Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

Como ficar invisível no Whatsapp

Aplicativo de mensagens não oferece opção para esconder o “online”, mas algumas dicas ajudam a manter a privacidade.

O WhatsApp, assim como outros aplicativos de mensagens online, estão entre os aplicativos mais usados em smartphones. Mais do que isso, são responsáveis por uma mudança na forma de comunicação do dia a dia. Afinal, muita gente prefere mandar mensagens, fotos, arquivos e vídeos pela internet a fazer uma ligação ou enviar mensagens SMS.

Vale lembrar que as próprias operadoras de telefonia já perceberam isso faz tempo. Por isso, oferecem diferentes planos de celular com vantagens para quem usa muito os aplicativos de mensagens, principalmente o WhatsApp.

Entretanto, até os maiores fãs do WhatsApp reclamam da falta de opção para “ficar invisível” no aplicativo. Esse recurso, disponível em alguns outros mensageiros online, como o Skype, ajudam a impedir que as pessoas vejam que você está acessando o programa naquele momento.

Oficialmente, não é possível fazer isso no WhatsApp, já que, sempre que você acessa o app, vai aparecer o famoso “online” na janelinha da sua conversa. Mas algumas dicas podem ajudar a enganar esse aviso.

 

Aproveite o Modo Avião nos smartphones

 

A dica mais simples é aproveitar o Modo Avião do seu smartphone. Com ele, você encerra o acesso à internet do celular. Dessa forma, não tem como enviar atualizações imediatas. Mas como isso ajuda a ficar invisível no WhatsApp?

Bem, caso você queira ler uma mensagem sem aparecer online, ative o Modo Avião. Já sem acesso à internet, abra o WhatsApp e leia a mensagem, que já terá sido baixada. Pronto, ninguém vai saber que você está com o WhatsApp. Se quiser responder, digite a mensagem e envie normalmente. Depois, feche o aplicativo e desative o Modo Avião. A mensagem vai ser enviada assim que a conexão com a internet for normalizada, sem você aparecer online.

No caso de conversas contínuas, esse nem sempre é o caminho mais fácil. Afinal, ler e responder as mensagens vai ser mais demorado. Além disso, pode ser bem chatinho ficar ligando e desligando o Modo Avião.

Uma alternativa é o uso de aplicativos de outros desenvolvedores que afirmam impedir a exibição do “online” no WhatsApp. Entre os mais conhecidos, estão o Flychat e o Unseen.

 

WhatsApp Web tem extensão do Google Chrome

 

Já se o seu objetivo é usar a versão do WhatsApp Web sem ser interrompido, você pode usar a extensão do Google Chrome chamada WhatsApp Incognito. O programinha abre uma versão web do WhatsApp com um menu um pouco diferente da versão regular. Então, é só configurar todas as opções de privacidade oferecidas pela extensão.

É possível desativar a informação de “visto por último” e a confirmação de leitura da mensagem, assim como no smartphone. Entretanto, você também pode enviar a confirmação de leitura com um “atraso”, de até 30 segundos, ou só marcar como lida quando você quiser.

 

Contatos bloqueados não podem ver que você está online

 

É legal saber que, quando um contato está bloqueado no seu WhatsApp, ele não recebe nenhuma informação sobre a sua conta. Ou seja, além de não visualizar a sua foto de perfil ou o seu “visto por último” (mesmo quando o recurso estiver ativo na sua conta), esse contato também não visualiza quando você fica online.

 

Outras dicas de privacidade no WhatsApp

 

Quem usa o WhatsApp no celular já conhece as configurações de privacidade disponíveis no aplicativo. Mas não custa lembrar as principais delas, certo?

Em primeiro lugar, você pode escolher quem vê a sua foto de perfil. Abra o aplicativo e vá em Ajustes ou Configurações. Em seguida, selecione a aba Conta. Depois, clique em Privacidade. Você vai ver, entre as opções, a aba Foto de Perfil. Ao abrir essa aba, vai aparecer as opções Todos, Apenas Contato ou Ninguém. Escolha quem pode visualizar a sua foto (no caso de Apenas Contatos, só os números salvos na sua agenda do celular poderão ver sua foto).

Também em Privacidade, você pode configurar os avisos de Visto Por Último. Clique na aba correspondente e selecione uma das opções: Todos, Apenas Contatos ou Ninguém. Você tem, ainda, a possibilidade de ajustar a visualização do Recado, com essas mesmas opções.

Já com os Status, aqueles vídeos ou fotos temporários tipo o Stories do Instagram, as opções são diferentes. Você pode selecionar entre exibir para todos os contatos, ou escolher quem pode ou não visualizar os seus status, sem precisar bloquear a pessoa no WhatsApp.

Finalmente, é possível desativar o aviso de leitura de mensagem, aquele famoso “dois tiques azuis”. Ainda na janela Privacidade, procure a opção Recibos de Leitura e escolher se você quer ativar ou não o recurso.

Porém, vale o lembrete, ao desativar a confirmação de leitura ou o “visto por último” do seu WhatsApp, você também deixa de visualizar essas informações sobre o seu contato.