icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Dicas e curiosidades

Como saber se o IMEI de um celular foi clonado

Seu celular pode estar usando um IMEI clonado. Veja como descobrir

Uma dica que podemos dar logo de primeira é que você não compre celulares muito baratos, principalmente se forem de segunda mão. Mesmo que o bloqueio do IMEI seja a melhor opção para evitar roubos de celulares e de dados dos usuários, ele pode ser clonado. 

O bloqueio de IMEI é uma boa estratégia para impedir roubos de aparelho. Com ele bloqueado, o aparelho roubado pode até ser religado, mas com muitas funções bloqueadas e sem acesso aos dados do antigo dono.

Você não poderá fazer ligações e apenas poderá usar redes wi-fi para acessar a internet. Ou seja, comprar celulares roubados não é nem um pouco vantajoso, mesmo que saia por menos da metade do preço de um 0Km, comprado em loja. Devido a isso, muitos são vendidos para reposição de peças, e não para uso. 

Sinais de que o seu IMEI foi clonado

Não é tarefa muito fácil identificar a clonagem do seu aparelho celular, mas existem alguns sinais específicos que podem dizer algo:

 

  • Você não consegue completar ligações
  • Você liga para os seus contatos direto pelo número salvo na agenda e a ligação acaba caindo para outra pessoa que você não conhece
  • Sua conta vem com gasto de dados e de ligações muito acima do que você costuma consumir

Como descobrir se seu IMEI foi clonado

A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) permite, em seu site, que os usuários verifiquem a clonagem de seu IMEI. 

 

Confira o passo a passo:

 

  • Descubra o número IMEI do seu aparelho que vem junto ao aparelho, em sua caixa, ou ligue para *#06 (o número aparece na tela).
  • Acesse a página da ANATEL e clique em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”.
  • No campo IMEI, digite o do seu aparelho.
  • Em seguida, o site informará se o seu IMEI tem alguma restrição para uso.

 

Se houver restrição para uso, é muito provável que o seu celular esteja mesmo clonado.

O que fazer se o IMEI estiver clonado?

A primeira coisa a se fazer é ligar para a operadora, informar o ocorrido, fornecer o número IMEI e fazer o bloqueio do aparelho. Principalmente se o mesmo tiver sido roubado. 

Como se proteger da clonagem de IMEI?

Não há uma forma de se proteger desse tipo de clonagem 100%, mas podemos dar a você agora algumas dicas para evitar essa dor de cabeça.

 

  • Se você receber ligação de pessoas que se identifiquem como funcionários de operadoras, não pratique nenhum comando de teclar funções.
  • Se seu celular for muito antigo, troque-o por um mais moderno, já que os modelos de smartphone mais novos possuem mais proteção contra esse tipo de crime.
  • Não conserte seu aparelho em lojas que não sejam da própria fabricante ou autorizadas.
  • Evite o pagamento de débito automático da conta de celular e sempre revise seus registros de ligação e de dados.
  • É complicado, mas evite usar seu celular em rodoviárias e aeroportos, onde você entra em roaming e acaba dando mais facilidade aos fraudadores.

 

Confira ofertas dos melhores smartphones do mercado na Claro e garanta já o seu aparelho novo sem sair de casa!

voltar para o top