Office 365

Como congelar células no Microsoft Excel

Ferramenta facilita o trabalho em planilhas maiores.

O Excel é um dos programas da Microsoft mais usados, principalmente em ambientes corporativos. Não é raro precisar trabalhar com planilhas extensas ou tabelas que ocupam várias páginas. Por isso, o Excel conta com a ferramenta Congelar Células. Ao selecionar essa função, você pode navegar pelos dados e tabelas de uma planilha, sem perder a visualização das referências.

 

Assine agora o Office 365 e aproveite o pacote Office quando e onde quiser!

 

Como congelar a primeira linha ou coluna no Excel

 

Para congelar a primeira linha ou coluna da planilha, clique em Exibição no menu principal e selecione a opção Congelar Painéis.

No quadro exibido, selecione Congelar linha superior (Manter a linha superior visível enquanto se rola pelo resto da planilha) ou Congelar primeira coluna (Manter a primeira coluna visível enquanto se rola pela planilha).

Prontinho! Pode navegar normalmente pelos dados da tabela, sem perder a visualização da linha ou coluna principal.

 

Como congelar mais linhas e colunas na planilha do Excel

 

Contudo, se você precisar da visualização constante de mais linhas ou colunas, pode congelar células selecionadas no Excel.

Nesse caso, o primeiro passo é selecionar as linhas e colunas que você deseja que fiquem sempre em exibição enquanto navega na planilha. Vale saber que apenas células das primeiras linhas e colunas à esquerda podem ser selecionadas nessa ferramenta.

No menu principal, abra a aba Exibição e clique em Congelar Painéis. Na nova janela suspensa que será exibida, selecione a opção Congelar Painéis (Manter as linhas e colunas visíveis enquanto se rola pelo resto da planilha (com base na seleção atual).

Pronto, pode voltar a trabalhar na sua planilha de dados do Excel.

 

Excel no Office 365

 

Assim como o Word e o PowerPoint, outros programas populares da Microsoft, o Excel faz parte de diversos planos Office 365, serviço de assinatura dos softwares da empresa.

Dessa forma, você pode aproveitar as muitas funcionalidades desses editores sempre que precisar, seja com o Office 365 Home, para uso pessoal, ou no Office 365 Business, plano empresarial que oferece, ainda, outras ferramentas que ajudam na produtividade do dia a dia corporativo.