Como funciona a franquia de download e velocidade da internet
Descubra como funcionam e quais as diferenças entre franquia de download e velocidade da conexão da internet banda larga.
Quer entender como funciona a franquia de download e a velocidade da internet banda larga? Bom, para começar, são dois assuntos distintos, que vamos explicar mais à frente.
Para contextualizar, é preciso lembrar que a franquia de internet foi polêmica em 2016, quando a Vivo resolveu se juntar à Net e oferecer pacotes de internet fixa com limite de consumo de dados, incluindo limitações na quantidade de downloads e uploads.
Apesar da Net já adotar esse modelo desde 2004, muitas pessoas se opuseram à adesão de outras operadoras, fazendo com que a Agência Nacional de Telecomunicações se posicionadas a favor dos consumidores.
A decisão cautelar da Anatel foi anunciada em 2016, prevendo que as operadoras poderiam começar a limitar o uso de dados da internet fixa após cumprirem algumas exigências. Uma delas seria a comparação de preços, além da possibilidade de acompanhar o consumo do pacote. No entanto, até o momento não houve um consenso sobre o funcionamento da franquia de dados, que segue proibida pela Anatel.
Se, por um lado, as operadoras afirmam que o modelo de franquia permitiria oferecer melhores serviços, a preços menores, por outro, os clientes, órgãos de defesa do consumidor e outras entidades desconfiam dessa promessa e não querem passar a ter essa preocupação com o consumo da franquia de download.
Um dos receios é que aconteça como no caso do início da cobrança de bagagens em viagens de avião. A medida previa a diminuição dos preços das passagens aéreas, o que não aconteceu.
Por enquanto, os planos de internet banda larga seguem sendo vendidos no Brasil de acordo com a velocidade de conexão que oferecem.
Em comparação com outros países, poucos são os que permitem limitar a franquia de dados, entre eles estão Estados Unidos e Canadá. Já na Alemanha, é permitido diminuir a velocidade quando o cliente atingir o limite de dados contratado.
Quer saber mais sobre a franquia de download e a velocidade da conexão, entender suas diferenças e saber como funcionam no Brasil? Acompanhe a leitura.
O que é a franquia de dados da internet banda larga?
A franquia de dados na internet fixa funciona, basicamente, como em um celular. Fazendo uma comparação com os planos de internet móvel, o usuário contrata um pacote em que está prevista uma quantidade limitada de dados para serem usados, geralmente, no p eríodo de um mês.
Caso os dados sejam consumidos antes do término dos 30 dias, a operadora pode simplesmente cortar a internet do cliente. No entanto, algumas empresas apenas diminuem a velocidade de navegação, permitindo assim que o usuário ainda possa usar a internet.
No caso da franquia de dados na internet banda larga funciona exatamente assim: o cliente contrata um plano com uma determinada velocidade, que está atrelada a uma quantidade de dados que pode ser consumida naquele mês com downloads e uploads. Quando chega ao fim, a empresa pode deixar de fornecer a conexão ou diminuir a velocidade de navegação.
Vale lembrar que todas as atividades realizadas através da internet implicam no uso de dados. Seja na hora de abrir um e-mail, assistir a um vídeo, usar aplicativos de mensagens, redes sociais, ou até jogar online.
Atualmente, a Anatel permite a franquia de dados apenas para provedores com até 50 mil clientes. Operadoras maiores, como GVT, Vivo, Net, TIM e Oi não podem cortar a internet e nem diminuir a velocidade da conexão dos usuários.
Porém, a discussão sobre a adoção desse modelo de negócio segue sendo levantada pelas operadoras brasileiras, que têm muito interesse na franquia de downloads para limitar o consumo e ter mais controle sobre a operação.
Qual é a diferença entre a franquia de downloads e a velocidade?
Agora que você já sabe o que é a franquia de dados da internet banda larga, é a hora de entender a sua diferença para a velocidade da conexão.
Enquanto a franquia limita a quantidade de dados que são trocados, a velocidade é a responsável por dizer o quão rápido esses dados serão trafegados. Mais uma vez comparando com um plano de internet móvel, a velocidade da internet banda larga, que é medida em megabits ou gigabits, equivale à velocidade 3G, 4G ou 5G do celular.
Hoje em dia, os planos de internet banda larga são vendidos de acordo com a velocidade que oferecem. Isso quer dizer que você contrata o pacote que vai atender melhor as suas necessidades, seja ele de 5 MB ou até de 300 MB, no caso do Vivo Fibra, o plano de internet por fibra ótica da operadora, por exemplo. Quanto maior esse número, mais veloz será a conexão.
Na hora de contratar um pacote de internet fixa, é preciso levar em consideração o uso que será feito da conexão, para então definir qual é a velocidade mais adequada.
Segundo as regras da Anatel, grandes operadoras, como Net e Oi, são obrigadas a entregar ao menos 40% da velocidade contratada pelo cliente, em medicações isoladas. Na média do mês, essa porcentagem deve ser de pelo menos 80% da velocidade acordada.
Quando o assunto são os provedores pequenos, as regras são diferentes. Eles devem fornecer uma velocidade fixa, e sem variações.