Dicas

Como cortar o chip e transformar em micro chip

Os celulares estão cada vez menores e mais finos. E o chip precisou acompanhar essa evolução. Saiba como cortar o chip e transforma em micro chip ou nano chip.

Se você está aqui, provavelmente quer saber exatamente como cortar o chip e transformar em micro chip. Porém, existem algumas informações que você precisa ficar atento antes.

A primeira delas é para que serve esse chip. Nem todo mundo sabe que ele é o responsável por fazer a comunicação entre o celular e a operadora. Contudo, sem um chip não há sinal de telefonia móvel ou internet 4G, por exemplo.

Outro detalhe muito importante é: se você errar na hora de cortar, o micro SIM pode simplesmente parar de funcionar. Caso isso aconteça, será preciso ir até uma loja da sua operadora com um documento de identificação para pedir um novo chip. Entretanto, será preciso pagar por ele.

Por falar nisso, uma das maneiras mais fáceis de transformar um chip em micro chip é comprando um novo chip. Com o avanço da tecnologia e, claro, dos smartphones, os aparelhos estão cada vez menores e mais finos.

Contudo, para comportar todos os elementos necessários em um celular foi que as fabricantes criaram o micro SIM. Esse é um tipo de chip um pouco menor. No entanto, você não precisa se arriscar cortando o chip.

Na verdade, basta ir até uma loja da operadora e pedir micro SIM. Aliás, atualmente, os chips costumam ser ainda menores, os chamados nano chip. Geralmente, as provedoras de telefonia móvel vendem um chip destacável, que pode ser usado nos três tamanhos.

Com isso, não é preciso cortar o chip e transformar em micro chip. A opção de comprar um novo chip pode custar em média de R$ 10 a R$ 30, dependendo da operadora e da região.

Entretanto, se quer saber mesmo como cortar um chip e transformar em micro chip, acompanhe as linhas a seguir. Em seguida, descubra como cortar um nano chip.

Como cortar um chip e transformar em micro SIM?

Os chips de tamanho comum foram praticamente extintos pela indústria de celulares. As empresas vêm fabricando aparelhos que comportam, em sua maioria, nano SIM. Contudo, ainda é possível que você tenha um telefone que usa micro SIM.

Caso o chip ainda esteja no tamanho comum e você queira transformar em micro SIM, basta fazer um corte nele. Ele deve ter as seguintes dimensões: 12 mm de altura, 15 mm de comprimento e 0,76 mm de profundidade.

Sendo assim, o mais recomendado é fazer um molde desse tamanho primeiro. Depois, use uma tesoura ou estilete para retirar o excesso e cortar o chip.

Outra dica é cortar o chip de maneira que fique um pouco maior do que essas medidas. Em seguida, teste para ver se ele vai se encaixar no celular.

No entanto, caso o chip ainda não sirva, é porque não foi transformado em micro SIM. Dessa forma, será necessário usar uma lixa para aparar os lados que ainda estiverem grandes.

Usando uma lixa, os riscos de errar e cortar demais são bem menores. Até porque, como já citamos, se o chip for cortado de maneira errada na hora de transformar para micro SIM, pode parar de funcionar.

O erro mais comum na hora de cortar um chip para transformar em micro SIM é danificar a parte dourada. É exatamente nesse pedaço em que se encontram as informações. É como se fosse o coração do chip.

E como cortar um chip e transformar em nano chip?

Para cortar um chip e transformar em nano SIM devem ser seguidos praticamente os mesmos passos apresentados anteriormente. Entretanto, vale ressaltar que as medidas do molde devem seguir as do nano chip, que é menor. Ou seja, deve ter 8,8 mm de altura, 12,3 mm de comprimento e 0,67 de espessura.

Contudo, em um nano SIM o chip fica praticamente só com aquela parte dourada, que é a mais importante. Exatamente aí que mora o perigo. Já que é necessário cortar tão próximo do circuito, muita gente acaba errando e tirando uma parte que não deveria.

Entretanto, uma maneira de evitar esse tipo de problema é justamente fazendo um molde. Depois, o corte com tesoura ou estilete deve ser um pouco maior, assim como no caso do micro SIM.

Sendo assim, depois é só usar uma lixa para diminuir o quanto for necessário. Enquanto for realizando o procedimento, experimente no celular até caber no slot.

E lembre-se: caso o chip pare de funcionar, é só comprar um novo na operadora. Isso porque ela não se responsabiliza por esse tipo de procedimento. Ou seja, caso o chip pare de funcionar por causa de um corte errado, é preciso comprar um novo.

Deixe um comentário

avatar