Dicas

Como medir a velocidade de conexão da internet no celular

Descubra como medir a velocidade da internet no celular e entenda qual é a importância de cada informação que é apresenta no resultado do teste de velocidade!

Ao contrário do que acontece com a internet banda larga, quando contratamos um plano de internet móvel, não sabemos qual será a sua velocidade. Contudo, existem maneiras muito simples de medir a velocidade da internet no celular.

As operadoras de internet fixa funcionam de maneira um pouco diferente das móveis. Na hora da contratação, o cliente escolhe qual é a velocidade da internet que ele quer ter em casa. Entretanto, é possível usar os dados durante todo o mês.

Porém, no caso da internet móvel, o cliente escolhe a quantidade de dados que ele quer ter à disposição por um determinado período, que geralmente é de um mês. Assim, ele deve contar com a infraestrutura das operadoras para ter uma boa velocidade de internet no celular.

Isso porque as empresas podem oferecer internet 3G, 4G, ou mesmo o recente 4.5G, que é mais eficiente do que o 4G. Sendo assim, o ideal é escolher por uma operadora que tenha uma boa cobertura 4G, ou ainda que já ofereça o 4.5G.

 

Garanta seu smartphone novo com o plano de internet ideal para você na Loja Online da Claro! 

 

Como medir a velocidade da internet no celular

 

Para começar acesse o medidor de velocidade do Celular Direto. Em seguida, toque em “Iniciar”.

Em alguns instantes a página vai entregar informações sobre a sua conexão com a internet. Lembrando que esse teste de velocidade pode ser feito tanto em dispositivos móveis como em notebooks e desktops conectados à internet.

Contudo, verifique se a internet usada no celular no momento do teste é o Wi-Fi ou os dados móveis. Isso porque o teste vai levar em consideração a fonte usada para fornecer internet ao smartphone.

Além disso, são exibidas informações que podem ser desconhecidas para algumas pessoas. Entre elas estão o Ping, o Jitter, a velocidade de Download e de Upload.

 

Atenção a velocidade de download e upload

 

O mais importante para quem quer medir a velocidade da internet no celular costuma ser a velocidade de download e de upload. Isso porque elas representam o quão rápida é a troca de informações.

Pode não parecer, mas, ao usar a internet, trocamos informações o tempo todo. Ao abrir uma página, por exemplo, é feito um download. Já quando enviamos um arquivo em um aplicativo como WhatsApp, fazemos um upload, por exemplo.

Sendo assim, é importante que essas velocidades sejam elevadas, para oferecer fluidez na troca de informações até mesmo em tarefas rotineiras.

Uma maneira de saber se a velocidade apresentada no fim do teste é boa é verificando as pesquisas que saem sobre o assunto.

Uma das mais recentes foi divulgada em novembro de 2018. Nela, foi relevada que a velocidade média de download no Brasil é de 18,5 Mbps. Já a de upload de 7,52 Mbps. Contudo, as informações são referentes à conexão oferecida por operadoras de telefonia móvel.

 

Entenda o que é Ping, Jitter, velocidades de download e de upload

 

Download e upload

No geral, o mais importante na hora de medir a velocidade da internet no celular é saber qual é a velocidade de download. Apesar de trocarmos muitas informações ao usar a conexão móvel, como já mencionamos, o recebimento de dados costuma ser superior ao envio (upload).

Sendo assim, para saber se a sua internet móvel é boa, verifique se a velocidade de download está ao menos na média brasileira de  18,5 Mbps. Caso esteja abaixo e você não esteja satisfeito com a sua operadora, pode conferir levantamentos que apontam as operadoras com o 4G mais rápido do Brasil.

Contudo, antes de fazer a portabilidade ou a migração do seu plano, é recomendável que você verifique primeiro a cobertura da operadora na sua região.

Porém, se você faz muitos uploads, subindo vídeos, por exemplo, é bom ficar atento à velocidade de upload também. Como a média brasileira é de 7,5 Mbps, o ideal é que a sua não fique abaixo disso.

 

Ping e Jitter

Outros resultados que costumam aparecer em testes de velocidade são o Ping e o Jitter. O primeiro é conhecido também como latência. Sua lógica é bem parecida com a de um sonar. Contudo, ele mede o tempo que leva para uma informação chegar de um ponto ao outro.

Todavia, o ideal é que o Ping seja bem baixo. Dessa forma, é possível jogar online com menos atraso (lag), e até mesmo assistir vídeos em streaming com boa qualidade.

Quanto ao Jitter, é a medida para a variação do atraso da entrega das informações (ping/latência). Ou seja, o ideal também é que o Jitter seja baixo, já que irá representar uma baixa taxa de atraso.

Deixe um comentário

avatar