Dicas

Como rastrear meu celular Android que foi roubado?

Perdeu ou teve o smartphone roubado? Descubra como rastrear um celular Android em um passo a passo simples.

Rastrear um celular Android pode ser a melhor solução caso o aparelho tenha sido perdido ou roubado. E, infelizmente, casos assim são bastante frequentes, principalmente nas grandes cidades brasileiras.

Contudo, a opção de rastrear um celular Android também pode ser usado caso você não saiba onde deixou o aparelho. E isso pode acontecer mesmo dentro de casa, por exemplo.

Para facilitar o rastreio de celulares Android, o Google, que desenvolve o sistema, oferece o recurso chamado “Encontre meu dispositivo”. Todavia, ele pode ser usado tanto para smartphones quanto para tablets Android.

A função não requer que o GPS esteja ativado para ser usada, o que facilita bastante. Além disso, não requer conexão com a internet e oferece uma margem de erro pequena sobre a localização do dispositivo.

Entretanto, se você já tiver perdido as esperanças de achar seu smartphone, a gente já falou aqui no blog sobre como bloquear um celular perdido. Nesse caso, é importante bloquear o IMEI do aparelho junto à sua operadora de telefonia móvel. Contudo, esse também é um procedimento simples.

Porém, se você quiser mesmo é rastrear seu celular Android, não vai ser difícil. Basta seguir alguns passos bem rápidos e simples. No entanto, para rastrear o seu celular Android, é preciso que você tenha ativado uma função nele antes. Confira no tutorial a seguir o passo a passo para realizar o procedimento!

Perdeu o seu celular ou foi roubado? Garanta seu aparelho novo pagando pouco!

Como ativar o Gerenciador de Dispositivos Android?

 

O primeiro passo para rastrear um celular Android começa antes mesmo se você precisar desse recurso. Então, é bom se prevenir e não contar com a sorte, não é mesmo? Sempre ative o Gerenciador de Dispositivos Android assim que estiver com um aparelho novo, por exemplo.

Para ativar a função que permite rastrear o celular ou tablet Android, basta ir nas configurações do aparelho. Em seguida, toque na opção “Google”. Role a tela para baixo até encontrar “Segurança” e, então, selecione essa opção.

Feito isso, é só tocar em “Encontre Meu Dispositivo”. Ao acessar essa função, marque a opção na parte superior na tela para manter o recurso “Ativado”.

Outra dica é manter sempre o GPS ativado. Isso pode ser feito acessando as opções rápidas do dispositivo. Assim, você pode até mesmo apagar informações do aparelho remotamente caso tenha perdido seu dispositivo Android,

 

Como rastrear um celular ou tablet Android perdido ou roubado?

 

Caso você tenha ativado o Gerenciador de Dispositivos Android antes mesmo de precisar dele, é muito fácil saber onde pode estar o seu celular ou tablet com sistema operacional do Google.

Contudo, é possível usar o aplicativo “Encontre Meu Dispositivo”, que pode ser baixado no Google Play. Além disso, você pode acessar a página do Google “Encontre Meu Dispositivo” ou mesmo pesquisar no Google: “encontre meu dispositivo”.

Nesta página, você deve fazer o login usando a mesma conta Google em que o dispositivo Android que você quer achar está registrado. Desde o início, um mapa será exibido do lado direito da tela.

Todavia, depois de preencher corretamente as suas informações pessoais e acessar a sua conta, serão exibidas algumas informações. Entre elas o status da bateria do seu dispositivo Android. Além disso, a página mostrará a última vez que ele acessou a internet, por exemplo.

E, não menos importante, o mapa mostrará a localização como resultado para o rastreio do seu celular Android. Contudo, depois disso, são oferecidas algumas opções pelo Google.

Uma delas é “Reproduzir som”. Ao escolher essa opção, o celular ou tablet Android vai começar a tocar. Todavia, essa é a alternativa mais indicada para quando você perder o dispositivo dentro de casa ou em um ambiente em que você esteja, por exemplo. Assim, ao ouvir o som, será mais fácil encontrar o aparelho.

 

É possível bloquear o dispositivo perdido ou roubado

 

Além das possibilidades acima, caso seja necessário, é possível bloquear o dispositivo. Dessa forma, a tela é bloqueada e um pedido de redefinição de senha é enviado. Contudo, para criar uma nova senha, é necessário saber a antiga. Entretanto, essa pode ser a melhor opção para pessoas que perderam o aparelho, mas acreditam que ainda exista chance de encontrá-lo.

Por fim, a opção “Limpar” também está disponível ao rastrear um celular Android. Contudo, é preciso estar atento a ela, já que apaga todos os dados existentes no aparelho e não há mais como recuperá-los depois disso.

Se você perdeu o seu celular Android ou ele foi roubado, o mais indicado é verificar no mapa a sua localização e, se não houver a possibilidade de tê-lo de volta, usar a função “Limpar” para que ninguém tenha acesso aos seus dados e arquivos pessoais.

Vale lembrar que tudo isso pode ser feito mesmo à distância. Além disso, se não houver como recuperar o celular Android perdido ou roubado, é importante bloquear o IMEI junto à operadora. Assim, o aparelho fica inutilizável por quem estiver com ele.

Deixe um comentário

avatar