Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

Como proteger planilhas do Excel

Descubra como bloquear células e proteger planilhas do Excel com senha.

Em arquivos compartilhados, há sempre o risco das pessoas fazerem alterações em células que não deveriam. Mas você sabia que tem como proteger planilhas do Excel?

Você pode bloquear células específicas e liberar outras, que possam ter informações incluídas ou excluídas por outras pessoas. Isso impede que alterações indesejadas sejam feitas como alterações em atributos como a formatação.

Além disso, também é possível proteger planilhas do Excel com uma senha. Impedindo que pessoas não autorizadas abram o arquivos possam fazer alteradas. 

Quer ter acesso aos programas do Pacote Office em qualquer lugar? Assine o Office 365 e aproveite as vantagens!

Passo a passo para proteger planilhas do Excel

A Microsoft explica que a proteção de planilha do Excel é feita em duas etapas. Na primeira, é necessário desbloquear as células que outras pessoas vão poder editar. E depois, você pode proteger a sua planilha com uma senha, aumentando a segurança.

Como desbloquear células específicas em planilhas do Excel

Vá até a guia em que você quer trabalhar no arquivo do Excel e escolha as células que precisam ser editáveis por outras pessoas. Para marcar várias células ao mesmo tempo, basta manter a tecla Ctrl do teclado pressionada e ir marcando os campos com o botão esquerdo do mouse.

Depois de selecionar as células, clique com o botão direito sob uma delas e escolha a opção “Formatar Células”. Em seguida, vá para a guia “Proteção” e desmarque a opção “Bloqueado”.

Agora, é a hora de marcar quais ações os usuários vão poder realizar na planilha. Esse é o momento de definir se eles poderão inserir ou excluir colunas e linhas, classificar ou usar filtros automáticos ou ainda editar objetos.

Você deve ir na guia “Revisão” e clicar na opção “Proteger planilha”. A lista chamada “Permitir que todos os usuários desta planilha possam” será exibida com diversas opções de ações que os usuários vão poder realizar no documento. Marque aquelas que você desejar.

Como proteger uma planilha do Excel com senha

Feito isso, você pode adicionar uma camada a mais de proteção à sua planilha do Excel colocando uma senha de desbloqueio das células nela. 

Essa opção também está em “Proteger planilha”, logo acima da lista de permissões dos usuários. Basta inserir a senha desejada para desbloquear os campos da planilha, clicar em “Ok”, confirmar o código e marcar “Ok” novamente.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top