Dicas

Como escolher a melhor operadora de celular para você

Em alguns passos, vai ficar mais fácil escolher a melhor operadora de celular para você. Confira o que deve ser levado em consideração!

Para saber como escolher a melhor operadora de celular para você, é necessário levar em consideração alguns pontos. Um deles, claro, é a cobertura da empresa. Depois, é preciso avaliar as ofertas para saber se atendem as suas necessidades e cabem no seu bolso.

No entanto, também é preciso ficar atento a necessidades específicas. Por exemplo, você quer o melhor plano com ligações ilimitadas? Ou que tenha aplicativos gratuitos? Ou ainda o melhor plano para Uber?

São muitas as possibilidades. Por isso, listamos algumas dicas para saber como escolher a melhor operadora de celular para você. Confira nas linhas a seguir!

 

Verifique a cobertura da operadora na sua região

 

Periodicamente, são divulgadas pesquisas que mostram como está a cobertura das operadoras de telefonia móvel no Brasil. No entanto, elas tendem a revelar aquelas empresas oferecem as melhores coberturas. Porém, e se você morar justamente onde a cobertura da primeira colocada falhar?

Por isso mesmo, é importante verificar os sites das operadoras para ter certeza sobre a cobertura na sua região. Aqui no blog, já mostramos como conferir a cobertura da TIM, da Claro, da Oi e da Vivo, por exemplo.

Outra dica é conversar com parentes e amigos sobre a operadora que eles usam. Pergunte se estão satisfeitos com os serviços e, principalmente, com a cobertura. Então, você já vai ter uma base para escolher a melhor operadora de celular.

 

Pesquise as ofertas para escolher o plano ideal

 

Depois de descobrir quais são as operadoras com a melhor cobertura na sua região, é a hora de conferir as suas ofertas. Contudo, o primeiro passo para escolher a melhor operadora para você é, saber quantos giga de internet vai precisar.

Todavia, para isso, é necessário saber como pretende usar o plano de telefonia móvel. Você usa muito a internet para quê? Ouvir músicas, assistir a vídeos, jogar, usar redes sociais ou navegar pela internet? Dependendo da sua resposta, pode ficar mais fácil saber como escolher a melhor operadora.

Para verificar quantos giga você precisa, use o aplicativo da sua operadora de telefonia móvel atual. Porém, também dá para conferir essa informação nas configurações  do seu aparelho.

Assim que souber de quantos giga precisa, observe as ofertas das operadoras para saber qual se encaixa melhor. Comece a escolher o plano pela quantidade de dados de internet. Depois, olhe as outras informações como ligações, bônus e aplicativos, como falaremos a seguir.

Entretanto, nessa hora, é muito importante ser assertivo na escolha do pacote de internet. Assim, você evita ficar sem internet no fim do mês e precisar pagar mais caro em um pacote adicional. Ou, pior ainda, não vai investir todo mês em um plano com mais internet do que precisa de fato.

 

Confira os benefícios dos planos

gold iPhone 6

Depois de entender de quanta internet você precisa e encontrar os planos que se encaixam nas suas necessidades, é hora de olhar para os benefícios que eles oferecem.

Hoje em dia, muitas das melhores operadoras oferecem pacotes com ligações ilimitadas, além de mensagens de texto (SMS) gratuitas, por exemplo.

Além disso, costumam oferecer aplicativos como WhatsApp grátis e redes sociais que não descontam da franquia de internet. Essa é uma forma, inclusive, de economizar o pacote de dados contratado.

Todavia, se a sua escolha for por um plano de celular do tipo pré-pago, veja se a operadora oferece bônus no caso de renovação. Assim, você pode ter mais internet do que a que foi contratada sem pagar nada a mais por isso.

 

Para escolher a melhor operadora para a família, compare os planos

 

Se você quer saber como escolher a melhor operadora para contratar um plano só para toda a família, esse tópico é fundamental! Muitas empresas oferecem ofertas que podem ser divididas com mais linhas telefônicas. Geralmente, a internet é compartilhada entre todas as linhas, e os benefícios são os mesmos para todos.

Então, é fundamental entender qual é o consumo médio de cada um para escolher o plano ideal. Verifique não só a quantidade de internet, como também as ligações e aplicativos gratuitos, por exemplo.

Entretanto, é importante lembrar que esses planos costumam ser pós-pagos. Contudo, também tendem a ser mais caros. Porém, dividindo também o valor entre as linhas, é possível fazer um bom negócio.

 

Entenda como funciona o roaming nas operadoras

 

Quem viaja muito precisa ficar de olho nesse tópico para saber como escolher a melhor operadora. Atualmente, grandes operadoras como a TIM oferecem roaming nacional gratuito. Isso quer dizer que o plano pode ser usado normalmente, e sem custos adicionais, em qualquer lugar do Brasil que tenha cobertura da empresa.

No entanto, é comum que as operadoras cobrem uma taxa para o uso do plano em outros países. Esses valores costumam ser bastante elevados. Por isso, se você pretende usar muito o smartphone fora do Brasil, é importante saber como funciona o roaming internacional das operadoras.

A Claro, por exemplo, conta com opções de passaportes. Eles podem ser para países da América, da Europa ou de todo o mundo. Tudo vai depender do pacote que você vai contratar. Contudo, o plano oferece muitos benefícios como ligações e internet a um custo que pode compensar.