Dicas

Como posso verificar se o Smartphone/Tablet é original?

Na dúvida se o seu celular ou tablet é original? Saiba como descobrir se ele é clonado, falsificado ou não foi homologado pela Anatel.

Desde 8 de dezembro de 2018, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou o bloqueio de celulares piratas no Brasil. Portanto, muita gente pode estar se perguntando: como posso verificar se meu smartphone/tablet é original? Todavia, existem algumas maneiras simples de descobrir se o aparelho é falsificado.

A medida da Anatel é para garantir, sobretudo, a segurança dos usuários, além de combater fraudes. São bloqueados modelos clonados, falsificados, adulterados, ou que não foram homologados no Brasil. Sendo assim, é possível que alguns celulares não comercializados oficialmente no país, embora originais, não funcionem aqui por não ter homologação da Anatel.

Os aparelhos a serem bloqueados recebem uma mensagem de texto do número 2828, enviada pela Anatel. Contudo, ela diz o seguinte: Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias.

Um dia antes do bloqueio, outra mensagem é enviada: Operadora avisa: Este celular IMEI XXX é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares.

Caso você tenha recebido uma dessas mensagens, mas acredita que o seu celular esteja em situação regular, a recomendação é procurar a loja ou a pessoa que te vendeu o aparelho. Contudo, é importante ter em mãos a nota fiscal. Ela garante que você esteja amparado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Agora, se você quer ter certeza de que seu aparelho não será bloqueado, veja como verificar se o smartphone ou tablet é original seguindo os passos abaixo.

 

Compre celulares originais já com plano de internet e o menor preço do mercado na Loja Online da Claro!

 

Exija nota fiscal e confira o selo da Anatel

 

O primeiro passo para garantir que está comprando um celular ou tablet original é exigir a nota fiscal do produto. Contudo, é importante ter cuidado com sites ou lojas pouco conhecidas. Faça uma pesquisa sobre os estabelecimentos antes de efetuar a compra para garantir que ela é segura e confiável.

Além disso, desconfie caso o preço do produto esteja muito abaixo do oferecido por outras lojas. Todavia, tendo a nota fiscal, caso o consumidor descubra alguma irregularidade com o aparelho comprado, fica mais fácil acionar o vendedor na justiça, por exemplo.

Além disso, aparelhos móveis originais vendidos no Brasil contam com um selo de certificação da Anatel. Ele pode vir na bateria, ou mesmo no manual de instruções do dispositivo. Assim que estiver com o aparelho em mãos, verifique se ele conta com esse selo.

 

Verifique o IMEI

 

Uma das maneiras de saber se o celular é original está ligada o IMEI, que é um código único de identificação do aparelho. Portanto, para saber se o seu celular é original, basta verificar o IMEI do aparelho.

Todavia, a sequência de 15 números pode ser obtida discando para *#06# a partir do seu celular. Outra dica importante é comparar o número de IMEI que aparecerá na tela com o que está na caixa do celular ou tablet. Eles precisam ser exatamente iguais.

Você também pode obter o número do IMEI nas configurações do aparelho. Se for um celular Android, por exemplo, basta ir em “Configurações”, depois em “Sobre o telefone”. Continue para “Status” e selecione a opção “Informação IMEI”.

Contudo, com o número em mãos, vá ao site da Anatel e insira esse código para descobrir se o seu smartphone é original e se tem homologação do órgão para funcionar no país.

Basta clicar em “Consultar aqui a situação do seu aparelho celular”, digitar o número IMEI e marcar “Consultar”. Então, serão exibidas as informações referentes ao IMEI consultado.

 

Preste atenção nos detalhes

 

A maioria dos celulares e tablets que não são originais pecam em alguns detalhes. Entre eles estão o acabamento, a configuração, especificações de sistema ou mesmo funções.

Portanto, fique atento aos detalhes. Veja se o dispositivo parece original, se tem a qualidade esperada e teste todas as funcionalidades para saber se rodam corretamente.

Além disso, fique de olho na tela de início. Muitos aparelhos falsificados não contam com a mesma animação. Se estiver na dúvida sobre essas informações, compare com a de tutoriais do modelo que você comprou em canais no YouTube, por exemplo.

Você também pode comparar as especificações técnicas para saber se não as mesmas. Todavia, uma das maneiras mais simples é baixando o aplicativo CPU-Z, que vai mostrar todas as informações de ficha técnica no seu celular.

Contudo, em celulares Android também é possível fazer essa verificação de outra maneira. Desligue o aparelho e conecte-o a um computador ou notebook. Depois, pressione ao mesmo tempo os dois botões de volume do dispositivo e também o botão que liga o celular ou tablet.

Quando aparecer um ícone de bateria no display, solte o botão de ligar/desligar. As informações sobre o dispositivos irão aparecer na tela. Anote-as e vá até o site oficial da fabricante para ver são iguais.