Dicas

Como economizar internet no celular

Alguns cuidados te ajudam a chegar no fim do mês sem comprar pacotes extras de internet

Com tantos aplicativos, quase tudo o que fazemos no smartphone implica em um gasto do plano de dados. Com exceção, claro, daquelas funções “antigas” que acabaram ficando meio de lado: ligações e troca de mensagens SMS.

Quer ver? Trocar mensagens no WhatsApp ou no Telegram, ouvir música em aplicativos de streaming, ver vídeos no Youtube ou filmes e séries na Netflix. Sem esquecer dos acessos às redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, a checagem dos e-mails e as buscas no navegador de internet.

Cada uma dessas ações gasta um pouquinho da sua internet. E pode confessar, quanto tempo por dia você passa fazendo isso tudo? Bastante, não é?

Desse jeito, fica mesmo difícil fazer com que a franquia de dados aguente muito tempo. E uma das coisas mais frustrantes é perceber que está sem internet nos momentos mais importantes. Ninguém quer descobrir que o pacote de dados acabou bem na hora de chamar um Uber ou de descobrir o caminho no Waze!

As operadoras de telefonia até dão uma ajudinha, com planos que oferecem navegação liberada por alguns aplicativos. Por exemplo, a Tim com redes sociais e aplicativos de mensagens que não gastam seu plano de dados. Já a Vivo aposta em planos pós pagos com o dobro de internet para aplicativos de vídeos e músicas.

São diversas opções de planos para quem adora ver filmes, séries e vídeos no celular, para quem não sai do WhatsApp e até para quem é viciado em redes sociais.

Entretanto, nem sempre é o suficiente, e o fim da franquia de dados chega bem antes do fim do mês. Isso acontece, entre outros motivos, porque muitas vezes os dados são gastos com atividades que você nem imagina.

Mas algumas dicas simples podem te ajudar a economizar internet no celular!

 

Atualizações de aplicativos: só no Wi-Fi

 

Os aplicativos passam por constantes upgrades, sempre em busca da melhor navegação. Mas, a cada versão, o app precisa ser atualizado no seu smartphone. Muitas vezes, essas atualizações são automáticas, definidas nas primeiras configurações do aparelho.

Para economizar a internet, vá até os Ajustes ou Configurações do seu smartphone Android e iOS e selecione a opção que autoriza as atualizações apenas quando o aparelho está conectado a uma rede Wi-Fi.

 

Aplicativos em 2º plano também podem acabar com sua internet em menos tempo

 

Mesmo quando não estamos com nenhum aplicativo aberto no smartphone, eles continuam funcionando. Logo, consumindo sua rede de dados. É por isso que você recebe notificações de e-mails recebidos ou avisos em redes sociais, por exemplo. Mas você precisa mesmo que todos os aplicativos funcionem em segundo plano? Provavelmente, não.

Essa é mais uma configuração que você pode mudar nos ajustes do aparelho. Permita que apenas os apps mais importantes permaneçam com funcionamento em segundo plano. Por exemplo, WhatsApp e e-mail, já que ninguém quer perder nenhuma mensagem importante.

Além de ajudar a economizar a internet, isso também é bem legal para quem quer passar menos tempo no celular. Vamos combinar que a maior parte das notificações do Facebook não são exatamente urgentes, não é?

Sincronizações em Wi-Fi

 

A sincronização com outros dispositivos ou aplicativos de armazenamento em nuvem são realmente úteis. Esses recursos permitem que os dados do seu smartphone possam ser acessados através do seu login e senha de outros aparelhos com internet. Ou até ajudam a liberar espaço da memória interna do aparelho, quando você salva fotos e vídeos na nuvem.

Entretanto, é importante lembrar que essa sincronização também é responsável por gastar dados do seu celular. Então, assim como atualizações, configure o aparelho para que as sincronizações sejam feitas apenas quando você estiver usando uma rede W-Fi.

 

Aproveite as funções offline dos aplicativos

 

Sabia que muitos aplicativos oferecem recursos que permitem o seu uso em modo offline? Você pode ouvir suas playlists do Spotify ou Deezer e até maratonar suas séries na Netflix sem gastar um único Mb.

Mais uma vez, espere estar conectado em uma rede Wi-Fi para baixar as músicas ou vídeos que quer ter acesso offline. Na hora de aproveitar os conteúdos, opte pela reprodução offline e pronto!

 

Redes Wi-Fi são suas melhores amigas

 

Já deu para notar que o uso das redes Wi-Fi é um dos seus maiores aliados na hora de economizar a internet do celular, certo?

Espere ter acesso a uma dessas conexões para baixar arquivos e aplicativos ou realizar ações que consomem mais dados da internet. Dessa forma, se o seu plano for mais restrito, você salva os dados em 3G ou 4G para os momentos realmente importantes.

Por exemplo, como tem muitas fotos e vídeos, as redes sociais gastam mais internet do que você pensa. Reduzir o tempo de navegação nesses aplicativos pode fazer seus dados durarem bem mais.

 

WhatsApp tem recursos que ajudam a economizar o gasto de internet

 

Aqueles grupos com milhões de vídeos, GIFs, memes e fotos também levam sua internet embora sem você perceber. Até as conversas por áudios não são tão inofensivas quanto parecem.

Para evitar desperdício de rede de dados móvel, vá nas configurações do WhatsApp e selecione quais desses arquivos devem ser baixados automaticamente e quais você deve autorizar o download. Outra alternativa é selecionar para que os arquivos sejam baixados apenas em conexões Wi-Fi (olha ela aí mais uma vez!).

Ah, uma dica: mandar áudio pode mesmo ser bem mais prático do que digitar, mas também gasta mais internet. Se quiser economizar a sua franquia de dados, dê preferência às mensagens de texto. Mas pode abusar dos emojis!

 

Use navegadores de internet com Modo Economia

 

Não é só o WhatsApp que quer te ajudar a economizar a internet do celular. Os navegadores de internet  Google Chrome e Opera Mini oferecem opções de navegação que reduzem o gasto de dados ao compactar os sites exibidos.

Essa também é uma alternativa interessante para quem quer agilizar a navegação em momentos em que a conexão está muito lenta.

 

Aplicativos ajudam a economizar dados

 

Se você não sabe se vai lembrar de todos esses detalhes, pode curtir os aplicativos que te ajudam a economizar o plano de dados. Muitos deles reúnem ferramentas que indicam essas ações que falamos anteriormente, e ainda te ajuda a realizar cada uma delas.

Além disso, alguns dos apps também ajudam a encontrar redes Wi-Fi e a limitar gastos de internet diários. Já o acompanhamento do histórico te ajuda a descobrir como você gasta o seu plano de dados. Sem dúvidas, uma opção bem legal para te ajudar a economizar internet.

Deixe um comentário

avatar