icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Blog

Como proteger seus áudios e mensagens no Messenger do Facebook

Restrição de permissões e conversas secretas podem deixar seus dados mais seguros.

Atualmente, boa parte da comunicação entre as pessoas é feita por mensageiros online. As opções são muitas e dispensam apresentações. Qual smartphone não tem aplicativos como WhatsApp, Instagram ou Telegram, por exemplo?

Um dos apps mais famosos é o Facebook Messenger. Além de sincronização com outros contatos do seu smartphone, o Messenger permite conversas entre os usuários do Facebook, como amigos, empresas ou grupos.

Porém, pode ser que fique aquela sensação de que suas conversas não são tão particulares quanto você gostaria. As notícias sobre empresas que acessam informações privadas não são muitas, e com os mensageiros online não é diferente. 

Recentemente, foi confirmado que o Facebook trabalhava com transcrição de áudios do Messenger. Segundo a empresa, a prática era temporária e tinha como objetivo testar a Inteligência Artificial da transcrição de áudios. O Facebook afirma, ainda, que esse tipo de ação já foi suspensa, e não tem relação com possíveis coleta de informações para anúncios.

Mas nunca se sabe, não é? Na dúvida, sempre existe a possibilidade de deixar suas conversas mais protegidas. Veja algumas medidas para aumentar a segurança de áudios e mensagens no Messenger do Facebook:

 

Com os planos controle da TIM, você tem acesso ilimitado a redes sociais, para navegar o quanto quiser sem gastar franquia de internet.

Sem transcrição de texto

Segundo o Facebook, as conversas acessadas foram aquelas em que os usuários pediram a transcrição de áudio para texto, como forma de testar a IA da ferramenta.

Então, um primeiro passo é não usar esse recurso, já que o processo de transcrição sempre vai passar por um sistema de Inteligência Artificial para ser realizado.

Conversa secreta

A conversa secrete do Messenger usa criptografia de ponta a ponta, igual a do WhatsApp. Isso quer dizer que só os participantes da conversa têm acesso ao seu conteúdo.

Por padrão, esse sistema não é utilizado no Messenger, já que inviabiliza outras ferramentas da plataforma. Por exemplo, com a criptografia de ponta a ponta, não é possível acessar as conversas em diferentes dispositivos. Entretanto, se quiser deixar suas mensagens mais seguras, é uma boa alternativa. 

Microfone bloqueado

Os aplicativos precisam avisar quais ferramentas do seu smartphone vão acessar. Normalmente, as solicitações incluem localização, contatos e câmera, entre outros.

No caso do Messenger, e de outros apps que trabalham com envio de áudios, o microfone está entre essas ferramentas. Entretanto, nas configurações do aplicativo, você pode impedir o acesso ao microfone.

Mensagens apagadas

Nesse caso, a medida é para evitar que, em caso de celular perdido ou roubado, outras pessoas vejam suas conversas. 

Caso a conversa envolva informações mais sérias, como dados bancários, senhas e detalhes pessoais, o ideal é apagar a mensagem em questão. Dessa forma, mesmo que o seu smartphone seja roubado ou que você perca o aparelho, sabe que nao tem chance de ninguém acessar essas mensagens.

voltar para o top