Internet Banda Larga

Como resolver o erro “Conexão Wi-Fi não tem uma configuração de IP válida”

Veja algumas ações que podem te ajudar a solucionar esse erro no notebook ou computador e recuperar o acesso a internet.

Não importa se é na hora de trabalhar, realizar uma tarefa importante ou só se distrair com um filme em streaming. Não conseguir usar a internet no seu computador é sempre frustrante. É só perceber que algo está errado com o sinal do Wi-Fi e começa aquela busca para descobrir qual o problema.

Muitas vezes, é uma interrupção no próprio sinal da sua internet banda larga, que pode ser causado por motivos diversos. Em outras, está tudo bem com o sinal, mas alguma interferência externa faz com que ele chegue fraco ao notebook. Ou então, o próprio Windows avisa que o “Wi-Fi não tem uma configuração de IP válida”, em mensagem acompanhada por um ponto de exclamação amarelo.

Mas como assim, se até horas antes o note acessava a internet normalmente? Bem, o problema pode ser causado por uma falha de atualização ou na estrutura da rede, que impede o reconhecimento do seu IP. Infelizmente, não tem como dar certeza sobre o que causou o problema. Contudo, é possível que algumas ações possam fazer com que a conexão no notebook ou computador volte ao normal.

Antes de seguir a leitura, é importante saber que esses ajustes devem ser feitos de forma independente. Ou seja, realize os processos separadamente, e faça um teste com a conexão antes de realizar outra tentativa. O ideal é que, a cada solução, você reinicie o computador e verifique a conexão. Aí sim, se ainda não estiver funcionando, tente outro processo.

Veja como resolver o erro “Conexão Wi-Fi não tem uma configuração de IP válida”:

 

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Primeiro, tente reiniciar o roteador

 

Acredite, o bom e conhecido “liga e desliga” pode funcionar bem aqui. É possível que o sistema do roteador tenha alguma falha temporária, que vai ser resolvida ao reiniciar o aparelho.

Então, não custa tentar! Tire o roteador da tomada e espere alguns segundos. Em seguida, ligue novamente e aguarde o sistema reiniciar completamente. Agora veja se a conexão está funcionando.

Isso também vale para locais que utilizam um switch de rede. Esses aparelhos fazem a distribuição da internet por diferentes dispositivos, inclusive para o roteador Wi-Fi. Verifique se todas as luzes do equipamento estão acesas. Caso note alguma falha, troque a conexão do roteador Wi-Fi de posição.

 

Confira a configuração da placa de rede

 

Não encontrou nenhum problema com os aparelhos e roteadores? Então é possível que a falta de sinal seja causada por algum erro de configuração da placa de rede.

Vá até a barra de pesquisa do Windows e digite Gerenciador de dispositivo. Abra a janela exibida e clique em Adaptadores de Rede. Identifique o roteador sem fio e, com o botão direito do mouse abra o menu suspenso. Em seguida, opte por Desabilitar dispositivo.

Ao reiniciar o computador, uma nova instalação será realizada automaticamente. Aguarde o processo e tente conectar a rede Wi-Fi novamente.

 

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Altere as opções do roteador

 

Uma alternativa ao tópico anterior é fazer uma alteração das configurações do adaptador Wi-Fi. Mas, para isso, é preciso que você saiba as informações de IP do seu roteador. Depois de conferir e salvar a numeração correta, siga os passos a seguir.

Primeiro vá até a rede de compartilhamento do computador e selecione Alterar as configurações do adaptador. Com o botão direito do mouse, clique na conexão que está apresentando problemas e selecione a aba Propriedades.

Na nova janela, selecione Protocolo de IP Versão 4 (TCP/IPv4) e, mais uma vez, clique em Propriedades para exibir a janela seguinte. Confirme as opções de IP e faça as alterações na numeração, caso seja necessário. Confirme a operação e reinicie o computador para testar a conexão.

 

Renovar o endereço do IP pelo Prompt

 

Você pode tentar redefinir as configurações de conexão pelo Prompt de comando, aquela caixinha com visual de computadores antigos. Vá até a caixa de pesquisa e digite Prompt de comando. Depois, clique com o botão direito do mouse e selecione Executar como administrador.

A janela preta que vai abrir é o Prompt de Comando. Onde estiver o cursor, digite “ipconfig /release”. Lembre-se do espaço antes do /release. Aperte Enter no teclado e, em seguida digite “ipconfig /renew”. Mais uma vez, não esqueça do espaço entre os termos. Aperte Enter novamente. Depois, digite “exit” e aperte Enter para sair da janela. Reinicie o computador e teste a conexão Wi-Fi.

Outra alternativa também pode ser testadas no Prompt de comando. Abra novamente a janela e digite “netsh winsock reset”. Confirme apertando Enter. Em seguida, digite “netsh int ip reset” e, novamente, aperte Enter. Saia da janela e reinicie o computador para ver se funcionou.