Dicas

Como fazer backup do WhatsApp

Veja algumas maneiras de não perder suas conversas antigas no WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens online mais populares do Brasil. Aliás, pode-se dizer que o aplicativo é uma das formas de comunicação mais usadas atualmente, e muitas vezes substitui ligações e mensagens SMS.

Até mesmo as operadoras de telefonia reconhecem a importância do app, e criaram algumas opções de planos de celular com acesso liberado ao WhatsApp.

Por concentrar tantas informações, é normal que ninguém queira perder a possibilidade de acessar conversas antigas no WhatsApp. Pensando nisso, o aplicativo oferece diferentes formas de Backup. Dessa forma, mesmo que você troque de celular ou de número, suas mensagens estão salvas e podem ser restauradas no novo aparelho ou chip.

 

WhatsApp tem backup automático diário

 

Em um primeiro momento, você não precisa fazer nada para salvar suas conversas. O próprio aplicativo realiza um backup diário automático, por volta das duas da manhã, e salva os dados no armazenamento interno do seu smartphone. Assim, caso você precise desinstalar e reinstalar o app, por qualquer que seja o motivo, não vai perder suas conversas.

Entretanto, esses arquivos não podem ser acessados a partir de outros dispositivos. Ou seja, caso você perca o seu aparelho, vai perder todo o seu histórico de conversas.

 

Backup no iCloud é automático em iPhones

 

No caso dos iPhones, esse backup automático e diário também é enviado para a sua conta no iCloud. Dessa forma, caso você troque de iPhone, é só usar a sua mesma conta Apple e ter suas conversas antigas restauradas em outro aparelho.

 

Como fazer backup do WhatsApp no Google Drive

 

Quem usa smartphones Android também pode fazer backup em nuvem, como o iCloud, mas no Google Drive. A vantagem é a mesma dos iPhones: ao trocar de aparelho, você ainda pode acessar todas as suas conversas antigas.

Para fazer o backup do WhatsApp no Google Drive, é preciso que você tenha uma conta Google configurada no smartphone. Essa conta pode ser acessada de qualquer dispositivo através do mesmo login e senha.

Após a configuração da sua conta Google, abra o aplicativo do WhatsApp e vá até o menu localizado no canto superior direito da tela. Ao abrir o menu, toque na opção Configurações e, em seguida, selecione a janela Conversas.

Na aba Backup de Conversas você encontra algumas opções de ajustes. Primeiro, selecione a frequência de atualização do backup (diário, semanal ou mensal). Depois, escolha em qual conta Google as conversas devem ser salvas. Caso queira que os vídeos também sejam enviados para o Backup, selecione Incluir Vídeos.

É importante notar que, como qualquer processo de sincronização, o backup do WhatsApp no Google Drive implica em um consumo de internet do celular. No caso do primeiro backup, esse gasto será ainda maior. Por isso, é recomendado que você realize esse processo quando estiver conectado em uma rede Wi-Fi. De preferência, em um momento que você possa ficar alguns minutos sem acessar o aplicativo.

Caso selecione a opção de atualizações automáticas, lembre-se de optar pela sincronização através de uma rede Wi-Fi, para não gastar seu plano de dados no futuro.

Depois de ajustar todas as configurações, é só dar início ao primeiro backup, que pode ser feito imediatamente. Se preferir, espere pela próxima atualização automática agendada.

 

Como salvar apenas conversas específicas?

 

Caso você queira salvar apenas uma conversa em particular, pode receber um e-mail com essas mensagens e arquivos de mídia.

Primeiro, abra a conversa que você pretende salvar. Pode ser uma conversa normal ou mesmo um dos seus grupos do WhatsApp. Toque no botão Menu ou nas informações daquele contato no alto da janela de conversa. Selecione a opção Exportar Conversa e escolha se você quer incluir os arquivos de mídia ou apenas as mensagens de texto. Ao confirmar, o histórico daquela conversa será enviado para o seu e-mail.

Mas atenção, essa ferramenta salva apenas a conversa anterior ao envio. Ou seja, o arquivo não vai receber atualizações com as mensagens futuras, ok?

 

Como restaurar o backup do WhatsApp no Google Drive

 

Caso você troque de aparelho, é bem fácil restaurar as suas conversas antigas no WhatsApp. Primeiro, instale o aplicativo no novo celular. É importante que você informe o mesmo número e conta do Google usada no backup.

Após a verificação do número, selecione a opção Restaurar Mensagens e Arquivos de Mídia e concluir o processo. Quando a restauração for finalizada, você já pode usar o seu WhatsApp normalmente.

Para restaurar as mensagens salvas no iCloud em um novo iPhone, é só seguir o mesmo processo.

Deixe um comentário

avatar