Dicas

Como manter número antigo de WhatsApp

É fácil manter seu número antigo de WhatsApp e não perder seu histórico, conversas e contatos. Descubra como é possível!

Trocou de número de celular e quer manter o WhatsApp com o número antigo? É possível fazer isso! Mesmo que você não esteja usando mais o chip anterior, dá para continuar falando com seus amigos por ele.

Isso porque o aplicativo não é atrelado ao número do celular. Contudo, e importante lembrar que você não deve se desfazer do seu chip antigo.

Ou seja, se você optar por fazer o bloqueio dele, a operadora pode passar o número para outra pessoa. Dessa maneira, você pode perder o acesso ao seu número.

Além disso, caso um chip fique inoperante por um determinado período de tempo, a própria operadora pode fazer o cancelamento dele. Nesse caso, ela “vende” o seu antigo número para outra pessoa. Com isso, ele passa a não ser mais seu e você pode ter problemas em usar o WhatsApp através dele.

Entretanto, é importante lembrar que você não precisa mudar de número se não quiser. Isso porque, hoje em dia, as operadoras são obrigadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a fazer a portabilidade sem complicação.

Contudo, é possível contatar a operadora para qual deseja mudar e ela resolve toda a parte burocrática para trazer seu número para ela. Além disso, você também pode mudar de plano de celular sem fazer a troca de operadora. Esse procedimento se chama migração, e também é bastante simples.

Porém, se você quer realmente mudar de número de celular, mas continuar usando o WhatsApp com o número antigo, vamos te mostrar como isso é possível. Confira os passos a seguir!

 

O que é preciso para usar número antigo no WhatsApp?

O primeiro de tudo é o smartphone ter acesso à internet. Todavia, o aplicativo só funciona online. Além disso, é importante que o seu telefone novo tenha um chip habilitado para receber chamadas e mensagens de texto (SMS).

Com o celular desligado, insira o seu chip antigo – aquele com o número que você não quer deixar de usar. Depois, ligue novamente o aparelho, abra o WhatsApp e configure normalmente.

Pronto, agora você já pode desligar o smartphone e retirar o chip antigo e colocar o novo. Ao ligar o aparelho novamente, o seu WhatsApp vai estar atrelado ao seu número antigo. E vai permanecer assim até que você opte por fazer a mudança.

Porém, como dito anteriormente, tenha cuidado para não perder o seu número antigo por ficar muito tempo sem utilizá-lo.

Existem ainda outras opções para continuar usando o número antigo no WhatsApp. Uma delas é investindo em um celular dual chip. Todavia, é possível usar o chip antigo e o novo ao mesmo tempo e continuar com o seu número antigo de WhatsApp.

Além disso, alguns celulares de marcas como a Samsung permitem usar duas contas de WhatsApp ao mesmo tempo. Essa funcionalidade é interessante em telefones dual chip como o Galaxy J7 Pro, por exemplo.

 

Como mudar o número do telefone no WhatsApp?

 

Agora, se você comprou um celular novo ou mudou de número e quer fazer a migração da sua conta antiga de WhatsApp para nova, também é possível. Dessa maneira, você mantém seus contatos e grupos, por exemplo.

Seguindo um simples passo a passo, é possível ter acesso à sua conta antiga no WhatsApp, mesmo usando o celular com um chip novinho.

Em um primeiro momento, você vai precisar ainda ter acesso à conta antiga do WhatsApp. Ou seja, se você mudou de celular e tem um número novo, vai precisar usar o aparelho e o chip antigo para fazer a transição.

Com o aplicativo aberto em seu novo celular, selecione a opção “Menu”. Depois, vá em “Configurações”. Em seguida, escolha “Conta” e pressione “Mudar número”. Clique em avançar para migrar as configurações, grupos e dados da sua conta antiga de WhatsApp.

Contudo, será preciso inserir o número antigo do WhatsApp. Você receberá um código de verificação, que deve ser inserido no campo indicado.

Se você tiver seu histórico de conversas salvos no Google Drive, é só restaurar no seu telefone novo. Contudo, também dá para fazer a transferência manualmente. Entretanto, será preciso ir ao “Menu” novamente e selecionar “Configurações”. Em seguida, vá em “Conversas” e marque “Backup de conversas”.

Depois, clique em “Fazer backup” e aguarde até que ele seja concluído. A recomendação do próprio WhatsApp é que os dados sejam copiados para a sua conta no Google Drive, o serviço de armazenamento em nuvem do Google.

Deixe um comentário

avatar