Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

Como saber se meu celular é homologado pela Anatel?

Veja o passo a passo para descobrir se um celular é homologado pela Anatel.

Para garantir a segurança e a qualidade dos aparelhos, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) submete os celulares a testes e confere uma certificação a eles. Os modelos comercializados legalmente no Brasil, portanto, contam com um selo que afirma que foi homologado pela Anatel.

Isso quer dizer que você até pode comprar um celular no exterior e usar no Brasil, desde que esse modelo seja homologado pela Anatel. Vale observar, antes da compra, se ele é compatível com as faixas de frequência do país, o que garante que ele vá funcionar por aqui, ou não conseguir se conectar à rede 3G ou 4G, por exemplo.

Entretanto, no caso de smartphones que não são vendidos oficialmente no Brasil, pode ser que não funcionem no país, ou que sejam bloqueados.

Em 2018, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a bloquear aparelhos que não foram homologados pelo órgão. Além de ser uma maneira de proteger os consumidores de falhas de segurança, a ação também é uma forma de inibir o contrabando de celulares no Brasil.

Sendo assim, é muito importante saber se o celular tem a certificação antes de fazer a compra. Mas você sabe como descobrir se um celular é homologado pela Anatel? Descubra a seguir!

Celular barato e homologado pela Anatel é na loja da TIM! Compre agora o seu pelo melhor preço do mercado!

Passo a passo para saber se um celular é homologado pela Anatel

A maneira mais simples de saber se um celular é homologado pela Anatel é consultando seu IMEI, que é uma identificação internacional do aparelho, no site da Anatel.

Antes, claro, você vai precisar saber qual é o IMEI do aparelho. Ele pode estar em um adesivo colado na bateria do smartphone (caso seja removível), na caixa do aparelho e até mesmo na nota fiscal do produto. Você também pode consultar o IMEI ligando para *#06#.

Fazendo isso, você descobre se há alguma irregularidade com o IMEI do seu celular, como é o caso de celulares falsificados e que não são homologados pela Anatel.

Contudo, para saber se o celular é homologado pela Anatel, você pode ainda consultar o código que pode estar na bateria ou no manual do produto. Depois, basta acessar a página Mosaico da Anatel e preencher os campos para descobrir se o celular é homologado pela Anatel.

Como essas alternativas só são possíveis se você tiver o produto em mãos, a Anatel recomenda que, antes da compra, se achar algo estranho, o consumidor entre em contato com o vendedor e peça o código de homologação para que seja feita a verificação. 

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top