Dicas

Como saber a memória interna do celular?

Acompanhar essa informação pode ajudar a evitar problemas

Depois de um tempo de uso, seu celular começa a parecer mais lento. Os arquivos e aplicativos demoram a abrir e as respostas aos comandos não são imediatas.

Ou então, você tentar tirar uma foto e recebe o aviso de que não tem mais espaço. Até para abrir uma mensagem recebida você precisa apagar um vídeo que estava salvo.

Esses são alguns dos sinais de que a memória do seu celular está chegando ao limite. Para evitar que essas situações aconteçam, você pode acompanhar a capacidade de armazenamento do seu aparelho. Então é só liberar espaço à medida em que for precisando.

 

Mas como saber qual a memória interna do celular?

 

Na hora de comprar um celular, verifique a configuração informada como espaço de armazenamento ou memória interna. Nos modelos mais simples, essa característica vai variar de 4GB até 8GB. Nos intermediários, você vai encontrar opções com 16GB ou até 32GB. Já a categoria de smartphones premium podem ir de 32GB até impressionantes 512GB, passando por 64GB, 128GB e 256GB.

Mas é importante ficar atento ao espaço de armazenamento disponível do aparelho. Isso porque o próprio sistema operacional, como Android ou iOS, já ocupam uma parte da memória interna. Ou seja, o aparelho já sai da caixa com menos espaço de armazenamento que o informado.

Isso faz uma diferença maior dos modelos de armazenamento mais restritos. Por exemplo, um smartphone com 8GB pode ter, na verdade, 5GB livres para novos arquivos e aplicativos. Caso queira saber, exatamente, qual o espaço disponível antes de comprar, é melhor verificar com as marcas fabricantes.

 

 Como acompanhar a memória interna do celular Android

 

Já comprou o celular e quer saber qual espaço de armazenamento disponível? Você pode acompanhar essa informação de forma super simples.

Nos smartphones Android, abra Configurações. Em seguida, toque em Armazenamento. Finalmente, vá na aba Armazenamento do Dispositivo ou Armazenamento Interno. Isso mostra apenas o espaço ocupado e disponível no aparelho, sem considerar o cartão de memória, caso você utilize um.

As informações sobre armazenamento dos celulares Android são bem completas. Logo você vai ver uma barra que indica o espaço total, separada entre o que já está ocupado e o quanto está livre. Depois, você pode descobrir o espaço ocupado por diferentes dados.

A primeira janelinha mostra a memória usada pelos aplicativos do celular. Ao entrar nela, você vê o espaço ocupado por cada um dos aplicativos. Se quiser, já pode aproveitar para apagar alguns deles e liberar memória. Clique no app que você quer excluir e, em seguida, em Desinstalar.

Na aba seguinte, você verifica os arquivos de fotos e vídeos. Também pode clicar na aba correspondente para acessar a galeria e apagar alguns deles, abrindo mais espaço.

Em Áudios, você vai ver o armazenamento ocupado por músicas e outros arquivos de áudios recebidos ou armazenados no aparelho. Para se livrar do que não tem utilidade e liberar espaço, siga o mesmo caminho: toque na janelinha e tenha acesso a todos os arquivos. Aí é só apagar o que você quiser.

Dados em Cache tem relação com os chamados arquivos temporários, informações salvas para agilizar a navegação por alguns aplicativos. Limpar esses dados pode te ajudar a recuperar um pouco do armazenamento interno, sem que você perca arquivos importante. Mas também apaga históricos de pesquisa e outros tipos de “atalho”.

A janelinha Downloads junta uma série de arquivos que você recebeu ou salvou no celular. Prints de tela, GIFs, arquivos em PDF e até imagens e vídeos podem aparecer por ali. Mais uma vez, abra a galeria e apague os arquivos que você não precisa para liberar espaço. Demais arquivos aleatórios podem aparecer na pasta Outros.

Sabendo o espaço ocupado por cada um desses dados e arquivos, fica mais fácil manter mais memória livre no celular.

 

Como saber a memória interna de um celular Apple

 

O gerenciamento de arquivos dos iPhones é um pouquinho diferente. Primeiro, você deve ir até o aplicativo Ajustes. Em seguida, toque em Geral, que vai acessar diferentes informações do aparelho.

Siga até Armazenamento e iCloud (sistema de armazenamento em nuvem da Apple). Você já vai logo ver o quanto de espaço livre tem no aparelho e na nuvem, separados em Usado e Disponível.

Se quiser saber detalhes sobre a memória interna, clique em Gerenciar Armazenamento. Ali você vai ver quais pastas e aplicativos ocupam mais espaço.

Se quiser apagar um aplicativo, é só tocar na sua janelinha e, em seguida, Apagar Aplicativo. Aquele espaço ocupado é, imediatamente liberado. É possível até, apagar alguns apps pré instalados da própria Apple.

Mas para outros arquivos, é preciso localizar a pasta ou tarefa em que cada um deles está guardado. Por exemplo, vá até a galeria para apagar arquivos de foto e vídeos. Na dúvida, verifique os apps mais usados e busque por informações de armazenamento em cada um deles.

Deixe um comentário

avatar