Curiosidades

Como saber quanta memória suporta seu celular?

Veja como descobrir a memória interna do seu celular

Para escolher o celular certo para você, é importante saber se as características daquele aparelho vão te atender bem no dia a dia.

Por exemplo, quem quer respostas mais rápidas, deve investir em melhor processador e memória RAM. Já quem quer fazer fotos com o celular, deve ficar de olho em suas configurações de câmera. Para acessar a rede de internet móvel mais rápida, o smartphone deve ter conexão 4G. E assim por diante.

Uma das características mais procuradas é o bom espaço de armazenamento, ou seja, memória interna suficiente para salvar muitos arquivos.

 

Memória interna: como saber a capacidade do celular

 

Normalmente, o espaço de armazenamento é de 8GB, 16GB, 32GB, 64GB ou até 128GB, 256GB e 512GB nos modelos mais avançados (e mais caros).

Assim como as outras informações de configuração, você deve procurar saber a memória interna de um celular antes de comprar o aparelho. Esse dado pode aparecer como “memória interna”, “espaço de armazenamento” ou, ainda,  “espaço de armazenamento interno”.

Fique atento para não confundir a memória interna com a memória RAM, que costuma aparecer perto das informações sobre o processador. A memória RAM tem relação com a velocidade de trabalho do smartphone, e não com seu espaço para salvar arquivos.

Qualquer loja ou site que venda celular costuma informar qual a memória interna do aparelho. Você não deve ter dificuldades em descobrir essa característica.

 

Como saber quanta memória suporta o celular

 

É importante saber que a memória livre disponível, ou seja, o espaço que você realmente tem para salvar arquivos, é sempre um pouco menor do que a informada pela loja ou fabricante.

Isso acontece porque todo smartphone já vem com o sistema operacional instalado, seja ele Android ou iOS. E é claro que esse sistema, essencial para o aparelho funcionar, já ocupa algum espaço de sua memória interna.

Além do próprio sistema operacional, algumas fabricantes também incluem os chamados aplicativos pré-instalados. Eles podem ir desde apps muito usados, como WhatsApp e Facebook, até aplicativos exclusivos das marcas ou mesmo das operadoras. E eles também ocupam algum espaço do armazenamento do aparelho. Em alguns casos, é possível apagar alguns desses aplicativos pré-instalados, mas nem sempre.

 

O que ocupa a memória interna do celular

 

Praticamente, todas as informações salvas no smartphone ocupam um pouquinho da memória interna. Isso vai desde a agenda, até aplicativos e, claro, fotos e vídeos.

Ou seja, a memória interna disponível não indica apenas quantas fotos ou vídeos você pode salvar. Mas também qual espaço disponível você terá para baixar aplicativos.

Então, se você pretende baixar aplicativos que vão além dos básicos, é indicado investir em um espaço de armazenamento um pouco maior, com, pelo menos, 16GB. Caso pretenda baixar vários aplicativos, dos mais variados, é melhor ter, no mínimo 32GB.

 

E o cartão de memória?

 

Muitos smartphones, desde os mais básicos aos modelos mais completos, permitem que você use um cartão de memória para aumentar o espaço de armazenamento.

Sem dúvidas, essa é uma ótima alternativa para ter salvar mais fotos, vídeos, memes e músicas.

Porém, nem sempre é possível salvar aplicativos no cartão de memória.

 

Como saber quanta memória disponível tem no celular

 

Você pode saber qual a memória interna livre do celular em suas configurações. Se você tiver um smartphone Android, siga o caminho:

Configurações ou Ajustes > Armazenamento Interno

Ao abrir essa aba, você vai ver quanta memória suporta o seu celular no geral. Essa informação vai estar separada em espaço ocupado e espaço livre. Ou seja, o quanto você já usou e o quanto está disponível para salvar mais arquivos.

Também é possível ver o que está ocupando a memória interna do aparelho. Confira o espaço usado por aplicativos, fotos e vídeos, áudios, arquivos baixados e outros dados armazenados. É possível também apagar arquivos, dados e aplicativos que você não use, para recuperar um pouco do espaço livre.

Nos iPhones, veja a memória interna do seu celular seguindo o caminho:

Ajustes > Geral > Armazenamento e iCloud

Da mesma maneira, você vai ter informações sobre o espaço ocupado e o espaço livre da memória interna. Se for preciso, você pode apagar alguns aplicativos instalados no iOS que você não usa, ganhando espaço de armazenamento livre. Mas, diferente do Android, não dá para apagar arquivos de fotos e vídeos individualmente.

É claro que você ainda pode recuperar um pouco dessa memória interna no iPhone. Mas, nesse caso, será preciso abrir o local onde os arquivos estão guardados. Por exemplo, para apagar fotos ou vídeos antigos, vá até a Galeria. Para apagar mensagens, arquivos recebidos, memes e etc, abra seus aplicativos de mensagens.

 

Aplicativos também ajudam a recuperar espaço de armazenamento

 

Você também pode baixar alguns aplicativos que ajudam a recuperar um pouco da memória interna do celular. Algumas das opções mais conhecidas são o CCleaner e o Clean Master.

A função desses e de outro aplicativos similares é identificar o que pode ser considerado como arquivos sem utilidade. Isso pode incluir fotos e vídeos antigos, arquivos duplicados, arquivos temporários e outros dados variados. Então, é só escolher aqueles que podem ser apagados, liberando espaço para novos arquivos.

Deixe um comentário

avatar