Como jogar Free Fire com controle no celular
Uso de controle no celular para Free Fire apresenta vantagens e desvantagens.
Free Fire, o Battle Royale para celular da Garena, foi o game mais baixado de 2019. Cada vez mais jogadores se juntam à comunidade e participam das batalhas. Para levar a melhor, tem quem prefira usar um controle, no estilo dos consoles.
A boa notícia é que diversas fabricantes oferecem opções de controles para smartphones. Esses joysticks são acoplados nas laterais do aparelho ou apresentam um suporte para o dispositivo.
De qualquer forma, o celular fica na horizontal, posição que favorece a jogatina. Já o pareamento é realizado pela conexão Bluetooth. Contudo, a opção por jogar Free Fire com um controle tem vantagens e desvantagens.
Free Fire no celular: diferenças de jogabilidade
É claro que ao usar um controle para um game desenvolvido pela tela touch as diferenças vão aparecer.
Os adeptos dessa escolha costumam gostar de deixar a tela completamente livre para visualização, já que não é preciso usar os dedos para navegar. Além disso, é possível configurar os botões para que certas ações fiquem mais ágeis, como atirar.
Como lado negativo, está o maior delay entre realização dos comandos e a resposta no game, o que pode fazer bastante diferença no Free Fire. Logo, se o seu smartphone já reproduz o jogo com latência mais alta, essa pode não ser a melhor alternativa.
Entretanto, a principal desvantagem é que a Garena não incentiva essa prática. Para começar, o jogo não oferece suporte aos controles, e a configuração e pareamento deve ser realizado por apps de outras desenvolvedoras.
E segundo as diretrizes da Garena, o uso de softwares de terceiros é um dos fatores classificados como fraude, o que pode levar à punição dos jogadores, inclusive à suspensão da conta.
Como usar o controle do Free Fire
Apesar dos avisos, alguns jogadores se arriscam a entrar nas batalhas de Free Fire com um controle. Os modelos desses dispositivos são bem variados, com faixas de preço que variam de R$ 40 até cerca de R$ 200.
Após acoplar o joystick no smartphone, é preciso realizar o pareamento, por meio da conexão Bluetooth. Em seguida, é preciso baixar um dos aplicativos disponíveis para configuração dos comandos dos botões. Vale notar que essa parte pode ser meio trabalhosa, dependendo do modelo e app escolhidos.
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!