icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

Como exibir e ocultar arquivos no Windows

O Windows oferece ferramentas simples para quem quer deixar pastas ou arquivos ocultos, para que não sejam visualizados por outras pessoas.

Apostar na segurança dos dados armazenados em seu computador nunca é demais. Isso vale tanto para o uso online, quanto para o offline. Por exemplo, quem usa computadores compartilhados, seja em casa ou no trabalho, pode não querer que todos os seus arquivos sejam acessados com facilidade.

Existem algumas maneiras de proteger esses arquivos, normalmente pode meio de serviços de terceiros ou de empresas especializadas em segurança. Entretanto, você também pode contar com algumas ferramentas simples presentes no próprio Windows.

Apesar da apesar da concorrência com o Mac OS, da Apple, e o Linux, o sistema operacional da Microsoft é o mais popular atualmente. E ele conta com ferramentas próprias para ocultar arquivos e pastas específicos. Dessa maneira, quem navega pela área de trabalho não vai visualizar os itens selecionados.

E pode acreditar, esconder arquivos e pastas no Windows, sem depender de outros serviços, é muito mais fácil do que você imagina. Continue a leitura e veja como exibir ou ocultar arquivos no Windows:

 

Faça sua assinatura do Microsoft Office Business agora mesmo e aproveite vários benefícios!

Como ocultar pastas e arquivos no Windows

A ferramenta para ocultar arquivos e pastas que você prefere que não sejam visualizados é bem simples e usar. Esses passos podem ser realizados no Windows 10 e no Windows 8 de maneiras bem semelhantes.

Primeiro, abra o local em que a pasta ou arquivo que será ocultado está armazenado. Então, selecione os arquivos ou pastas que você quer esconder. Na caixa do menu superior, clique em Exibir e, em seguida, em Ocultar itens selecionados.

Isso vale para qualquer arquivo salvo no computador, seja no Word, Excel

ou outros programas que não fazem parte do pacote Office.

Caso você esteja ocultando uma pasta, vai aparecer uma janela de confirmação com dois campos selecionáveis. Escolha a opção Aplicar as alterações aos itens selecionados, subpastas e arquivos. Dessa forma, outros arquivos que você salve nessa pasta também vão ficar ocultos.

Você também pode esconder os itens por meio das Propriedades dos arquivos ou pastas. Nesse caso, é preciso verificar se o recurso está habilitado no seu sistema. Para isso, abra o Windows Explorer e clique em Exibir. Em seguida, clique no botão opções e, depois, em Alterar opções de pastas e pesquisas.

Na nova janela, clique em Modo de Exibição e depois em Pastas e Arquivos ocultos. Marque a opção Não mostrar arquivos, pastas ou unidades ocultas e confirme a operação em OK.

Agora, localize a pasta ou arquivo que quer ocultar e clique com o botão direito no ícone de exibição. Procure a aba Propriedades e, em seguida, clique em Geral. Na opção de Atributos, no fim da caixa, marque o quadrinho Oculto. Confirme clicando em OK.

Para uma proteção extra, após marcar Oculto, clique em Avançados. Na nova janela, marque Permitir que os arquivos dessa pasta tenham o conteúdo indexado junto com as propriedades do arquivo. Isso faz com que os arquivos ou pastas oculto não sejam exibidos em uma busca do Windows.

Como exibir arquivos e pastas no Windows

Reverter esse processo também é super simples. Mais uma vez, abra o Windows Explorer e o local onde foram salvos as pastas ou arquivos ocultos.

No menu superior, clique em Exibir e selecione a opção Itens Ocultos. Pronto, as pastas ou arquivos que você escondeu irão aparecer ao lado dos demais itens salvos naquele local. Seus ícones estarão transparentes, indicando que eles não podem ser visualizados.

Para tirar essas pastas do modo oculto, selecione os arquivos e clique em Ocultar item selecionado. Na janela seguinte, clique em Aplicar as alterações aos itens selecionados, subpastas e arquivos e confirme em OK. Prontinho, as pastas voltam a ser exibidas normalmente.

Você também pode encontrar as pastas ocultas em uma pesquisa no Windows. Se você tem o Windows 10, vá até a caixa de pesquisa na barra e tarefas e digite “pasta”. Em seguida, marque mostrar arquivos e pastas ocultos. Em configurações avançadas, selecione Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas e confirme com OK.

No Windows 8.1, passe o cursor na bora superior direita e selecione Pesquisar. Na caixa de pesquisa, digite “pasta” e selecione Opções de Pasta. clique em exibir e abra as configurações avançadas. Então, selecione Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas e confirme clicando em OK.

É importante notar que todos esses passos podem ser realizados por qualquer pessoa com acesso à área de trabalho. Isso já deixa claro que esse sistema não garante que terceiros venham a encontrar os documentos que você ocultou. Para evitar que arquivos confidenciais sejam encontrados com facilidade, é indicado que você “disfarce” a sua nomenclatura e local de acesso.

 

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top