícia é que você pode descobrir o que está ocupando toda a memória interna do aparelho. E até se livrar de alguns dados que não servem para nada!

Para isso, é preciso acessar a memória interna do celular. Veja como é fácil!

 

Acessar a memória interna do celular através de um computador

 

Uma das opções mais simples e seguras, é conectar o smartphone a um computador ou notebook para acessar seus arquivos.

Dessa forma, você pode salvar os arquivos que desejar em um backup no notebook, e liberar espaço no celular.

Ao conectar o smartphone, vai abrir uma pastinha com todos os arquivos e informações salvos no aparelho. Explore cada uma das pastinhas e procure por fotos, vídeos, áudios e outros arquivos que você quer copiar para o computador. Então, é só “Copiar e Colar” para fazer o backup.

Depois, na pasta de arquivos do celular, delete os arquivos que você já copiou e pronto, seu celular já tem mais memória livre!

Só fique atento para não apagar nenhuma informação ou arquivo importante para o funcionamento do smartphone. Se você não tiver muita certeza do que é, pode acreditar que é melhor deixar onde está!

 

Acessar a memória interna em um celular Android

 

O sistema de gerenciamento de armazenamento dos smartphones Android é bem completo. Através da ferramenta, você pode excluir vários dados e arquivos armazenados em diferentes pastas do celular, abrindo espaço de memória livre.

Na área de trabalho do seu smartphone Android, localize o aplicativo Configurações, que já veio instalado. Em seguida, toque em Armazenamento.

Nessa pasta, você vai ter informações sobre o armazenamento interno e o cartão de memória. O armazenamento interno é aquele relativo à própria memória do aparelho. É ali que você deve entrar.

 

Explorando o armazenamento interno do celular Android

 

Ao abrir a aba de Armazenamento Interno (ou Internal Storage), a primeira coisa que você vai ver é uma barra. Essa barra representa o espaço total de armazenamento do seu celular, dividida entre armazenamento ocupado e memória livre. Obviamente, memória livre é aquela que você ainda pode usar.

Caso você queira mais informações sobre a memória interna, continue na mesma página. Logo depois da barra, você vai ver diferentes abas. Cada uma delas indica diferentes tipos de arquivos e o espaço de armazenamento que ele ocupam no celular.

 

Liberando espaço de aplicativos, fotos e vídeos

 

Por exemplo, ao tocar na aba Apps, ou Aplicativos, você tem o espaço ocupado por todos os aplicativos instalados no aparelho. É possível liberar memória apagando os aplicativos que você não usa. Clique no aplicativo que quer excluir e, em seguida, selecione a opção Desinstalar. Repita o processo com quantos aplicativos quiser.

Voltando ao Armazenamento Interno, você também vai ver a aba Fotos e Vídeos. Junto com os aplicativos, estes arquivos costumam ser os responsáveis por ocupar a maior parte da memória interna do celular.

Então, é mais uma chance de liberar espaço de armazenamento. Clique na janela Fotos e Vídeos e veja todos os arquivos salvos pela câmera. Se quiser liberar memória, já pode aproveitar para selecionar e apagar os arquivos que desejar, sem sair das configurações de memória interna.

A pasta seguinte exibida no Armazenamento Interno é a de Áudios. Como o nome já indica, ao clicar na pasta você vai ver arquivos de músicas. Caso tenha optado por salvar algum áudio de recebeu, ele deve estar na mesma pasta. Novamente, você tem a opção de selecionar e apagar os arquivos que quiser, liberando mais um pouquinho de memória interna do celular.

 

Arquivos extras podem ocupar bastante espaço da memória interna do celular

 

Outros arquivos recebidos ou salvos, como textos, PDFs, GIFs e até aqueles memes que você recebe no WhatsApp ficam em Downloads. E não se surpreenda de encontrar ali coisa que você nem lembra de ter baixado! Começar a limpeza por essa pasta pode ser uma boa ideia, já que ela costuma ter muita coisa que você não abre faz tempo.

Mais uma pasta que ocupa memória interna do celular, sem você nem saber, é a de Dados em Cache. Esses arquivos são um tipo de “memória temporária” do celular, com informações salvas de aplicativos e sites acessados.

Na prática, ao salvar alguns desses dados, o acesso a esses sites e apps fica mais rápidos. Isso ocorre porque o celular “lembra” de já ter visto aquilo antes. Porém, quando os arquivos se acumulam, pode deixar a navegação mais lenta. Novamente, entra na pasta para fazer a limpa e recuperar um pouquinho da memória interna livre.

A última pastinha é chamada geralmente de “Outros”. Nela, você vai encontrar diversos arquivos aleatórios, como imagens em miniatura dos ícones e listas de reprodução. São mais arquivos temporários ou que não comprometem a navegação do seu smartphone. Pode apagar tudo o que não acessar mais.

 

Como ter acesso à memória interna dos iPhones

 

Caso você tenha um iPhone, também pode acompanhar o uso da memória interna do celular. Para isso, vá ao aplicativo Ajustes. Ali estão todas as informações do aparelho.

Para descobrir quanto espaço de armazenamento você tem livre e ocupado, abra a aba Geral. Em seguida, vá até Armazenamento e iCloud. Lembrando que os celulares Apple não usam cartão de memória. Essa separação é relativa aos arquivos salvos no aparelho e aqueles disponíveis do sistema de armazenamento em nuvem da marca.

Logo abaixo de Armazenamento, você vai ver as informações sobre o espaço ocupado e o espaço livre. Ao clicar em Gerenciar Armazenamento, você vai ver a memória usada por todos os aplicativos instalados no aparelho.

Mas aqui o funcionamento é diferente do visto dos modelos Android. Nessa ferramenta, você pode apenas apagar os aplicativos que não tiverem utilidade. É só clicar no app e selecionar “Apagar Aplicativo”. Pronto, o espaço é imediatamente liberado.

Porém, para excluir outros arquivos, você deve entrar em cada um dos aplicativos. Por exemplo, vá até a galeria de fotos para apagar fotos e vídeos. Isso vale para as imagens salvas, recebidas ou feitas com a câmera do iPhone.

Para apagar áudios, conversas e outros arquivos recebidos por WhatsApp, também é preciso abrir a configuração do aplicativo e selecionar o que você quer excluir. E assim por diante, nos outros aplicativos que costumam guardar arquivos variados.

Deixe um comentário

avatar