Dicas

Como fazer chamada de vídeo pelo WhatsApp?

Conversas por vídeo podem ser bem mais diretas, mas saiba que o serviço acessa o seu plano de dados

O WhatsApp dispensa apresentações. Afinal, o aplicativo de mensagens online mais conhecido do país já faz parte do dia a dia de todo mundo que tem um smartphone, e pode até ser mais usadas que as próprias chamadas telefônicas.

Aliás, as próprias operadoras já sabem disso, e muitos planos controle incluem pacotes com acesso ilimitado ao WhatsApp, com a troca de mensagens por texto ou voz, fotos e vídeos sem consumir os dados da sua franquia.

Mas às vezes a gente quer mais do que trocar mensagens e fotos, não é? Seja para matar a saudade de conversar com alguém que não vemos há muito tempo, para mostrar, ao vivo, tudo o que você está vendo em uma viagem, ou mesmo para ter conversas profissionais, fazer uma chamada de vídeo pelo WhatsApp é uma forma de comunicação mais direta e eficiente.

Descubra como é fácil fazer uma chamada de vídeo pelo WhatsApp:

Passo 1 – Abra a janela de conversa de um dos seus contatos no WhatsApp

Passo 2 – Toque no ícone de chamada de vídeo. A câmera frontal do seu telefone vai abrir automaticamente enquanto você espera a outra pessoa atender, como em uma chamada normal.

Passo 3 – Quando seu contato atender a chamada, é só posicionar o celular e conversar normalmente!

Durante a chamada de vídeo, a sua tela vai exibir a câmera da outra pessoa, com a sua câmera em miniatura no canto inferior.

Através das ferramentas do aplicativo, você pode alternar entre a sua câmera frontal e traseira, para mostrar o lugar em que você está, por exemplo.

Como fazer uma chamada de vídeo em grupo no WhatsApp

Você também pode realizar uma videoconferência, ou seja, uma conversa por vídeo com vários contatos através do WhatsApp.

Nesse caso, faça a primeira chamada de vídeo com um dos contatos, seguindo os passos anteriores normalmente.

Quando a chamada for atendida, selecione a opção “Adicionar Participante”, localizada no canto superior direito da tela.

Selecione e contato que você quer incluir na chamada e espere ele aceitar a ligação.

Como atender uma chamada de vídeo pelo WhatsApp

Claro que também pode ser que você receba uma chamada de vídeo. Nesse caso, a tela do seu celular vai mostrar o nome do contato que está te ligando com “Ligação de vídeo recebida”, e as opções de recusar ou atender a chamada, assim como acontece nas ligações telefônicas.

 

Chamadas de vídeo e voz no WhatsApp gasta minha franquia de dados?

Sim. Mesmo em planos com WhatsApp ilimitado, algumas ferramentas, como as chamadas por voz e vídeo, gastam a sua franquia de dados do celular, assim como o acesso a links de sites na internet.

Se você quiser evitar esse tipo de gasto, limite suas chamadas por voz ou vídeo no WhatsApp a locais com acesso à rede Wi-Fi, assim não há consumo do pacote de dados.

Mas saiba que a qualidade do sinal oferecido tem influência direta nas suas chamadas, ou seja, em locais com o sinal fraco, você pode notar cortes no áudio ou nas imagens dos vídeos, as famosas “travas”.

 

Deixe um comentário

avatar