Blog

Como funciona o Samsung Pay

Saiba o que é e como funciona a plataforma de pagamento exclusiva dos smartphones da Samsung

Cada vez mais as fabricantes de celular lançam produtos com tecnologias que permitem realizar compras e pagamentos a partir de smartphones. Num futuro não tão distante, é possível que não precisemos mais dos nossos cartões de débito e crédito para efetuar o pagamento da conta de um restaurante, por exemplo, à medida que inovações desse tipo são implementadas de forma massiva. Para realizar tarefas como essas, fabricantes de aparelhos celular já oferecem plataformas próprias para transições financeiras por meio dos smartphones. A Samsung Pay, da empresa sul-coreana, é uma delas.

Desenvolvida exclusivamente para aparelhos Galaxy, a plataforma utiliza um sistema de criptografia para a realização de pagamentos de forma segura via mobile, em poucos segundos. Para saber mais detalhes sobre o funcionamento da Samsung Pay, continue lendo esse artigo até o final.

 

Funcionamento por meio de NFC

 

O Samsung Pay efetua transações financeiras por meio do chip NFC (Near Field Communication), presente nos últimos modelos de celular da fabricante. O NFC é basicamente sistema de comunicação sem fio entre dispositivos por proximidade, semelhante ao WiFi e ao Bluetooth.

A principal vantagem do NFC é que sua transmissão de dados não utiliza redes e sinais públicos, estabelecendo assim conexões seguras com os outros dispositivos. Além disso, não necessita ser pareado para se conectar com outros aparelhos.

 

Várias camadas de segurança

 

Segundo informações da fabricante, o Samsung Pay possui uma série de recursos avançados que garantem a segurança das transições, como o uso do padrão de token para proteger as informações da sua conta bancária, gerando um número novo a cada pagamento efetuado.

O sistema ainda é protegido pelo Samsung Knox, que, de acordo com a empresa, é uma tecnologia que ajuda na proteção contra invasores e arquivos maliciosos. Outra camada segurança é a ferramenta Samsung Find My Mobile, que permite que o usuário faça o rastreamento ou o bloqueio do aparelho em caso de perda ou roubo, possibilitando também deletar informações importantes de forma remota.

 

Disponibilidade

 

A plataforma de pagamento mobile da Samsung já está disponível para cartões com as bandeiras Mastercard e Visa. Bancos e instituições financeiras como Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Porto Seguro Cartões, Banco Inter já são compatíveis com esse tipo de operação.

 

Smartphone compatíveis com o Samsung Pay

 

O Samsung Pay pode ser usado pela linha de celulares Galaxy, incluindo o Gear S3. Confira lista completa.

 

  • Galaxy S8
  • Plus Galaxy S7
  • Galaxy S7 Edge
  • Galaxy S6
  • Galaxy S6 (Edge e Edge Plus)
  • Galaxy Note 5
  • Galaxy A5 (2016 e 2017)
  • Galaxy A7 (2016 e 2017)
  • Galaxy A9
  • Gear S3 (modelos R760 e R770)

 

Como usar o Samsung Pay

 

Confira a seguir um passo a passo para você configurar o serviço de pagamento mobile da Samsung.

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo em seu aparelho celular. Ao abri-lo, insira ologin e senha da sua conta na Samsung. Caso você ainda não seja cadastrado, clique em “Iniciar Sessão” e preencha os seus dados;

Passo 2. Após obter acesso com sua impressão digital, clique em “Adicionar cartão”;

Passo 3. Cadastre seu cartão de crédito ou débito por meio da câmera do seu celular ou digitando os números impressos nele, de forma manual. Insira também a validade do cartão e o código de segurança de três dígitos.

Passo 4. Ao concordar com os termos de serviço, faça a solicitação do código de segurança e use-o no display que será aberto em seguida.

 

Como realizar pagamentos com o Samsung Pay

 

Após cadastrar seu cartão, basta seguir os passo abaixo para realizar pagamentos com o seu smartphone, utilizando o Samsung Pay.

Passo 1. Arraste o dedo em direção à parte superior do display do seu smartphone e, em seguida, seleciona o cartão com o qual você realizará o pagamento;

Passo 2. Verifique sua impressão digital para liberar a transação;

Passo 3. Aproxime seu smartphone da maquininha do estabelecimento para finalizar a compra.