icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Dicas e curiosidades

Como definir o tempo de uso de Apps no celular Android

Ferramenta pode te ajudar a ficar “desconectado” por mais tempo!

Já faz tempo que as atividades realizadas nos smartphones consomem tempo de muita gente. Entre conversas com os amigos no WhatsApp, ler notícias e artigos, acessar redes sociais, ver vídeos em streaming e responder e-mails e mensagens profissionais ou pessoais, é fácil passar boa parte do dia olhando para o celular.

Mas você já teve a impressão de que está exagerando? Em caso positivo, o próprio sistema operacional Android pode te ajudar. 

Desde o Android 9 Pie, o Google incluiu a ferramenta Bem-Estar digital. O objetivo é acompanhar a sua rotina de uso do smartphone. E, em alguns casos, até ajudar a ficar desconectado por mais tempo.

Entre as funções, estão definição de tempo de navegação em aplicativos, Modo Relaxar e redução das notificações recebidas. Veja como usar o recurso:

Ta procurando um smartphone Android novo? Aproveite as ofertas especiais de planos e aparelhos na loja online da Claro!

Como definir tempo de uso em aplicativos no Android

Abra o app de Configurações do Android e clique em Bem-estar digital e controle dos pais. No primeiro acesso, pode ser preciso autorizar algumas solicitações ao sistema.

A tela seguinte vai te mostrar o tempo de uso do celular no dia atual. Na parte de baixo da tela, você vai ver os aplicativos abertos naquele dia, e quanto tempo você passou em cada um deles. 

Para definir um tempo máximo de uso por dia, é preciso clicar no ícone de ampulheta, localizado ao lado do nome dos apps. Na janela Definir timer de uso do app, selecione, em horas e minutos, qual o limite diário e clique em OK. A contagem é zerada à meia-noite.

Ao passar desse tempo, o sistema vai te avisar que você já usou o limite diário. Além disso, o ícone do aplicativo em questão vai ficar em cinza na sua área de trabalho. Entretanto, ainda é possível acessar o aplicativo. 

Você pode fazer isso em diversos aplicativos e gerenciar os tempos na aba Painel. Antes de definir os limites, vale dar uma olhada nos hábitos de navegação nos dias anteriores. Assim, você pode para ter uma base do quanto quer reduzir o uso do smartphone. 

Para isso, é só clicar nas setinhas ao lado da data exibida, para a direita ou esquerda. Já ao clicar no botão Tempo de uso, você pode visualizar outras informações, como notificações recebidas naquele dia ou ativações, ou seja, quantas vezes você desbloqueou a tela do aparelho.

Outros recursos do Bem-Estar digital do Android

Na aba Relaxar, você define horários específicos para ver menos notificações em um período de tempo. Ao ativar o Modo Relaxar, defina dias e horários para ativação. Também é possível escolher se prefere que a área de trabalho seja exibida em cinza e se quer ativar o modo Não Perturbe, que desativa todas as notificações.

Já na aba Modo sem distrações, você desativa temporariamente o acesso e notificações de aplicativos selecionados. É uma boa maneira de passar mais tempo focado no trabalho ou estudos sem pegar o celular, por exemplo. 

Entretanto, enquanto o modo estiver ativo, você não poderá acessar esses apps escolhidos. Para voltar ao uso normal, acesse a central de notificações do Android e clique em Desativar Agora na aba indicada.

O Android também permite que você desative de vez as notificações de alguns aplicativos. Para isso, clique em Gerenciar notificações e escolha quais apps não terão mais suas notificações exibidas.

Finalmente, já bem conhecido de muita gente, o Modo Não Perturbe permite configurações como ativar ou desativar som e vibração das notificações permitidas. 

Um recurso interessante é definir exceções para contatos selecionados. Assim, se uma dessas pessoas te ligar ou enviar mensagem, você vai receber a chamada e notificação normalmente.

Encontre os melhores smartphones Android na loja online da TIM e conheça as promoções da operadora!

voltar para o top