Como saber se o IMEI de um celular foi clonado
Seu celular pode estar usando um IMEI clonado. Veja como descobrir
Uma dica que podemos dar logo de primeira é que você não compre celulares muito baratos, principalmente se forem de segunda mão. Mesmo que o bloqueio do IMEI seja a melhor opção para evitar roubos de celulares e de dados dos usuários, ele pode ser clonado.
O bloqueio de IMEI é uma boa estratégia para impedir roubos de aparelho. Com ele bloqueado, o aparelho roubado pode até ser religado, mas com muitas funções bloqueadas e sem acesso aos dados do antigo dono.
Você não poderá fazer ligações e apenas poderá usar redes wi-fi para acessar a internet. Ou seja, comprar celulares roubados não é nem um pouco vantajoso, mesmo que saia por menos da metade do preço de um 0Km, comprado em loja. Devido a isso, muitos são vendidos para reposição de peças, e não para uso.
Sinais de que o seu IMEI foi clonado
Não é tarefa muito fácil identificar a clonagem do seu aparelho celular, mas existem alguns sinais específicos que podem dizer algo:
- Você não consegue completar ligações
- Você liga para os seus contatos direto pelo número salvo na agenda e a ligação acaba caindo para outra pessoa que você não conhece
- Sua conta vem com gasto de dados e de ligações muito acima do que você costuma consumir
Como descobrir se seu IMEI foi clonado
A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) permite, em seu site, que os usuários verifiquem a clonagem de seu IMEI.
Confira o passo a passo:
- Descubra o número IMEI do seu aparelho que vem junto ao aparelho, em sua caixa, ou ligue para *#06 (o número aparece na tela).
- Acesse a página da ANATEL e clique em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”.
- No campo IMEI, digite o do seu aparelho.
- Em seguida, o site informará se o seu IMEI tem alguma restrição para uso.
Se houver restrição para uso, é muito provável que o seu celular esteja mesmo clonado.
O que fazer se o IMEI estiver clonado?
A primeira coisa a se fazer é ligar para a operadora, informar o ocorrido, fornecer o número IMEI e fazer o bloqueio do aparelho. Principalmente se o mesmo tiver sido roubado.
Como se proteger da clonagem de IMEI?
Não há uma forma de se proteger desse tipo de clonagem 100%, mas podemos dar a você agora algumas dicas para evitar essa dor de cabeça.
- Se você receber ligação de pessoas que se identifiquem como funcionários de operadoras, não pratique nenhum comando de teclar funções.
- Se seu celular for muito antigo, troque-o por um mais moderno, já que os modelos de smartphone mais novos possuem mais proteção contra esse tipo de crime.
- Não conserte seu aparelho em lojas que não sejam da própria fabricante ou autorizadas.
- Evite o pagamento de débito automático da conta de celular e sempre revise seus registros de ligação e de dados.
- É complicado, mas evite usar seu celular em rodoviárias e aeroportos, onde você entra em roaming e acaba dando mais facilidade aos fraudadores.