Dicas

Como fazer figurinhas (stickers) personalizadas para o WhatsApp

Confira o tutorial e aprenda a fazer suas figurinhas personalizadas no WhatsApp. Procedimento pode ser feito em dispositivos Android e iOS.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no Brasil para se comunicar. E se você também usa muito a ferramenta, já deve ter se perguntado: como fazer figurinhas personalizadas no WhatsApp?

Elas vem sendo muito usadas por diversas pessoas. Geralmente, é usada uma foto própria ou relacionada a algum “meme” para a criação de uma figurinha personalizada no WhatsApp. Essa é uma maneira divertida de mostrar situações e imagens em conversas com amigos e parentes, por exemplo.

Contudo, existem maneiras simples para criar seus próprios stickers no WhatsApp. Entretanto, é muito importante você saber que, quando você usa figurinhas personalizadas no aplicativo, elas se tornam públicas.

Ao enviar para alguém, por exemplo, essa pessoa poderá compartilhar com outros contatos livremente. Então, cuidado com as imagens que você vai escolher para criar uma figurinha personalizada no WhatsApp!

A seguir, vamos te falar sobre as especificações que um sticker próprio deve ter. Logo após, veja quais aplicativos estão disponíveis para ajudar a criar as figurinhas e confira o passo a passo para, finalmente, ter seus stickers personalizados no WhatsApp.

Garanta agora o melhor 4.5G do Brasil e WhatsApp ilimitado para você enviar figurinhas a vontade para todos os seus amigos!

Como deve ser uma figurinha personalizada para o WhatsApp?

 

Apesar de ser fácil criar stickers personalizados no WhatsApp, eles devem se enquadrar em alguns requisitos. Para começar, não podem infringir as regras de uso do aplicativo.

Todavia, isso quer dizer que as figurinhas personalizadas não podem conter imagens obscenas, difamatórias ou que infrinjam os direitos autorais ou de privacidade. Além disso, elas não podem incitar atos violentos, ilícitos ou inadequados. Sem falar que não podem conter declarações falsas, enganosas ou incorretas, por exemplo.

E não menos importante, as figurinhas personalizadas não podem contar conteúdo difamatório, em tom de ameaça, assédio, ódio, ofensa contra raças e etnias, ou ainda que seja intimidador.

Entretanto, além de precisar seguir essas regras, também é necessário estar atento a algumas especificações técnicas para criar figurinhas personalizadas no WhatsApp. Para começar, a imagem tem que ter fundo transparente.

Além disso, o sticker personalizado precisa ter formato quadrado. Contudo, basta seguir essas dimensões: 512 x 512 pixels. Todavia, os arquivos precisam ser leves. Então, cada figurinha precisa ter até 100 KB. Quanto ao formato da imagem, tem que ser WebP.

Porém, também dá para personalizar o ícone que vai representar a sua figurinha personalizada no WhatsApp. Contudo, essa imagem também precisa ser um quadrado, mas seguindo dimensões menores, de 96 x 96 pixels. Já o seu tamanho deve ser de no máximo 50 KB.

Afinal, como fazer uma figurinha personalizada no WhatsApp?

Você pode criar suas próprias figurinhas personalizadas no WhatsApp, seguindo as orientações anteriores, a partir de qualquer programa de edição de imagem. No entanto, existe uma maneira bem mais fácil de fazer isso.

Alguns aplicativos estão disponíveis para sistemas operacionais Android e iOS para auxiliar nesse processo. Eles são capazes de remover o fundo das imagens e ainda deixá-las no tamanho exato para serem usadas no aplicativo.

Para celulares Android, existem algumas opções como Create Stickers for Whatsapp – WAStickerApps, Sticker Studio e Apagador de Fundos. Todavia, em dispositivos iOS é possível usar o WSTick e o Foto Background Eraser, por exemplo.

 

Criando uma figurinha personalizada

 

Para esse passo a passo, usamos o aplicativo Create Stickers for Whatsapp – WAStickerApps. Entretanto, o procedimento é bem parecido nas outras ferramentas citadas.

O primeiro passo é, claro, baixar e abrir o app. Em seguida, vá em “Novo pacote”. Então, escolha um nome para o seu pacote de figurinhas e determine um autor para ele. Neste caso, você pode colocar seu próprio nome. Em seguida, toque em “Criar”.

 

Ao clicar no símbolo de “+” você pode adicionar as suas figurinhas personalizadas. O pacote precisa ter ao menos três delas. Todavia, elas podem ser todas iguais, por exemplo. Contudo, o máximo de figurinhas por pacote é de 30 imagens.

Escolhendo uma imagem, é possível selecionar a opção “Apagar fundo” para que ela se torne, de fato, um sticker do WhatsApp. Todavia, ao escolher essa opção, você vai ser direcionado para uma tela de edição.

Contudo, é importante notar que a remoção do fundo da imagem acontece de forma manual. Ou seja, o ponto vermelho que é exibido na tela é usado como se fosse uma borracha que vai apagando o fundo da imagem. Você pode ainda escolher qual vai ser a grossura dele, para facilitar o procedimento.

Entretanto, caso você erre em algum momento, pode retornar para o movimento anterior. E, depois de ter apagado o fundo da sua figurinha, é hora de salvá-la.

Então, volte à tela inicial do aplicativo para criar o sticker. O pacote que você acabou de criar vai estar lá, salvo com o nome que você deu a ele. Ao lado, haverá um símbolo de “+”. Ao tocar nessa opção, você vai adicionar as figurinhas ao WhatApp.

Agora, é só abrir o WhatsApp, abrir uma conversa e tocar na opção de Emojis. Na parte inferior, há um ícone com todas as suas figurinhas. Então, basta escolher o que você acabou de criar e começar a usar os seus stickers personalizados no WhatsApp.

Deixe um comentário

avatar