Internet Banda Larga

Como saber a velocidade real da internet banda Larga

Conheça ferramentas que te ajudam a monitorar a velocidade da sua conexão

Você pode saber qual pacote de internet assinou com a sua operadora, mas aposto que não sabe se a velocidade da banda larga que está recebendo é a mesma descrita no seu plano. Na verdade, esta é uma das principais reclamações dos usuários de internet: a conexão lenta.

Existem algumas maneiras de você medir se a velocidade da banda larga está dentro do limite adquirido. É mais simples do que você pode imaginar. Muitas ferramentas on-line te ajudam nesse processo de medição. Neste artigo separamos algumas dicas para você saber exatamente o quanto está recebendo de dados em casa.

Antes de fazer qualquer teste, você precisa se atentar a alguns detalhes. A primeira coisa é verificar se nenhum outro dispositivo está conectado à rede que será testada.  Em uma rede, a transmissão é compartilhada entre os usuários e isso irá interferir no resultado final da sua conexão.

Também é recomendado que o teste seja feito com o computador conectado a um cabo de rede. Isso porque a internet sem fio (Wi-fi) pode sofrer interferências, pois os dados são transferidos pelo ar, enquanto a via cabo utiliza fios de cobre ou fibra óptica.

É muito importante que você repita o teste todos os dias, por pelo menos um mês. O objetivo é comparar se a velocidade média do período é o mesmo que você contratou com a sua operadora.

Antes de começar o teste, confira também se todos os programas estão fechados e as atualizações foram interrompidas. Feche todos os navegadores e deixe aberta somente a aba em que será feito o teste.

Entendendo as métricas

Para saber analisar os dados informados pelas ferramentas de monitoramento de velocidade da conexão, você precisa entender o que significa cada uma das principais métricas. Veja abaixo:

  • Ping: é a latência, ou seja, o tempo de resposta entre seu computador e um servidor remoto. Esse tempo de resposta é bem pouco perceptível, pois é baseado em milésimos de segundos. Porém, tirar essa medida pode ajudar a identificar onde está o problema e melhorar a conexão.
  • Jitter: trata-se da variação do tempo entre a chegada dos pacotes ao endereço de origem, ou seja, a variação na latência.
  • Velocidade de download: é o volume de dados baixados da internet. Ela representa a velocidade em que sua conexão baixa os arquivos. O resultado tem que ser igual ao pacote que você contratou na operadora.
  • Velocidade de upload: é o volume de dados enviados à internet, ou seja, é quando você envia um arquivo para outro computador pela internet. O valor desta métrica é diferente do valor para download.
  • Latência:  é o tempo de resposta da sua conexão após enviar algo. A latência pode ser medida com um teste “ping”. Se obtiver tempos rápidos de resposta ao ping significa uma conexão mais responsiva.

 

Ferramentas para monitorar a conexão

Conheça a seguir, algumas ferramentas que te ajudam a monitorar se a sua internet está sendo entregue conforme a velocidade que você contratou.

Velocímetro Celulardireto

Um dos melhores testadores de velocidade é o do Celulardireto. Com ele você obtém todas as métricas principais para saber se a sua conexão está de acordo com a que você contratou. As informações são as mais completas e precisas como download, upload, ping, jitter, IP e até o fornecedor da sua internet. Acesse o nosso velocímetro aqui.

Speed Test

O Speed Test é uma das ferramentas mais conhecidas para se testar a velocidade de conexão. Disponível também na versão mobile para dispositivos Android e iOS, basta acessar o site e clicar em ‘Go!”. Ele é capaz de determinar com precisão o quanto você recebe de internet em casa.

Velocímetro Proteste

O Velocímetro Proteste foi lançado há pouco tempo e tem o objetivo de ajudar o consumidor a monitorar a velocidade da internet. A ferramenta mede a latência (ping), a velocidade do download e de upload.

Fast

O Fast é o medidor da Netflix. É bem básico e fornece somente dados de download daquele momento. Não informa nenhuma das outras métricas. Pode ser utilizado em qualquer dispositivo, inclusive smart TV.

Brasil Banda Larga

O Brasil Banda Larga é o aplicativo velocímetro oficial da Anatel. É simples e funciona no navegador tradicional ou no celular, basta baixar o aplicativo. Está disponível para os sistemas operacionais iOS, Android, Symbian ou Windows Phone.

Simet

O Simet é um medidor de velocidade de conexão do Núcleo de informação e Coordenação do Ponto BR. Permite criar um relatório com o histórico de medições. Perfeito para quem quer fazer uma média de vários dias de monitoramento.

Quando reclamar com a operadora

Fez todos os testes e percebeu que a velocidade da banda larga não é compatível com o plano que você contratou? Antes de reclamar você precisa saber que as  regras da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinam que você receba a todo momento pelo menos 40% da velocidade contratada.

A agência também obriga a operadora a entregar na média 80% da velocidade prometida. Essa é a porcentagem que deve resultar ao final dos 30 dias de testes realizados na sua conexão, em vários horários do dia.

Fique atento também ao seu roteador. Se ele for muito antigo, o problema pode ser ele. Mas se o aparelho foi fornecido pela operadora, o mesmo deve ter a capacidade de transmitir a velocidade de internet acordada na contratação.

Somente após verificar todos estes itens é que poderá entrar em contato com a operadora para registrar a sua reclamação. Você tem o direito de desconto na próxima fatura ou ao cancelamento do plano sem nenhuma multa. Se o problema não for resolvido com o fornecedor, a dica é registrar uma ocorrência direto com a Anatel.

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