icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Blog

Como saber se meu smartphone foi hackeado

Alguns sinais fáceis de identificar podem indicar que o seu smartphone foi invadido.

Praticamente todas as nossas informações passam pelo smartphone. Por isso, ficar atento à segurança dos seus dados é essencial. Como qualquer dispositivo com acesso à internet, os smartphones são suscetíveis a vírus e malwares que podem causar problemas ou permitir o acesso às suas informações. Saiba como evitar que seu smartphone seja hackeado.

Algumas ações ajudam a evitar esse tipo de problema. Por exemplo, evite clicar em links suspeitos e não faça download de arquivos ou aplicativos que não são confiáveis.

Porém, mesmo com todos os cuidados, o seu smartphone pode ser invadido por programas ou vírus danosos. Veja alguns sinais que indicam que o seu smartphone foi hackeado:

 

Vai comprar um smartphone novo? Veja as ofertas de planos e promoções na Claro!

 

Bateria acaba muito mais rápido que o normal

 

É normal que, após algum tempo de uso, a autonomia de bateria do seu celular fique menor. Mas se essa mudança for muito grande ou em um período curto de tempo, pode ser um sinal de que o seu smartphone foi invadido.

Teoricamente, um malware pode ser executado em segundo plano, o que causa o gasto de energia maior.

Para verificar, abra o aplicativo de gerenciamento da bateria. Veja quais aplicativos e tarefas consomem a energia do aparelho e analise se o gasto é coerente com os seus hábitos de uso.

 

Maior consumo de dados

 

De repente o consumo de dados do seu plano de celular ficou muito maior do que o normal? Bem, se seus hábitos de navegação não explicarem essa mudança, vale ficar atento.

Boa parte dos malwares têm como objetivo o acesso às informações, que são enviadas pela internet móvel. Por isso, um celular hackeado tem maior consumo de dados.

Mais uma vez, vá ao gerenciamento de dados móveis e analise o gasto da internet móvel. Se algum aplicativo ou atividade que você não conhece aparecer por ali, pode ser um malware instalado ou acesso não autorizado.

 

Superaquecimento do aparelho

 

Bem, um malware está sempre em “atividade” no sistema. Por isso é comum que um smartphone hackeado fique mais quente que o normal, como se estivesse muito tempo realizando alguma tarefa como chamada ou reprodução de vídeo.

 

Aplicativos desconhecidos na sua lista

 

Outro sinal de smartphone hackeado é o surgimento de aplicativos que você não baixou ou autorizou a instalação. Se você identificar algo do tipo, apague imediatamente. Se não for possível, leve o aparelho a um especialista.

Lembre-se que o smartphones já chegam com alguns apps pré-instalados pela fabricante. Muitas vezes, eles também não podem ser apagados, mas não causam nenhum dano ao aparelho ou suas informações.

 

Pop ups e publicidade em excesso

 

Esse costuma ser um dos indícios mais fortes apontados por especialistas. Alguns malwares abrem o caminho para popups, aquelas caixinhas de publicidade que aparecem na tela quando você menos espera. Não clique em nenhum dos links exibidos nos popups, já que eles podem liberar acesso aos seus dados.

 

Mensagens desconhecidas

 

Outro forte indício de smartphone hackeado aparece nas mensagens. Diferentes pessoas de sua lista de contatos receberam mensagens que você não enviou? Então tem algum invasor fazendo isso.

Ah, caso você seja o contato que recebe mensagens suspeitas, mais uma vez, passe bem longe dos links!

 

O que fazer em suspeita de smartphone hackeado?

 

Se você observar um ou mais desses sinais, o primeiro passo é instalar um antivírus e fazer o escaneamento do sistema completo. Aproveite para apagar qualquer aplicativo ou arquivo suspeito assim que ele for encontrado. Em casos mais extremos, uma restauração do sistema é o caminho mais indicado.

Para evitar invasões, tome cuidado com redes de Wi-Fi desconhecidas e jamais clique em links ou arquivos suspeitos. Mantenha a senha do seu smartphone e dos apps sempre atualizadas, de forma que não sejam identificadas com facilidade.

 

voltar para o top