Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Como saber se uma operadora de internet faz traffic shaping

Descubra se sua operadora está reduzindo a velocidade da sua internet.

O traffic shaping nada mais é do que a limitação das operadoras de banda larga a algumas atividades como a visualização de determinados sites e conteúdos, além da restrição da velocidade de downloads e uploads, por exemplo.

Em tradução literal, traffic shaping quer dizer modelagem de tráfego. E é exatamente isso que a prática faz: limita o uso da internet banda larga. Essa restrição pode acontecer de forma permanente ou em momentos específicos. Dessa maneira, alguns usuários acabam percebendo oscilações na velocidade da internet banda larga.

De maneira geral, as restrições são em protocolos P2P ou Torrents, a processos de transmissão de informações por FTP ou outras atividades que requerem muitos dados.

Em teoria, o traffic shaping é aplicado quando a operadora recebe uma demanda por dados maior do que a pode suportar. Para que apenas alguns usuários não fiquem sem a conexão, é aplicada a redução da velocidade ou a restrição a serviços a todos eles, ou a uma boa parte.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a prática de traffic shaping não é permitida no Brasil. Além disso, o Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014) também determina que a prática é ilegal no país.

Tenha a velocidade que você precisa com a Oi Fibra, banda larga por fibra ótica da Oi!

Como saber se uma operadora de internet faz traffic shaping?

Uma das maneiras de identificar se uma operadora de internet faz traffic shaping é realizando testes de velocidade. Assim, é possível comparar a velocidade contratada com a entregue provedor.

Contudo, vale ressaltar que outros fatores também podem interferir na velocidade da internet, como a qualidade ou a posição do roteador, além de vírus e malwares. 

Sendo assim, uma das melhores maneiras de saber se uma operadora de internet faz traffic shapping é usando ferramentas como OONI Probe. Com ela, é possível testar cada atividade individualmente.

Para começar a verificação, é preciso acessar o site ooni.torproject.com para baixar a versão para computador (macOS, Linux ou Unix), ou procurar na Play Store ou na App Store da Apple o aplicativo para celular. Então, é só executar o teste. 

A partir dos resultados, é possível saber se a velocidade está abaixo do esperado em atividades específicas.

voltar para o top