icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

Como funciona o serviço de roaming

Roaming permite que assinantes usem o plano de celular para chamadas e acesso a internet em viagens nacionais e internacionais.

O roaming internacional é um serviço oferecido pelas operadoras de celular, para que seus assinantes possam fazer ou receber ligações e mensagens e acessar uma rede de dados móveis, mesmo fora de área de cobertura do plano.

Para isso, as operadoras brasileiras fazem parcerias com operadoras dos países de destinos. Dessa forma, você pode usar o seu celular durante viagens internacionais.

Entretanto, o uso dessas operadoras intermediárias aumentam o custo do serviço. Para tornar o acesso mais acessível, as empresas brasileiras, como TIM, Vivo e Claro

, oferecem uma série de pacotes de Roaming Internacional. Assim, o assinante consegue evitar custos muito altos, mas não ficam sem internet durante as viagens.

Logo, antes de fazer uma viagem internacional, é preciso entrar em contato com a sua operadora para adquirir um desses pacotes e ativar o uso do roaming  enquanto estiver fora do Brasil.

Com os planos pós-pagos da Claro você pode usar o Passaporte Claro, serviço de roaming internacional da operadora, sem custos extras. Escolha a melhor opção para você!

E o roaming nacional?

Esse custo extra em chamadas efetuadas ou recebidas, mensagens e uso da internet também pode ocorrer dentro do Brasil, o chamado roaming nacional.

Normalmente, os planos pós-pagos incluem esse serviço. Ou seja, você pode usar seus dados e fazer chamadas em qualquer estado do país, sem custo extra.

Entretanto, planos controle e pré-pagos nem sempre contam com essa vantagem. Então, para evitar que seus créditos acabem antes do previsto, é importante entrar em contato com a operadora e perguntar se o plano contratado inclui o roaming nacional ou se é mais indicado evitar o uso do celular em algumas situações.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top