Office 365

Como editar imagens no Word

Algumas ferramentas do editor de texto da Microsoft permite alterações simples nas imagens inseridas no documento.

O Word, editor de textos do Pacote Office, dispensa apresentações. Um dos programas mais usados em computadores pessoais ou profissionais, o software é uma das estrelas das diferentes assinaturas do Office 365.

Contudo, apesar de amplamente utilizado, principalmente em empresas, algumas de suas ferramentas não são tão conhecidas. Normalmente, essas ferramentas oferecem a possibilidade de enriquecer os textos e relatórios produzidos. Por exemplo, você pode inserir uma tabela do Excel e manter seus dados sempre atualizados.

Muita gente já sabe que é possível inserir, também, imagens em seus documentos. A forma mais fácil de fazer isso é usar imagens que já estão salvas no computador. Por isso, tem quem faça toda a edição da imagem em outros programas, para depois adicioná-las ao documento do Word.

Mas você sabia que é possível fazer algumas edições no próprio editor de texto? A vantagem é que, assim, você tem certeza de que os elementos vão combinar direitinho com o restante do arquivo.

Veja como editar imagens no Word:

 

Alterar o tamanho da imagem

O primeiro passo é deixar as dimensões da imagem em acordo com o documento do Word.

Esse ajuste pode ser realizado de forma manual, clicando na própria imagem inserida. Clique na imagem que você quer redimensionar e arraste sua moldura indicativa. Levando a marca para longe do centro, você vai aumentar a imagem. Para reduzir seu tamanho, leve o cursor em direção ao centro da figura.

Para que o centro do objeto não mude de posição, pressione a tecla CTRL enquanto arrasta o cursor. E para manter as proporções da imagem, pressione a tecla Shift enquanto faz esse movimento. Os dois comandos podem ser usados simultaneamente.

Você também pode escolher as dimensões exatas da figura. Clique na imagem e, no menu superior, clique em Ferramentas de Imagem. Em seguida, escolha a opção Formatar e, no campo Tamanho, insira as medidas de Altura e Largura.

Para escolher a posição da imagem na página, clique, novamente, em Ferramentas de Imagem. Em seguida, selecione Posição e escolha uma das posições.

 

Conheça os pacotes do Office 365 para empresas

 

Editar a imagem no Word

Além de selecionar o tamanho, você também pode realizar outras edições nas imagens no próprio documento do Word.

Após inserir a imagem escolhida, posicione o cursor na foto, clique com o botão direito e selecione Formatar Imagem. Um menu lateral com as opções de edição vai aparecer logo ao lado.

Por padrão, a janela vai abrir com a exibição dos efeitos de imagem. Essas opções incluem Sombra, Reflexo, Brilho, Bordas suaves, Formato 3D, Rotação 3D e Efeitos Artísticos. Você pode selecionar um dos modelos pré-definidos ou, quando disponível, ajustar cada efeito na barra de controle.

Já no ícone representado por uma foto de paisagem, você pode realizar alterações de cor, brilho e contraste. Mais uma vez, é possível escolher um dos modelos ou realizar os ajustes manualmente.  Mais ajustes de cores podem ser realizados no ícone de um balde de tinta. Finalmente, o quarto ícone, com uma régua, permite mais mudanças nas dimensões das fotos.

 

Conheça todos os softwares da Microsoft para o seu dia a dia.

Edição de imagem no menu de ferramentas

Dependendo da sua versão do Word, essas ferramentas ficam localizadas no próprio menu superior do documento. Contudo, as opções de edição de imagem são as mesmas.

Você também pode remover elementos das imagens, como o plano de fundo ou partes das fotos. Essas ferramentas ficam no menu Remoção de Plano de Fundo, no alto da página.

 

Como salvar as imagens no Word

Após as alterações, você pode salvar as imagens editadas para serem usadas em outros documentos ou armazenadas. Contudo, essa opção está disponível apenas em algumas versões do Word. Para isso, clique com o botão direito na imagem e selecione Salvar imagem como. Em seguida, escolha o formato (.JPG, .PNG e etc.) e confirme em OK.