icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Blog

Como saber se seu smartphone está com vírus

Se você anda recebendo anúncios indesejados ou tem tido problemas com o navegador, talvez o seu smartphone esteja infectado por um vírus

Se você acha que só computadores podem ser infectados com vírus, está bastante enganado. Os celulares estão igualmente suscetíveis a esse tipo de problema. Isso significa que se há um sistema operacional rodando, um malware pode ser criado para ele logo em seguida.

É possível que muitos de nossos dispositivos, ou pelo menos de alguém próximo, já tenham sido infectados em algum momento.

Esses inquilinos indesejados se tornaram muito comuns no dia a dia e são capazes de guardar diversas informações pessoais importantes como dados pessoais, logins e senhas de banco. As ameaças virtuais podem atacar qualquer aparelho que se conecte à internet, em especial os populares smartphones.

Para tirar suas dúvidas sobre um provável ataque de vírus e os diferentes problemas que eles podem causar, selecionamos algumas dicas de como identificar a presença de malwares no seu smartphone. Confira!

 

Compare os melhores planos de celular do mercado e encontre aquele o ideal para você navegar muito no seu smartphone!

 

Problemas no navegador

 

Um dos principais indícios de malware está no direcionamento feito pelo navegador. Se, ao tentar fazer uma busca, você é automaticamente direcionado para outro site, é bom ficar atento.

Isso acontece porque o vírus configura páginas iniciais específicas com o intuito de aumentar o acesso e ganhar dinheiro com esse direcionamento.

 

Bluetooth ativo

 

Uma coisa que muita gente não presta atenção é ao sinal de Bluetooth que aparece no display. Se ele está ativo sem que você tenha habilitado, ou quando você desativa ele volta a ficar disponível, é bastante provável que um vírus esteja usando seu aparelho para enviar mensagens e arquivos contaminados.

 

Pop-ups indesejados

 

Um sinal de que seu smartphone está contaminado com um adware é constatar que, ao navegar na internet, pop-ups estranhos pipocam na tela. Normalmente são anúncios suspeitos de games, cassinos e conteúdo adulto.

Além de constrangedor, esse tipo de vírus costuma incomodar bastante com uma série de propagandas desinteressantes.

 

Consumo de dados excessivo

 

Se o seu smartphone está consumindo muitos dados, mesmo estando fora de uso, algo está errado. Algum vírus pode estar utilizando sua internet para enviar ou receber informações através do aparelho.

 

Bateria com duração comprometida

 

Você verificou que sua bateria não está durando tanto quanto antes? Uma das possibilidades é a infecção por algum malware esteja consumindo sua bateria.

 

Superaquecimento do aparelho

 

Quando você demanda muito do smartphone é normal que o aparelho esquente. No entanto, após o uso, o aparelho resfria naturalmente. Caso contrário, pode ser um sinal de que algum vírus esteja exigindo muito do processador, neste caso, o dispositivo esquenta mesmo quando está ocioso.

 

Aplicativos inesperados

 

Apareceu um aplicativo diferente no seu celular? Se você não fez esse download, remova-o imediatamente. Alguns aplicativos infectados podem baixar apps não autorizados no aparelho, por isso, é bom ficar atento!

 

Débitos indevidos

 

Os famosos trojans podem fazer o seu problema com vírus doer no bolso. Isso porque os malwares podem enviar mensagens para sua lista de contatos, sem sua autorização. Eles cadastram seu número em serviços de mensagens e desta forma roubam o saldo da linha. Verifique com frequência sua caixa de mensagens e ligações realizadas.

 

Saiba como evitar um ataque de vírus

 

Existem alguns cuidados simples e que podem evitar que seu smartphone seja infectado com um vírus.

A dica principal é ter um bom antivírus instalado no aparelho. Outra dica é evitar a instalação de aplicativos de lojas de terceiros. É mais seguro fazer o download dos apps nas lojas oficiais como na Play Store e na App Store. No caso dos aparelhos Android existe uma liberdade maior para instalar apps que não sejam da Google Play, por isso o cuidado deve ser redobrado.

Verificar as permissões ao baixar um aplicativo e não abrir links suspeitos enviados por e-mails, por exemplo, são atitudes imprescindíveis. Evite também acessar sites não confiáveis. Por fim, seguindo essas dicas, você aumenta a proteção do seu smartphone e também as chances do seu smartphone não ser contaminado por algum vírus.

 

voltar para o top