Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Curiosidades

Como será o futuro dos smartphones?

Internet 5G, Inteligência Artificial e mais comandos de voz são algumas das tendências.

É difícil imaginar que os smartphones sejam ainda mais presentes do que eles já são. Contudo, as pesquisas para novas funcionalidades seguem em constante evolução. Mas o que ainda podemos esperar dos smartphones do futuro?

Bem, de acordo com algumas inovações que já estão em andamento, podemos ter alguns indicativos. Caso as expectativas se confirmem, o smartphone poderá ser usado no controle de ainda mais equipamentos dentro da sua casa, por exemplo.

Os comandos por voz também devem ter um papel ainda mais importante no futuro dos smartphones. Hoje, com assistentes virtuais como Siri e Google Assistente, você realiza uma série de tarefas. A tendência é de que ainda mais atividades sejam possíveis sem que você toque na tela dos aparelhos.

 

Internet das Coisas por todos os lados

 

Quando falamos em internet 5G, é fácil pensar logo em navegação de altíssima velocidade. Sem dúvidas, essa seria a aplicação mais frequente em equipamentos pessoais, como um smartphone.

Contudo, a evolução da transmissão de dados pode ir muito além, principalmente na chamada Internet das Coisas. Com a conexão 5G, até mesmo aplicações industriais, médicas ou de engenharia e urbanismo devem ganhar novas proporções.

Por exemplo, essa internet super potente pode impulsionar a construção de veículos autônomos. Será que vai chegar o dia em que vamos usar o nosso smartphone para dirigir?

A integração entre vários aparelhos também vai evoluir ainda mais. Sendo assim, será possível montar toda uma casa controlada pelo smartphone. Ligar a TV, acender a luz, acionar o climatizador ou até, quem sabe, ligar uma cafeteira elétrica são alguns dos comandos que poderão ser realizados pelo smartphone.

É claro que, até agora, muitas dessas possibilidades são conjecturas. O que já se sabe é que a Internet das Coisas vai ter um papel fundamental em um futuro próximo.

 

As melhores novidades de 2019 já chegaram na Tim! Acesse a loja online e escolha o melhor celular top de linha para você.

 

Inteligência artificial e comandos por voz

 

“E aí, Siri”. Com essas poucas palavras, o iPhone pode iniciar toda uma conversa com você. A Inteligência Artificial identifica hábitos e padrões de uso em diversos dispositivos, com objetivo de oferecer uma experiência cada vez mais personalizada. Ou seja, o seu smartphone entende o que você precisa.

Hoje, os sistemas operacionais já podem sugerir uma série de ações, desde abrir um aplicativo até acessar um dos contatos da sua agenda. A tendência é que essas respostas fiquem cada vez mais rápidas e precisas, de acordo com as suas necessidades.

Outro caminho é que mais atividades possam ser realizadas por meio de Comandos por Voz. De um lado, as fabricantes vão investir em tecnologias de reconhecimento mais avançados. Do outro, mais aplicativos devem passar a ser compatíveis com essas ações.

 

Itens vestíveis

 

As chamadas “tecnologias vestíveis”, do inglês “wearables”, já estão por aí. É só pensar nos smartwatches e nos óculos de realidade virtual.

Por enquanto, esses gadgets são quase que totalmente dependentes de smartphones ou outros dispositivos, pelo menos em algumas de suas funções. Contudo, há quem veja a possibilidades desse itens substituírem os smartphones como são conhecidos hoje.

Afinal, muitas das tarefas que realizamos nos celulares podem ser acessadas por modelos mais avançados de relógios inteligentes. Falta pouco para que mais funções dos smartphones caibam todas no pulso.

Os óculos inteligentes também estão mais perto da realidade do que de séries de ficção científica. Considerando a evolução de controles por gestos e voz, não parece impossível que navegar em uma tela que só nós podemos ver seja uma atividade normal em alguns anos.

É difícil prever todos os caminhos que podem ser traçados pela evolução dos smartphones no futuro. Aliás, parece até que já conseguiram pensar em tudo o que poderia ser realmente útil, certo?

Porém, os avanços tecnológicos nunca foram tantos e tão rápidos. Além disso, não faz muito tempo que muita gente se perguntava “mas qual a necessidade de ter internet no celular?”.

 

Acesse a loja online da Oi e veja os smartphones mais completos do momento!