Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

Como saber se meu celular foi rastreado

Confira os principais sinais de que seu celular foi rastreado e saiba como evitar a espionagem.

Parece coisa de filme, mas a verdade é que é possível rastrearem o seu celular. Até mesmo o acesso a arquivos como fotos, mensagens e vídeos pode ser feito por hackers remotamente. Eles também conseguem acessar a câmera e o microfone de smartphones.

Geralmente, esse software espião, chamado de spyware, é instalado no celular por meio de links que, muitas vezes, chegam por e-mail e até mesmo por mensagens falsas e correntes no WhatsApp, por exemplo.

Além disso, pode ser que alguém que tenha acesso ao seu smartphone instale um aplicativo desse tipo e comece a rastrear o seu celular, além de ter acesso ao conteúdo armazenado e recebido nele.

Uma das maneiras de não ter esse tipo de problema é evitando emprestar o smartphone. Além disso, é recomendado o uso de senhas ou biometria para o bloqueio de tela.

Além disso, você pode baixar um antivírus e sempre desconfiar de links que chegam por e-mail ou mensagens suspeitas.

 

Precisando de um celular novo? Confira diversos modelos na loja da Oi e ganhe descontos ao contratar um plano de internet junto!

Mas como saber se meu celular está rastreado?

Pode ser difícil identificar se o seu celular estiver sendo rastreado. Isso porque os aplicativos de spyware costumam ficar invisíveis e ter funcionamento praticamente imperceptível.

No entanto, alguns sinais de que seu celular foi rastreado podem ser: aumento repentino no consumo de bateria ou do pacote de dados, além do acionamento de funções sem que o usuário tenha optado por isso, como é o caso do 4G, do Bluetooth e da localização, por exemplo.

Caso você tenha alguma desconfiança, o primeiro passo é acessar as configurações do seu aparelho e ir até a listagem de aplicativos para verificar se você reconhece todos eles. Alguns, no entanto, já vêm de fábrica, pré-instalados. 

Geralmente, nessa parte das configurações do smartphone também é possível controlar o acesso dos aplicativos à câmera, ao microfone e à geolocalização do aparelho. Você pode desativar as permissões dos apps que quiser. 

No entanto, a depender do aplicativo, isso pode prejudicar o seu funcionamento. Portanto, desative esse tipo de função somente em aplicações que você não conhece ou não usa.

Outra alternativa é simplesmente desinstalar ou desativar os aplicativos que você não conhece e que acredita que podem estar rastreando o seu celular.